Buscar

AULA 5 - PROJETO DE ARQUITETURA


Continue navegando


Prévia do material em texto

AULA 5 - PROJETO DE ARQUITETURA
1 Características do Projeto de Arquitetura
Cap.1 Somente introdução.
2 Leitura da planta
Aquelas plantas que vemos nos lançamentos dos empreendimentos são chamadas de plantas humanizadas. Existem também as produzidas em 3D. O intuito aí é conquistar o cliente por meio da apresentação de uma ideia, de um partido arquitetônico.
3 E o que é uma planta baixa?
Nome dado aos desenhos em que, a partir de um corte horizontal a um 1,50m de altura do chão, se vê a construção de cima para baixo.
Ela pode receber desde um caráter mais ilustrativo, como a planta humanizada, até um caráter mais técnico contendo informações construtivas, como a planta baixa executiva.
Também é nela que é feito o Layout, onde é apresentada a disposição do mobiliário e o equipamento no ambiente.
4 A vista não se confunde com a fachada
· Vista
· A vista é uma vista interna de determinada superfície indicada em planta baixa.
· Fachada
· Vista externa da edificação.
5 Cortes
Os cortes podem ser transversais ou longitudinais e podem mostrar vários andares de um prédio. Uma característica dos cortes é a indicação de elementos construtivos que não estão presentes nas vistas.
· As espessuras das lajes
· As instalações que atravessam o prédio, vigas e pilares.
A ideia é fazer um corte na construção apresentando o que é aparente e o que está em seu interior.
6 Outra planta apresentada nos projetos é o teto refletido
Nessas plantas, observamos a disposição das luminárias, das saídas de ar condicionado e exaustão, dos pontos de som (quando existentes), do sistema de sprinkler (combate de incêndio) entre outros.
Nesta planta, também é possível ver o desenho de sancas de gesso e nela, estão ainda, as indicações dos detalhes relacionados com o forro.
Em Centros Cirúrgicos, por exemplo, não podemos ter forros removíveis por uma questão de assepsia. Nesse caso, utiliza-se o forro de gesso (fixo e uniforme, sem reentrâncias).
7 No jogo de planta, podemos encontrar as plantas de localização e situação
· Planta de localização
· Visão mais ampla, mostrando o terreno e a construção em relação ao seu entorno;
· A segunda apresenta a construção em relação ao terreno;
· Mais exigida no meio urbanístico ou em projetos de maior porte, onde é necessário estudar o entorno e avaliar o impacto da construção pretendida.
· Planta de situação
· Sempre solicitada, exceto quando se trata de intervenções estritamente nas partes internas do prédio;
· Existem informações importantíssimas como o Norte magnético, os acessos, os afastamentos frontais, laterais e de fundos, a taxa de ocupação do terreno e indicações de áreas edificáveis e não edificáveis.
· Serve como referência para informações sobre o Projeto Aprovado de Alinhamento pela Secretaria Municipal de Urbanismo.
· Este define o traçado dos logradouros, separando o espaço público das parcelas privadas ou de outros bens públicos.
8 Não confunda a planta de situação com a planta de cobertura
é apresentado o último pavimento do edifício, onde aparecem geralmente as caixas d’água, a casa de máquinas dos elevadores e os equipamentos referentes a instalações do prédio.
9 As perspectivas são plantas volumétricas com caráter mais explicativo
Podem assessorar no entendimento da volumetria do edifício, das relações internas dos espaços e até ilustrar o comportamento das instalações e estruturas no interior da construção.
10 Etapas do Projeto de Arquitetura
Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Executivo, Projeto Legal e serviços complementares a esses, têm funções diferentes.
Em regra, esses serviços fazem parte de uma cadeia de etapas e caracterizam o processo produtivo. Para nosso melhor entendimento, consideremos a necessidade de construção de uma nova unidade hospitalar. Já que se trata de um projeto:
· Programa de Saúde
· Fora do Projeto de Arquitetura, já aprendemos que o primeiro passo é o Programa de Saúde, identificando as necessidades da região e definindo o porte e a complexidade do edifício a ser construído.
· Programa arquitetônico
· Depois, é preciso elaborar o Programa Arquitetônico, identificando os ambientes necessários para realização das atividades, observando o Plano Diretor.
· Projeto de Arquitetura
· Também observa o Plano Diretor, podemos dividir as etapas da seguinte forma:
· Levantamento de Dados Estudo Preliminar Anteprojeto Projeto Executivo Projeto Legal