Buscar

Lista de exercícios - Sistema da veia cava inferior e sistema da veia porta

Prévia do material em texto

Lista Sistema da veia cava inferior e sistema da veia porta 
Nome: Mariana Tiemi Okamoto Kamei T16A
1. DESCREVA A FORMAÇÃO DAS VEIAS SUPERFICIAIS E PROFUNDAS DO MEMBRO INFERIOR.
As veias superficiais do membro inferior são a veia safena magna e veia safena parva. A veia safena magna é formada pela união da veia dorsal do hálux e o arco venoso dorsal do pé. Ela ascende anteriormente até o maléolo medial e segue posteriormente ao côndilo medial do fêmur e depois anastomosa-se com a veia safena parva, depois atravessa o hiato safeno na fáscia lata e desemboca na veia femoral. A veia safena parva se origina na face lateral do pé, a partir da união da veia dorsal do quinto dedo com o arco venoso dorsal. A veia safena parva ascende posteriormente ao maléolo lateral como uma continuação da veia marginal lateral, segue ao longo da margem lateral do tendão do calcâneo, inclina-se em direção à linha mediana da fíbula e penetra na fáscia muscular, ela ascende entre as cabeças do músculo gastrocnêmio e drena para a veia poplítea na fossa poplítea. 
As veias plantares medial e lateral da face plantar do pé formam as veias tibiais posteriores e fibulares, situadas posteriormente aos maléolos medial e lateral. As veias tibiais posteriores acompanham a artéria tibial posterior e estão unidas pelas veias fibulares. As veias tibiais anteriores são formadas pelas veias perfurantes que penetraram na fáscia muscular. A veia poplítea é formada pela junção das veias tibial anterior e posterior na borda inferior do m. poplíteo, ela ascende pela fossa poplítea até a abertura do m. adutor magno, onde se torna a veia femoral. As veias que acompanham as artérias perfurantes da artéria femoral profunda drenam sangue dos músculos da coxa e terminam na veia femoral profunda, que se une a parte terminal da veia femoral. 
2. DESCREVA A FORMAÇÃO DAS VEIAS CAVA INFERIOR E PORTA.
A veia cava inferior é a maior veia do corpo e é formado principalmente pela junção das veias ilíacas comuns direita e esquerda (que drenam os membros inferiores, e região pélvica), mas com contribuição das veias hepáticas, gonadais, lombares, frênicas inferiores, supra-renais e renais. 
A veia porta é resultado da união da veia mesentérica superior e veia esplênica, posteriormente ao colo do pâncreas. 
3. DESCREVA A ANASTOMOSE PORTOCAVA.
A anastomose portocava é a junção da mesentérica inferior com a mesentéria superior, veia esplênica e veia gástrica. 
4. QUAIS OS FATORES BIODINÂMICOS DA CIRCULAÇÃO VENOSA QUE MAIS ATUAM QUANDO SE RECOMENDA QUE PACIENTES DIABÉTICOS DEVEM SEMPRE FAZER CAMINHADAS.
Contração muscular, que espreme as veias e fazem o sangue ser empurrado para o coração. Coração venoso plantar, que é uma rica rede venosa na tela subcutânea da região plantar e funciona como sístole e diástole, conforme caminhamos.

Continue navegando