Buscar

10- AULA DE HISTÓRIA 9º SEMANA 03 05 21 A 07 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

E.M.E.F. SOTERO HERMÍNIO FRANTZ
	ATIVIDADES COMPLEMENTARES REMOTAS, OFERTADAS AOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS, NO ANO DE 2021,
DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA COVID-19.
	 ALUNO (a): 
	SÉRIE/ANO: 9º TURMA: 91 DATAS: SEMANA (8) 19.04.21 A 23.04.21
	PROFESSOR (a): MICHELLE RODRIGUES DISCIPLINA: HISTÓRIA / REVISÃO 8º ANO
	
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798, teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
Foi motivada pela - Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Falta de alguns alimentos. - Insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.
Os revoltosos defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
- Defendiam a implantação da República; - Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
- Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão; - Aumento de salários para os soldados.
- Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento. - O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.
Quando Salvador deixou de ser a capital brasileira, acabou perdendo boa parte dos investimentos da Coroa e passou a ter papel secundário diante da nova capital, o Rio de Janeiro. A população baiana acabou sofrendo com a crise econômica do estado. A violência aumentava cada vez mais com constantes saques de propriedades privadas e mercadorias. A partir de então, as ideias radicais foram surgindo. A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria então o governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.
Apesar de não ter sido concretizado em sua totalidade, a Conjuração Baiana é considerada uma importante revolta popular. Muito além da pretensão de derrubar a monarquia, a revolta pôs em xeque as questões sociais do país e deu impulsão para o surgimento das primeiras campanhas abolicionistas do país.
VAMOS BRINCAR DE ENIGMA?
ASSOCIE AS FRASES COM O DESENHO (RESPOSTA):
	A- A Conjuração Baiana foi uma revolta social Também conhecida como Revolta dos________________________. Alfaiates
	(C)
 
	B- Os objetivos da Conjuração Baiana era a emancipação política do Brasil, e o fim do ______________________________.pacto colonial
	(D)
 
	C- Uma das causas da conjuração baiana foi a insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos ________________ e _____________________. essenciais e alimentos
	(E)
 
	D- A Conjuração Baiana é considerada uma importante revolta popular pôs em xeque as questões sociais do país e deu impulsão para o surgimento das primeiras campanhas ___________________. abolicionistas. 
	(A)
 
	E- O que aconteceu com os revoltosos da Conjuração Baiana?
	(B)

Outros materiais