Buscar

AV - Geração de Trabalho e Renda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar  
	 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 25/06/2021.
	
	  GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
	
	Simulado: NPG2055_AV_202008376297 (AG) 
	Aluno(a): MARISE RODRIGUES DE ALMEIDA COSTA
	Matrícula: 202008376297
	
	Data: 08/05/2021 12:55:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão
	
	Impacto é uma expressão amplamente utilizada no campo de avaliação de políticas sociais. Contudo, o seu significado é menos óbvio do que parece. Sobre essa afirmação é possível dizer que:
		
	
	Ela é correta, uma vez que nem sempre é possível estabelecer relações diretas entre as ações de uma dada política e os impactos que ela gera, exceto na área de acesso e permanência no ensino superior, onde os impactos podem ser claramente medidos por indicadores quantitativos.
	
	Ela é correta, uma vez que nem sempre é possível estabelecer relações diretas entre as ações de uma dada política e os impactos que ela gera.
	
	Ela é irrelevante, posto que diferentes estudos mostram que não é mesmo possível definir relações de causalidade entre políticas sociais e mudanças sociais.
	
	Ela é totalmente incorreta, pois, após décadas de uso, não restam dúvidas quanto ao seu significado.
	
	Ela é relevante porque, em última análise, o que se deseja com a implementação de qualquer política social é que ela gere impactos. Todavia, ela é incorreta dado que não existe na literatura sobre a questão divergências significativas em torno do tema impacto.
	
	
	
	 2a Questão
	
	Qual das opções abaixo melhor descreve a inserção recente dos jovens no mercado de trabalho?
		
	
	Os jovens, recentemente, têm encontrado maior dificuldade de ingresso e permanência no mercado de trabalho. Esse é um fenômeno novo e, possivelmente, passageiro.
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	
	A afirmação de que os jovens encontram dificuldades de ingressar no mercado de trabalho é fruto do senso comum. Afinal, por que os empregadores iriam preterir os jovens, uma vez que eles são mais qualificados e motivados para o trabalho?
	
	Os jovens encontram maiores dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Isso é decorrência da expansão da sociedade de consumo, que faz com que eles adiem a sua qualificação profissional
	
	Em função da ampliação das oportunidades educacionais, os jovens, por opção própria, têm retardado o seu ingresso no mercado de trabalho.
	
	
	
	 3a Questão
	
	A variável raça é importante na discussão sobre as disparidades de renda derivada do trabalho existentes entre homens e mulheres. É necessário que sejam realizados novos estudos sobre o tema e buscadas soluções para o problema. Sobre essa afirmação é acertado dizer que:
		
	
	Ela é parcialmente correta, pois diz respeito somente às acentuadas diferenças de renda entre homens brancos e negros.
	
	Ela é correta, mas é também irrelevante. É certo que as diferenças de renda dizem respeito aos dois grupos raciais e sexos mencionados. Contudo, esse é um problema que tem se mostrado insolúvel e que, portanto, não merece mais atenção.
	
	Ela é parcialmente correta, pois diz respeito somente às acentuadas diferenças de renda entre mulheres brancas e negras.
	
	Ela é incorreta e irrelevante porque, devido ao avanço da democracia racial no Brasil, as disparidades de renda entre os diferentes grupos raciais desapareceram ao longo da última década.
	
	Ela é correta e relevante. As diferenças de renda dizem respeito aos dois grupos raciais e sexos mencionados.
	
	
	
	 4a Questão
	
	O Instituto Ethos goza de uma grande reputação entre as pessoas interessadas no tema da responsabilidade social empresarial (RSE). A sua longa e sólida atuação o coloca entre os principais centros difusores da RSE no país. Escolha a alternativa abaixo que não reflete corretamente a história ou o perfil atual desse Instituto.
		
	
	Emite certificação para as empresas que participam dos seus cursos e demonstram compromisso com o fortalecimento de uma cultura empresarial ética.
	
	Todas as opções anteriores trazem informações corretas sobre o Instituto.
	
	Publica documentos de interesse das empresas, dos governos e da sociedade sobre temas os mais variados.
	
	Ele foi criado no final da década de 1990 por um grupo de empresários.
	
	A principal fonte de recursos para a manutenção do Instituto é o pagamento de mensalidades das empresas afiliadas.
	
	
	
	 5a Questão
	
	Tendo em mente a questão do desemprego e o acesso a bens e serviços sociais, assinale a opção correta.
		
	
	Não há dúvidas quanto à alta taxa de desemprego no Brasil nos últimos anos. Contudo, em função da existência de várias políticas sociais, isso não tem afetado a qualidade de vida de parcelas significativas da população.
	
	Não é possível estabelecer relações entre elevadas taxas de desemprego e acesso a bens e serviços sociais.
	
	O desemprego incide negativamente sobre o acesso a bens e serviços sociais, embora não o elimine totalmente.
	
	O desemprego é um fenômeno presente há muitas décadas na sociedade brasileira. Por isso, a população já criou mecanismos que eliminam os seus impactos sobre o acesso a bens e serviços sociais.
	
	Os campos econômicos e sociais são autônomos e, portanto, mesmo que próximos, não influenciam um ao outro.
	
	
	
	 6a Questão
	
	Qual das afirmações abaixo sobre o PRONATEC está errada?
		
	
	Entre os seus objetivos principais estão a ampliação da oferta de vagas no ensino fundamental e o aumento das oportunidades de qualificação profissional para jovens e adultos.
	
	A história recente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia está intimamente ligada ao PRONATEC.
	
	O desenho do PRONATEC possui uma importante dimensão intersetorial, pois ele também focaliza em usuários dos programas de transferência de renda, a exemplo do Programa Bolsa-Família.
	
	Foi criado por meio de uma lei federal no início da década de 2010.
	
	Todas as opções contêm algum erro.
	
	
	
	 7a Questão
	
	Sobre as medidas de proteção ao trabalhador na Primeira República é correto dizer que:
		
	
	Não foram criadas quaisquer medidas de proteção ao trabalhador no período em questão.
	
	Foram uma decorrência da ampla intervenção estatal com vistas a regular o preço da mão de obra.
	
	Elas foram pontuais e representaram concessões das elites.
	
	Elas foram limitadas, tendo sido consequência das lutas dos trabalhadores.
	
	Foi consequência de uma longa pactuação entre o empresariado, os trabalhadores e o Estado, tendo gerado políticas de emprego e renda importantes.
	
	
	
	 8a Questão
	
	A renda per capita de um país é medida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número de habitantes. É preciso estar atento para o fato de que o valor absoluto obtido nesse cálculo não reflete as desigualdades sociais existentes em uma sociedade. Sobre essa afirmação, podemos dizer que:
		
	
	Ela é correta porque todos os elementos para a devida realização do cálculo estão indicados e o alerta sobre a necessidade de cuidado no seu uso é importante.
	
	Ela é parcialmente correta, pois as variáveis para a realização acertada do cálculo estão indicadas. Contudo, a digressão sobre as desigualdades é equivocada.
	
	Ela é incorreta porque o cálculo não é feito levando em consideração toda a população, mas tão somente aqueles que desenvolvem alguma atividade remunerada.
	
	Ela é incorreta, pois a fórmula do cálculo envolve mais de duas variáveis.
	
	Ela é incorreta porque o cálculo é feito a partir das seguintes variáveis: Produto Interno Bruto (PIB), População Economicamente Ativa (PEA) e taxa de juros.
	
	
	
	 9a Questão
	
	As opções abaixo apresentam informações sobre o trabalho de mulheres e menores na República Velha. Qual delas é correta?
		
	
	Não existia trabalho feminino nesse período. Contudo, menores eram extensamente empregados no sistema fabril.
	
	Devido à forte presença de associações de caridade e à oposição da Igreja, os menores eram protegidos de qualquer tipode inserção no mundo trabalho. O mesmo não pode ser dito em relação às mulheres. Elas constituíam quase 50% da força de trabalho envolvida em todos os setores da atividade econômica.
	
	Mulheres e menores eram empregados em diversas setores da atividade econômica e nenhuma medida de proteção a ambos foi criada ou mesmo discutida. No período em questão, imperava a ideia de que não deveria haver qualquer regulação do mercado de trabalho.
	
	Não existia trabalho de mulheres nesse período. As convenções sociais extremamente rígidas faziam com que as mulheres permanecessem confinadas ao lar.
	
	Mulheres e menores eram empregados em diversas setores da atividade econômica. No período em questão, imperava a ideia de que não deveria haver qualquer regulação do mercado de trabalho. Apesar disso, foram realizadas discussões no âmbito do legislativo sobre o trabalho desses dois segmentos, e medidas foram aprovadas para protegê-los.
	
	
	
	 10a Questão
	
	Qual das alternativas abaixo melhor expressa a ideia de cidadania regulada?
		
	
	Um conjunto de processos políticos e sociais que beneficiou determinados grupos de trabalhadores urbanos, mas que negligenciou os trabalhadores rurais.
	
	Uma estratégia governamental que tinha o intuito de formar trabalhadores mais qualificados para a emergente indústria nacional e para o desenvolvimento do agronegócio.
	
	Um exercício do controle político dos trabalhadores urbanos e rurais através da concessão de benefícios sociais.
	
	Uma pactuação entre o governo de Getúlio Vargas, os grandes produtores rurais e a burguesia industrial emergente, que objetivou assegurar as bases para o desenvolvimento nacional e aumentar a renda de todos os trabalhadores.
	
	Um conjunto de ações de grande amplitude que buscou reduzir a pobreza nos grandes centros urbanos, mas que excluiu a população rural do seu rol de beneficiários.

Outros materiais