Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADAParte superior do formulário
1.Descreva o mecanismo fisiológico de proteção contra a perda de água para o meio ambiente, que impede a desidratação da pele. Utilize as referências indicadas na Unidade e explique com suas palavras a função barreira cutânea, bem como os componentes e estruturas, da matriz lipídica do estrato córneo e do manto hidrolipídico.
O mecanismo fisiológico de proteção da pele ocorre dentro dos corneócitos e é derivado da conversão da proteína filagrina, ela forma uma barreira física contra a perda hídrica, retendo os níveis de água adequados. O NMF, que contém moléculas higroscópica, umectantes, responsáveis pela atração de água na pele e prevenindo a perda de água da derme, promovendo a maciez para a camada córnea, favorecendo a permeabilidade cutânea. A barreira cutânea tem função de protege o organismo de diversos danos, como a entrada de microrganismos (vírus, bactérias e fungos), de substâncias tóxicas e de poluição, essa barreira é constituída por:
· Estrato córneo é a camada mais superficial da epiderme, nela o processo de secreção externa de queratina, no qual a epiderme se comporta como uma glândula holócrina, constituída no revestimento córneo. A queratina é uma macromolécula proteica constituída principalmente de cisteína e um aminoácido sulforado, capaz de estabelecer elasticidade e impermeabilidade à água, impedindo a desidratação das células além de protegê-las contra agressões mecânicas. 
· Manto hidrolipídico: produzido pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, é uma emulsão natural que mistura água e NMF (fator hidratante natural) do suor com lipídeos produzidos pelas glândulas sebáceas. Localiza-se sobre o estrato córneo, lubrificando-o, prevenindo seu ressecamento e garantindo, assim, sua integridade. O manto hidrolipídico e as substâncias higroscópicas do estrato córneo atuam funcionalmente em harmonia, esses fatores de hidratação natural são dissolvidos ou removidos, a pele se torna esbranquiçada, descamativa, perde sua flexibilidade e fica mais vulnerável aos agravos do meio ambiente.
2.Descreva os diferentes tipos de formulações cosméticas destinadas à hidratação cutânea e sua indicação conforme os biotipos cutâneos.
Pele lipídica- Apresenta excesso de oleosidade, hiperqueratose e óstios dilatados, por isso as melhores formulações são as de base emulsão O/A, gel ou gel-creme.
Pele mista- Sua principal característica é a oleosidade excessiva na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, com poros dilatados nessa mesma região, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face. Por conta dessa diferença, ela requer cuidados especiais, as formulações o veículo em gel-creme proporciona maior suavidade, sem comprometer as regiões lipídicas.
Pele alípica- Esse biotipo tem como característica reações excessivas a estímulos, apresentando hiperemia, ardor e ressecamento, as formulações veículos cosméticos com propriedades umectantes e emolientes, como os cremes, emulsão A/O, e uma maior quantidade de ativos hidratantes, nutritivos, antioxidantes e regeneradores.
3.Exemplifique uma situação que se enquadre no uso de cosméticos com mecanismo de oclusão, buscando explicar o motivo que leva a restauração da função barreira cutânea.
Caso
Pele quebradiça, por rachaduras e fissuras, devido à desidratação. Para evitar o ressecamento o método mais utilizado para esse caso é a hidratação cutânea pelo mecanismo de oclusão que agi com um filme sobre a pele impedindo a perda e reduz a evaporação de água do estrato córneo, isso é obtido com a aplicação de substâncias oleosas e emolientes, que enriquece a ação do manto hidrolipídico, sem obstruir os óstios.

Outros materiais