Buscar

2ª REINADO - História

Prévia do material em texto

2ª REINADO – DOM PEDRO II
1840-1889 
Características: 
· Maior período de estabilidade política e econômica 
· Parlamentarismo às avessas: criação do cargo de presidente do conselho de ministros e revezamento no poder pelo partido liberal (progressista) e partido conservador (regressista) – Consegue ter o domínio sobre os dois 
· “Não há nada mais conservador do que um liberal no poder”: quem está mandando é o Dom Pedro II
Esfera econômica:
· Em 1944 lançou a tarifa Alves branco: produtos importados eram taxados com 60% de impostos se o Brasil tivesse produção similar, se o brasil não tivesse os impostos de importados eram 30%
· Economia Cafeeira: o Brasil começa a desponta como um grande produtor de café e passa a importar mão de obra assalariada de imigrantes italianos e alemãs (espacialização da mão de obra) – Oeste Paulista e região do Rio de Janeiro
· Oeste paulista 
-Técnicas modernas 
-Imigrantes europeus 
-Barões do café 
-Ferrovias 
-Terra roxa
· Vale do rio paraíba
-Técnicas obsoletas
-Escravidão 
· Primeira lei de terras (1850): as terras só poderão ser adquiridas através de compra 
· Era Mauá: surto industrial brasileiro iniciado por Barão de Mauá, com apoio de banqueiros ingleses (consequência: a elite agraria escravista não apoiava a industrialização do brasil, Mauá comprava escravos e libertava para eles irem trabalhar nas indústrias e gerar mercado consumidor, ameaçando Dom Pedro II). As causas que beneficiaram foram a Tarifa Alves Branco e o fim do tráfico negreiro. Curiosidade: Mauá comprou o título de Visconde de Mauá e posteriormente o estado deu o título de Barão de Mauá. Obs.: ele iluminou o Rio de Janeiro com luz a gás. Motivos do fracasso: falta de apoio do governo, sabotagens da Inglaterra, fim da tarifa Alves branco, direito a ser comerciante caçado (posteriormente recuperado)
Guerra do Paraguai: 
· 1865-1870
· O Paraguai tinha planos de se industrializar, mas não tinha acesso ao oceano atlântico, por isso pagava impostos a outros países para chegar até o mar.
· Tríplice Aliança: Brasil, Uruguai e Argentina (financiamento da Inglaterra) 
· O primeiro ano da guerra o Brasil “apanhou igual um condenado”, não tinha exército, aguarda nacional não dava conta: formação do exército brasileiro
· Exercito Brasileiro: os grandes líderes eram a elite brasileira, e os soldados eram os voluntários da pátria: escravos alistados para combater no Paraguai eram libertados.
· O genocídio paraguaio: o Brasil vence a guerra e destrói o Paraguai, quase 80% da população dizimada (em sua maioria os homens).
· Ao retorno dos voluntários da pátria, era contraditório presenciar seus familiares ainda escravizados, aumentando o movimento abolicionista
Fim da Escravidão:
· Lei Eusébio de queiros 1850: proibição do comercio de escravos da África para o Brasil (lei para inglês ver), uma das mais eficientes.
· Lei do ventre livre 1871: filhos nascidos á partir desta data eram livres, porém, ficavam sob tutela dos senhores até os 8 anos de idade
· Lei do sexagenário 1885: escravos que atingissem 60anos, adquirem o direito de comprar a liberdade trabalhando por mais 5 anos (a expectativa de vida do escravo no brasil era 40 anos)
· Lei Aurea 1888: aprovada pelo congresso e assinada por princesa Isabel a abolição da escravidão (pressão externa, inglesa, politicas abolicionistas).
Crise do Segundo reinado:
· Questão religiosa: a igreja católica proibiu a prática da maçonaria no mundo, e Dom Pedro II deveria julgar os maçons brasileiros, mas ele se omitiu, gerando o rompimento do padroado.
· Questão escravista: devido ao fim da escravidão, a elite agrária também retira o apoio a monarquia brasileira.
· Questão social: o crescimento da imprensa liberal e o desejo de mudanças mais profundas fizeram com que a oposição monarquia aumentasse. (O imperador brasileiro dormindo com o país no colo, mídia manipuladora) 
· Questão militar: através dos ideais positivistas de “ordem e progresso” o exercito sob liderança do marechal Deodoro da Fonseca, reivindica o poder e proclama a república no dia 15 de novembro de 1889.
· Golpe da república : feita por militares, não houve participação popular na proclamação da república.

Continue navegando