Buscar

ED MODULO 4 e 5 Cumprimento de sentença e processo de execução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MODULO 4 - EXECUÇÃO DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER E NÃO FAZER E EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA
1- Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com o Código de Processo Civil de 2015
C) Se a obrigação puder ser satisfeita por terceiro, é lícito ao juiz autorizar, a requerimento do exequente, que aquele a satisfaça à custa do executando
 2- Assinale a alternativa INCORRETA
C) Se o terceiro contratado não realizar a prestação no prazo ou se o fizer de modo incompleto ou defeituoso, poderá o exequente requerer ao juiz, no prazo de 10 (dez) dias, que o autorize a concluí-la ou a repará-la à custa do contratante.
3-Assinale a alternativa INCORRETA
D) Se o devedor conservar-se inadimplente e sendo infungível a prestação, o credor não terá alternativa senão promover a execução da obrigação subsidiária, ou seja, reclamar perdas e danos, sob o rito de execução por quantia certa
4- Assinale a alternativa INCORRETA
C) A recuperação das importâncias adiantadas pelo exequente para custeio da obra dar-se-á com os acréscimos dos gastos processuais (custas e honorários de advogado) por meio de execução por quantia certa, em autos apartados.
5- Na execução por quantia certa:
A) a expropriação consistirá em adjudicação e alienação, bens do devedor.
6- Assinale a alternativa INCORRETA.
D) A exigência da multa se dá por meio do procedimento de embargos a execução.
7-A execução por quantia certa fundada em título executivo extrajudicial tem como instrumento típico de coerção a realização da expropriação de bens do executado, que se inicia através da penhora, sobre a qual é correto asseverar que
B) em se tratando de penhora de bem indivisível, o equivalente à quota-parte do coproprietário ou do cônjuge alheio à execução recairá sobre o produto da alienação do bem.
8- Assinale a alternativa INCORRETA
D) Tanto no caso de urgência da realização de obras como de demolição, o reembolso pode ser pleiteado diretamente em ação executiva.
9- Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento. A conversão da obrigação em perdas e danos será admissível se:
D) for impossível a obtenção do resultado prático equivalente, apenas.
 
10- Assinale a alternativa INCORRETA
B) Tratando das ações de conhecimento em que se reclamam prestações sucessivas, elas serão consideradas incluídas no pedido, após declaração expressa do autor.
11- Assinale a alternativa INCORRETA
B) As obrigações infungíveis, aquelas prestada pessoalmente pelo devedor, se a obrigação puder ser satisfeita por terceiro, é lícito ao juiz autoriza-la.
12- Acerca do cumprimento de sentença, nos termos do Código de Processo Civil, é CORRETO afirmar:
A)A multa de 10% (dez por cento), bem como os honorários advocatícios de 10% (dez por cento), previstos para o caso de não ocorrer o pagamento voluntário, também incidem no cumprimento provisório de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa.
MÓDULO 5 - EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE
1-Assinale a alternativa INCORRETA.
B) No processo de execução, a citação é feita, propriamente, para convocar o demandado a defender-se.
2-Assinale a alternativa INCORRETA
C) Acolhida a inicial, o órgão judicial providencia a expedição do mandado executivo, que consiste na ordem de citação do devedor, intimando-o a, em cinco dias, cumprir a obrigação, sob pena de penhora.
3-Assinale a alternativa INCORRETA
A) O exequente que promover averbação manifestamente indevida ou não cancelar as averbações , indenizará a parte contrária, processando-se o incidente em autos do mesmo processo.
4- Assinale a alternativa INCORRETA
E) A intimação da penhora será feita ao advogado do executado ou à sociedade de advogados a que aquele pertença, até mesmo quando a constrição se realize na presença do executado.
5- Assinale a alternativa INCORRETA
C) O arresto elimina o direito de o devedor pretender substituição do bem arrestado.
6-Assinale a alternativa INCORRETA
C)No caso de integral pagamento no prazo de 15 (quinze) dias, o valor dos honorários advocatícios será reduzido pela metade.
7-Em relação à execução por quantia certa,
A) o exequente poderá obter certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, com identificação das partes e do valor da causa, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.
8-Na execução por quantia certa, nos termos preconizados pelo Código de Processo Civil, é correto afirmar:
D)Realizada a penhora on-line de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira, consumada a indisponibilidade dos ativos financeiros, o executado será intimado na pessoa do seu advogado ou, não o tendo, pessoalmente, e terá o prazo de 5 dias para comprovar que as quantias tornadas indisponíveis são impenhoráveis.
9-Na execução por quantia certa, em relação à penhora de bens:
E) Será admitida a redução ou a ampliação da penhora, bem como sua transferência para outros bens, se, no curso do processo, o valor de mercado dos bens penhorados sofrer alteração significativa.
10-X contratou com Z, empresário, proprietário de uma casa de festas infantis, o aluguel do estabelecimento para comemorar o aniversário de sua filha. O valor relativo ao uso do espaço foi pago antecipadamente. Na data da festa, para surpresa de X, as portas do estabelecimento estavam trancadas, sem ninguém no local. Com o objetivo de ser ressarcido do prejuízo, X moveu ação contra Z, em que, na fase de execução, o juiz determinou on-line a penhora de aplicação financeira mantida pelo réu.
Diante do exposto,
C)o juiz pode determinar à instituição financeira que torne indisponíveis os valores existentes em nome do executado, se o exequente solicitar.
11-Ademar é devedor de um cheque, cujo credor é Manoel. Imaginando que Manoel ingresse com ação de execução, é correto afirmar que
B) Manoel poderá em sua petição inicial declinar quais os bens de Ademar quer ver penhorados para garantir a dívida.
12-Acerca da penhora, do depósito e da avaliação, de acordo com o Código de Processo Civil, é INCORRETO afirmar que:
D)Considerar-se-á feita a penhora mediante a apreensão, sem necessidade de haja o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia

Continue navegando