Buscar

av 2 fund fil do direito c

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Carina Schwartzhaput Borges (3245903)
	Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:669113) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	31786943
Parte superior do formulário
	1.
	Platão foi um importante filósofo do período clássico da Grécia Antiga, fundador da Academia em Atenas, conhecida como a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Com relação ao pensamento platônico, analise as sentenças a seguir:
I- Expõe um importante sistema de reflexão sobre o Direito e a Política, pela qual o Direito existe vinculado à convivência e à interação na polis.
II- O mito da Caverna é um dos núcleos centrais de suas ideias.
III- A partir do entendimento da política como ciência, o pensamento platônico busca estabelecer princípios teóricos para o bem governar.
IV- Para o pensamento platônico, a justiça é o que cada um deve exercer na e para a cidade, entretanto não há uma hierarquia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	A partir do século XVI, no mundo europeu, as novas bases econômicas, sociais e políticas vão impulsionando o desenrolar de uma nova Filosofia do direito. Naquele momento histórico, construiu-se uma inovação no corpo filosófico e político. Acerca dos fatores relacionados à construção da Filosofia moderna de Direito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Com o surgimento do capitalismo, há a centralização de poder nos feudos e, por via de consequência, maior condição de liberdade.
	
	b) O Estado começa a ser compreendido como instância legítima de gestão política e condição para a vida civil organizada.
	
	c) Para o pensamento moderno, o poder não nasce do consentimento voluntário dos servos, mas do contrato constitucional pactuado com os reis soberanos.
	
	d) Direito e Estado serão considerados duas esferas distintas de poder.
	3.
	Sócrates nasceu em Atenas, em 469 a.C., sendo considerado um dos principais pensadores do período da Grécia Antiga. Reconhecido, principalmente, pelos relatos nas obras de seus alunos, Platão, Xenofonte e Aristófanes, pode-se afirmar que um de seus maiores legados seja ter fundado o que se denomina filosofia ocidental. Acerca do pensamento socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Compreendia que política e ética são dissociáveis e que a luta pela justiça deve ser do homem público.
(    ) Observou que os crimes mais graves eram cometidos pelo homem quando estava no poder, demonstrando a onipotência como a maior tentação que se pode ter. Assim, entende que a política deve assumir uma direção filosófica.
(    ) Na escola ateniense de atletismo, o ginásio, local também de torneio de pensamentos, torna-se uma figura indispensável, por ser um autêntico médico preocupado com o bem-estar físico e espiritual de seus amigos.
(    ) Era um radical defensor da ambição pelo poder por entender que as razões espirituais eram superiores às causas políticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - F - V.
	4.
	Para o pensamento platônico, a ação de governar deve resultar de virtudes adquiridas pelo filósofo, isto porque a educação (Paideia) da alma - bem supremo e absoluto - deve ser levada a cabo pelo governante que monopoliza a vida do cidadão. Para tanto, o governante deve aliar capacidades específicas. Sobre as capacidades e as virtudes próprias do governante no entender platônico, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Incentivar a justiça com as próprias mãos.
	
	b) Capacitar os cidadãos para excluir os estrangeiros e garantir a hegemonia interna.
	
	c) Aptidão de comandar com sabedoria e justiça.
	
	d) Inteligência e capacidade de governar priorizando as classes dominantes para garantir a soberania.
	5.
	A Idade Média foi um longo período histórico da Europa entre os séculos V e XV, que se inicia com as invasões bárbaras sobre o Império Romano, colimando em sua desintegração e termina durante a transição para o novo processo civilizatório, a Idade Moderna. Caracteriza-se por uma economia rural, enfraquecimento comercial, sistema de produção feudal e marcada por relações estamentais. Com relação ao pensamento medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A sociedade medieval é caracterizada por relações sociais e políticas não hierarquizadas, pela qual a doutrina cristã definia o eixo de controle da sociedade por meio de princípios norteadores da moral, ética, leis e fundamento das instituições políticas e jurídicas.
	
	b) A filosofia e o direito conseguem se distanciar, mantendo-se independentes da hegemonia do clero, sem se submeter ao controle da teologia cristã e da doutrina da Igreja.
	
	c) Durante a Idade Média, não houve questionamentos acerca da absoluta oposição entre a fé e a razão, pois entendia-se que o pensamento dogmático cristão não poderia estar subordinado à razão.
	
	d) No período medieval, o bem maior não é mais o Estado, mas, sim, o homem dentro da sociedade, que deve seguir os valores culturais, ideológicos, políticos e filosóficos, vinculados pela centralização do poder eclesiástico e do cristianismo.
	6.
	Santo Agostinho (354-430 d.C.), em sua obra "A Cidade de Deus", estabelece a distinção entre a "cidade humana" repleta de vícios e injustiças e a "cidade de Deus" cujos princípios de perfeição, bondade e justiça chegam aos homens através de seus representantes eleitos. Acerca da perspectiva dualista, o conceito de justiça em Agostinho é expressão divina. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para Agostinho, o Direito Natural é um conjunto de regras inflexíveis que se originam dos desígnios divinos.
	
	b) A justiça para Agostinho deve ser conhecida a partir do texto bíblico e não do pensamento filosófico.
	
	c) Santo Agostinho funda a Patrística que estabelece as bases do Positivismo Jurídico moderno.
	
	d) Para Agostinho, o homem é um ser livre por natureza e não deve se submeter a nenhuma lei humana, somente às leis de Deus.
	7.
	As obras atribuídas a Homero (séc. XI a.C.), Ilíada e Odisseia, narram uma visão antiga sobre os mitos e a concepção do justo. Em meio a heróis e deuses emerge a grande civilização grega, que concebe ao mundo humano e não humano uma unidade indissociável, pairando sobre os humanos um destino definido por deuses que andavam sobre a terra. Sobre as clássicas obras homéricas, analise as sentenças a seguir:
I- Ilíada canta episódios do décimo ano da guerra de Tróia, tendo como personagem central Aquiles, um semideus (herói) - filho de Peleu (rei de Tessália) e da sereia Tétis -, que com sua cólera e bravura combate Heitor, um dos mais valentes dos chefes troianos.
II- Odisseia descreve a volta de Aquiles após a queda de Troia. Passando por desgraças e triunfos, retorna Ulisses para junto de sua amada Penélope, disfarçado de mendigo.
III- O ideal de heroísmo e de nobreza é descrito de maneira diversa nas duas obras. Enquanto Ilíada traz um ideal de nobreza traduzida pela tradição, em que a casta resiste às mudanças, Odisseia traz uma ideia de nobreza que, embora ainda fechada, é consciente de que seus privilégios, entendendo-os como desígnios divinos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	8.
	É na antiga Grécia desde os "tempos homéricos" - por volta do século IX a.C. - que se inicia o confronto da razão humana com os mitos. Nos séculos seguintes, de maneira clara, há um paulatino rompimento com as velhas formas de explicar o mundo. Pensadores como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito e Parmênides já não se limitam às velhas tradições, buscando compreender e explicar a realidadedesde novas categorias. Essa transição marca a passagem do mito para o logos. Sobre o que caracteriza essa etapa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Foi a substituição da ideia de deuses controlando o mistério do ser para uma concepção baseada na lógica dos oráculos, que se apresentavam personificados a quem os buscava.
	
	b) É a coerência dogmática entre o espírito prático romanista e seu legado técnico de direito - um dos pilares da cultura ocidental - e a sofisticação da cultura grega.
	
	c) Foi o processo mental que deu lugar à filosofia enquanto conhecimento racional rigoroso, em uma transição na tarefa de explicar o mistério do ser pela mitologia para a explicação racional.
	
	d) Trata-se da transição entre a mitologia grega para a lógica romana de polis, o que representou um fator importante na fundação de uma nova concepção de cidadania e política.
	9.
	Os sofistas possuem o mérito de iniciar uma etapa na filosofia grega na qual o ser humano é colocado no centro das atenções, com todas as suas angústias, contradições e ambiguidades. O movimento sofístico era formado por um conjunto de pensadores que partilhavam afinidades de ideias e modo de vida. Vindos de diversas partes, encontravam por onde passavam uma grande plateia ávida de conhecimentos retóricos. Sobre o significado de Sophistes, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Era uma expressão genericamente utilizada para designar pessoas, ao mesmo tempo hábeis e sábias, que, por volta de 450 a.C., passou a ser usada para identificar "professores viajantes" que ensinavam por meio de conferências públicas a arte da eloquência e da sabedoria "prática" (areté).
	
	b) Conceito atribuído aos sofistas, que eram os gregos que viviam fora de Atenas.
	
	c) Profissionais que eram vinculados à escola de Pitágoras, tradicionalmente responsáveis pela formação dos sofistas.
	
	d) Uma expressão usada para designar os filósofos professores (Sophias), cuja dedicação principal se concentrava nas artes da astrologia, astrofísica e matemática.
	10.
	Aristóteles foi um importante filósofo grego que nasceu em 384 a.C., na Macedônica. Segundo seu pensamento, "[...] se cada indivíduo isolado não se basta a si mesmo, assim também se dará com as partes em relação ao todo. Ora, aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do Estado [...]" (ARISTÓTELES, 1988, p. 15). Com relação ao pensamento aristotélico, analise as sentenças a seguir:
I- Para Aristóteles, o que distancia os seres humanos dos animais é seu vínculo natural e necessário de relação com a pólis, pois a superioridade humana é adquirida na convivência na cidade ao se compartilhar um processo civilizatório comum.
II- O grande tratado político de Aristóteles encontra-se na obra A República, sendo considerada é um dos grandes clássicos da filosofia política.
III-  Para Aristóteles o homem é um animal político por natureza, pois a política é condição inerente ao homem.
IV- Considera a filosofia política como princípio de construção da cidade, na qual atrvés da política existe a possibilidade de formação de um ser humano moralmente elevado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARISTÓTELES. A Política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Ediouro, 1988.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Outros materiais