Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DO EGITO ANTIGO COMO FORMADO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 
 PEREIRA, Roselma Silva, RU 2578975
TEMA: O tema deste trabalho e demonstra a importância do ensino do Egito Antigo na educação brasileira e como contribuiu para identidade nacional como o interesse da cultura Faraonica e como contribuíram para nossa formação de nossa memória ensinado na disciplina de História até hoje.
 
PROBLEMÁTICA: Este pré projeto tem como objetivo discutir o estudo do Egito.A pesquisa tem como finalidade os estudos em relação ao Egito Antigo,mostrar através de análise como a História,em especial a história antiga construída desde os gregos até hoje,para compreender e entender aspectos da sociedade egípcia sua cultura sua religião e suas divindades.
JUSTIFICATIVA 
: A supremacia do Egito Antigo no Brasil foi enfatizada através de uma comparação de sua influência com a influência da comunidade brasileira, os livros da atenção especial para o Egito Antigo considerando seus maiores feitos e lendas, os livros escolares dedicam pelo menos um capítulo inteiro para o egito (FUNARI, 2004).Todos os livros de história para estudante de 11anos tem um capítulo de dez páginas dedicado a civilização egípcia, livro escolares do ensino médio também dedicam um capítulo inteiro para o egito (FUNARI 2oo4).
OBJETIVOS:Para a elucidação dos fatos do trabalho em questão, esse projeto é norteado por um objetivo geral,mostrar a importância da civilização egípcia em sala de aula e como sua contribuí para formação da nossa nacionalidade e como influenciou nossa cultura e sociedade até hoje.
FUNDAMENTACAO TEÓRICA: Para FUNARI (2015),O interesse do Brasil a cultura egípcia está presente desde a época do período colonial, quando a coroa portuguesa veio ao Brasil fugida da guerra Napoleônicas,consequentemente fundando um museu no Rio de Janeiro que teve em acervo vários artigos da cultura egípcia. Segundo CARVALHO (2003),somente a alta sociedade Portuguesa tinha acesso às culturas da Terra do Nilo consequêntimente sofria tal influência.De acordo com SILVA (2014),a civilização egípcia antiga, sempre tem um lugar especial no ideário social servindo como exemplo para diversos setores da sociedade. Às fontes utilizada neste trabalho foram foram às fontes de foco ensino de história,por exemplo,livros didáticos para escola primária e secundária e livros didáticos para o ensino superior, mas precisamente,vários anos, dos anos 90 a 2000.
METODOLOGIA:A pesquisa realizada por método sistemático a literatura. Este método realizado através de revisão bibliográfica baseada em texto por meio de artigos científicos,livros académico selecionado de acordo com as limitações do pesquisador.
REFERÊNCIA 
CARVALHO, Marta Maria Chagas de;GATTI JUNIOR, Dercio.O Ensino de história da educação.vitória:Adufes,2011.(Coleção Horizonte da pesquisa em história da educação no Brasil)
FUNRI, Pedro Paulo A;ALVES, Júlia Falivane.O Ensino da história no segundo Grau:Uma experiência. 65 ed.Campinas:Ifch-Unicamp,1995.(Primeira Versão).
SILVA, Thais Rocha da.O sorriso da esfinge:reflexões sobre o ensino do Egito Antigo no Brasil. In:LEMOS;Renan de Souza (org).O Egito Antigo:Novas contribuições brasileira. Rio de Janeiro:Multifoco, 2014.Cap.10.p.279-299.

Mais conteúdos dessa disciplina