Buscar

REGRAS DO FUTSAL EXPLICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGRAS DO FUTSAL
QUADRA DE JOGO:
	
JOGADORES
– Em quadra: cinco para cada equipe;
– Reservas: nove para cada equipe;
– Substituições: ilimitadas. Podem ser realizadas com a partida em andamento. O substituto só pode entrar em quadra quando o jogador substituído já estiver fora dela.
DURAÇÃO DA PARTIDA
– Dois períodos de 20 minutos cada;
– O cronômetro para quando a bola sai de jogo ou ocorre uma falta, e só volta a correr quando a partida é reiniciada;
– Intervalo de 10 minutos entre os períodos.
POSIÇÕES E FUNÇÕES DOS JOGADORES
– Goleiro: responsável por defender seu gol contra os ataques adversários. É o único jogador que pode utilizar as mãos e braços para tocar a bola sem cometer uma falta, desde que esteja dentro de sua área.
– Fixo: jogador mais recuado da equipe, fica à frente de sua área de gol e tem como prioridade a marcação. Responsável por iniciar as jogadas de ataque da equipe e pode chegar como elemento surpresa de trás, arriscando chutes de longa distância.
– Alas (direito e esquerdo): jogam pelas laterais da quadra, avançando durante o ataque e recuando quando seu time está defendendo. Costumam ser jogadores rápidos e habilidosos. São os finalizadores da equipe, por isso é importante que tenham boa pontaria.
– Pivô: é o jogador mais avançado e que serve de referência no campo de ataque. Pivôs costumam armar jogadas e abrir espaços entre a defesa adversária para que seus companheiros consigam finalizar ao gol ou ele mesmo tenha condição de tentar o arremate. Também são responsáveis por dar o primeiro combate quando o oponente está com a posse de bola.
FUNDAMENTOS DO FUTSAL
– Passe: acontece quando um jogador passa a bola para o outro da mesma equipe.
– Drible: ocorre no ato que o jogador usa a bola para passar o adversário o deixando pra trás.
– Cabeceio: é o ato de tocar a bola com a cabeça, seja para atacar ou defender.
– Domínio de bola: é comum no futebol onde são utilizados os pés para ter domínio sobre a bola.
– Chute: é quando chutamos a bola estando ela parada ou não.
– Condução: Ato de carregar a bola para todos os espaços de jogo.
POSSE DE BOLA
– Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo, com exceção dos braços e mãos;
– O goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de sua própria área de gol;
– O goleiro não pode ultrapassar quatro segundos com a posse de bola dentro de sua área, seja com ela em suas mãos ou dominando com os pés.
GOL
– Para um gol ser validado, a bola deve passar por completo a linha de gol. Se parte de sua circunferência estiver sobre a linha, o gol não será válido;
– Quando um time sofre um gol, ele recebe a posse de bola. A saída de jogo é dada no meio da quadra, igual ao início de uma partida. 
LATERAL
– Quando a bola sai da quadra por uma das linhas laterais, o time que não tocou nela por último recebe a posse;
– A cobrança é realizada no mesmo local em que a bola saiu de jogo. Para realizar a reposição, ela deve estar posicionada sobre a linha e o jogador responsável pela cobrança não pode pisar dentro da quadra antes tocar a bola;
– O jogador tem quatro segundos para recolocar a bola em jogo. Se ultrapassar esse limite, o árbitro dá a reversão;
TIRO DE META
– Quando a bola sai pela linha de fundo e a última equipe a tocá-la estava no ataque, o time que defendia recebe a posse de bola;
– O tiro de meta é cobrado pelo goleiro com as mãos, em qualquer lugar desde que esteja dentro de sua área de gol;
FALTAS
Em alguns casos, o árbitro aplica falta se o jogador não respeitar alguma das regras, seja enquanto defende ou quando está no ataque.
Faltas técnicas: faltas que geram tiros livres diretos, ou seja, que podem ser cobrados diretamente na direção do gol adversário são chamadas de faltas técnicas. 
Faltas pessoais: infrações em que o jogador impede o andamento normal da partida são consideradas faltas pessoais e geram tiros livres indiretos ao adversário. Isso significa que a cobrança não pode ser feita diretamente ao gol do oponente.
Faltas por indisciplina: em casos em que o jogador pratica um ato antidesportivo, ele é punido com uma falta por indisciplina.
PUNIÇÕES
– Tiro livre de 10 metros: cada equipe pode acumular, no máximo, cinco faltas pessoais e/ou técnicas por período. A partir da 6ª infração, o adversário recebe o direito a um tiro livre direto e sem barreira na marca de 10 metros, que deve ser cobrado em direção ao gol.
– Cartão amarelo: quando o jogador comete uma falta por indisciplina, ele recebe um cartão amarelo, que tem a função de adverti-lo.
– Cartão vermelho: caso o jogador acumule dois cartões amarelos por indisciplina ou receba diretamente o cartão vermelho, ele será expulso da partida e sua equipe permanecerá desfalcada de um atleta em quadra durante dois minutos. Após o tempo decorrido, poderá colocar um substituto em quadra.
Caso o adversário marque um gol, o time poderá colocar o substituto na partida antes que os dois minutos sejam cumpridos.

Outros materiais