Buscar

REPÚBLICA DA ESPADA

Prévia do material em texto

REPÚBLICA DA ESPADA (REPUBLICA VELHA) - 1889 a 1884
Proclamação da república:
· A 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República Brasileira, sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca. Assim, a família real teve de se exilar na Europa. Os primeiros anos da República foram marcados por um processo ditatorial militar denominado República da espada (1889-1894)
· Ordem e progresso 
· De novembro de 1889ª fevereiro de 1891, Marechal Deodoro da Fonseca governou o Brasil provisoriamente. Esse período foi marcado pelas escolhas dos símbolos da República, como a bandeira e o brasão
Governo Provisório:
· Troca da bandeira do império pela bandeira brasileira atual.
· Brasão brasileiro 
· Economia agraria: a elite agraria atrasava a industrialização 
· Ministro da economia: Ruy Barbosa 
· Política do encilhamento: através do ministro da fazenda Ruy Barbosa, o Brasil passou a emitir papel moeda sem lastro de ouro, como forma de conceder crédito para investimentos em um novo processo de industrialização. Porém, gerou inflação, agravando a crise econômica brasileira. (encilhamento: encilhar o cavalo, domar a economia)
· Pressão da oligarquia agraria, dos liberais o que gerou a assembleia responsável pela constituição
· Constituição de 1891, que garantia o voto aberto (voto de cabresto) e universal para homens de 21 anos ou mais, que fossem alfabetizados, a separação entre a Igreja e o Estado, a instituição do casamento civil e a adoção do regime presidencialista e da república federativa (Estados Unidos do Brasil) que não acontecia na prática já que os estados do sudeste tinha mais controle sobre as outras regiões, que dava alguma autonomia aos estados, como a possibilidade de realizar transações financeiras internacionais, formar as suas próprias forças militares e ter sistemas próprios de justiça. 
Revolta da armada:
· Em 1891 marinheiros protestaram contra as chibatadas e as precárias condições de vida, com isso eles pediram a renuncia de Deodoro da Fonseca e ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro. Por pressão inglesa, o governo brasileiro reagiu passivamente no momento, mas posteriormente prenderam 17 dos envolvidos em uma ilha, somente 2 sobreviveram 
1ª eleição 
· Após a promulgação da constituição, Deodoro foi eleito como presidente pelo voto indireto (congresso), e o vice foi Marechal Floriano Peixoto (eles não eram da mesma chapa, na realidade eles são opostos). Porém, o presidente buscou fortalecer o poder executivo com a tentativa de fechamento do congresso , perdendo apoio das oligarquias, dos liberais e dos grupos militares ligados a Floriano Peixoto, resultando em sua renuncia em dezembro de 1891
· Crise institucional: a constituição dizia que o vice presidente não poderia assumir (período mínimo de 2 anos no mandato), mas com o apoio das oligarquias Floriano Peixoto assumi de forma ilegal, inconstitucionalmente, deveria abrir outra eleição.
Floriano Peixoto
· Assumiu ilegalmente
· Reconvoca o congresso, ganhando apoio do congresso 
· Segunda revolta da armada (1893-1894), pedia novamente condições melhores e a renuncia de Floriano Peixoto, exigindo uma nova eleição (almirante Custódio de Melo)
· Revolução federalista: o partido federalista do rio grande do Sul exigia de Floriano Peixoto que o Federalismo fosse de fato aplicado, entrando em combate político e armado contra o partido republicano. (saldo do combate: Floriano mandou fuzilar 180 marinheiros)
· Mesmo as duas revoluções tendo se juntado para ganhar mais força, o Floriano Peixoto reprimiu as revoltas violentamente (Marechal de Ferro: trata as revoltas com punho de ferro). A capital de Santa Catarina passou a ser chamada de Florianópolis em sua homenagem.
· Com apoio da elite cafeicultora é aberto processo eleitoral 
· Por decreto, Floriano Peixoto abaixou em 50 % os alugueis e as cestas básicas, construção de casas populares, gerando muito apoio popular.
· 1ª eleição direta em 1894, Floriano não se candidatou, foi eleito o Prudente de Morais.

Continue navegando