Buscar

Exame Papanicolau: Prevenção do Câncer de Colo Uterino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Papanicolau
· O Papanicolau também é/pode ser conhecido como: preventivo, colpocitológico, citologia cervico-vaginal e citologia oncótica.
· O exame se presta basicamente ao diagnóstico das lesões precursoras que podem se transformar no câncer do colo uterino.
· É importante observar algumas orientações 48h que antecedem o exame: não devem utilizar medicações intravaginais, não utilizar duchas vaginais e não pode manter relação sexual no período que antecede o exame.
· É fundamental que o exame seja coletado fora do período menstrual.
· É importante garantir uma relação de confiança entre o coletador e o paciente.
· Para os homens, é recomendado uma assistente do sexo feminino dentro da sala de coleta.
· O ambiente deve ter as janelas fechadas e deve garantir a privacidade do ambienta para que tenha um local adequado para a coleta e troca de roupa
· Materiais: lápis preto número 2, lâmina com extremidade fosca, espéculo vaginal, luvas de procedimento, espátula de ayre, escova endocervical, fixador celular, pinça cheron, gaze, escova para esfregaço, meio liquido de conservação
· As laminas deverão ser identificadas na parte fosca com o lápis, anotando CNES, iniciais do nome completo da paciente, número de registro da mulher na unidade de saude
· O posicionamento deverá ser de litotomia; posicionar as nadegas o mais próximo possível da borda da maca de exame
· Indicado para mulheres de 25 a 64 anos, uma vez por ano (mulheres virgens, gestantes – as células da endocérvice saem para fora durante a fase hormonal que é a gestação e fica mais fácil colher o preventivo- e menopausadas também podem realizar)
· Após dois exames anuais consecutivos negativos, realizar a cada 3 anos 
· o que estará representado na lamina após coleta do material: células escamosas, células glandulares e células metaplásicas (as células se transformam)
· Endocérvice dentro do colo e ectocervice parte que está em contato direto com a vagina 
· Geralmente o colo é rosado mas tem algumas situações que encontramos ectopia (não é ferida). Isso ocorre porque o epitélio da endocervice que por conta do influxo hormonal (fases que elas menstruam todos os meses), elas tem muito hormônio e esse hormônio faz esse canal cervical sair para fora (as células saem) 
· Metaplasia escamosa: as células se transformam. Surge a JEC (junção escamo colunar). Essa JEC é o momento que a ectocervice se junta com a endocervice.
EXAME
· Pedir para a paciente se dispir e dá o avental para ela. Quando a mulher deitar é sempre bom colocar um lençol pois o avental abre completamente na frente. Sempre que você examinar algo, lembrar de fechar o avental. 
· Antes de examinar a genitália, lembre-se de examinar as mamas 
· Inspeção/palpação da genitália externa: com a mão, de preferência com luva, vai olhar se tem lesões na parte da pele/entre os pequenos lábios, vê se tem feridas, alterações..
· Avisa a paciente que vai introduzir o espéculo. Introduzir ele ligeiramente desviado para a direita para não ferir a uretra e vai rodando. Quando chegar na posição correta, começa a abrir. O espéculo pode ser direcionado um pouco inferiormente por conta do colo. 
· Pode pedir para a paciente fazer valsalva ou tossir para o colo descer
· Quando abriu, coloca o foco de luz, verifica se a paciente está bem e verifica o colo do útero 
· TODOS OS MATERIAIS DEVEM ESTAR PRONTOS ANTES DE COLOCAR O ESPÉCULO
· Com a espátula de Ayre na parte chanfrada, insere a parte mais larga no orifício e roda. No mínimo 360 graus. Pega a lamina e passa o material na lamina. Aqui pega a ectocérvice. 
· Com a outra parte da espátula de Ayre (a toda fechada, como se fosse um circulo), pega o fundo de saco (na parte posterior) e colhe o material. Aqui colhe/pega a fornice posterior (atrás do colo do útero para colher vagina)
· Terceira coleta, insere a escova no orifício do colo do útero e gira no mínimo 360 graus. Passa na lamina rodando. Aqui colhe/pega a endocervice 
· A lamina com o material vai para o potinho com o fixador 
· Após o exame, com a mão com luva e lubrificante, faz o toque vaginal. Pode ser com 1 ou 2 dedos, depende da paciente. Quando introduziu, você toca o colo de imediato (verifica as características), toca as paredes vaginais. Se você apertar a barriga da paciente acima do púbis, você sente o útero e percebe as características dele. 
· Se você lateralizar seu dedo, em pacientes magras, da para sentir os ovários

Continue navegando

Outros materiais