Buscar

REVOLUÇÃO FRANCESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVOLUÇÃO FRANCESA
O que foi: um movimento que se iniciou em 1789 até 1799 e retirou a monarquia absolutista da França implantando a República.
Contexto histórico:
· Antigo regime: uma monarquia absolutista, sem constituição ou lei “O estado sou eu” 
· Sociedade estamental: uma sociedade dividida entre a nobreza, o clero e o terceiro estado onde não há a possibilidade de uma pessoa trocar de classe.
· Influência dos ideais iluministas: um sentimento de revolução entre os franceses 
· Crise econômica: guerra dos 7 anos, guerra da independência americana, o os altos gastos (nobreza parasitaria, não pagava impostos), dificuldade de arrecadação (só o terceiro estado pagava impostos, crise de fome (uma crise climática), resquícios do feudalismo. 
· Insatisfação popular 
Obs.: despotismos esclarecidos, o Luís 16 utilizou desse ideal iluminista pra tentar fazer alterações, mas mantendo o seu poder. 
· Assembleia dos notáveis: 1787, o rei convocou a nobreza e o clero para pagar os impostos, mas eles não cederam 
· Reunião dos estados gerais: 1788 como a coisa estava muito critica o rei convocou representantes dos três estados (clero, nobreza, o povo) para discutir melhorias, votando para novas medidas, entretanto cada estado era um voto, apesar do povo ser a maior parte da França não provocando mudanças. O rei acabou dissolvendo a assembleia. 
· Juramento da sala do jogo de pela: o terceiro estado se reuniu após a assembleia e jurou não desistir até a França ter a sua própria constituição. Criando a assembleia constituinte 
· Grande medo: revolta dos camponeses com a situação atual da França, gerou a fuga de muitos nobres.
A queda da Bastilha 
· 1789 – A queda da Bastilha: uma prisão antiga que não estava em uso (mas que era o símbolo da monarquia absolutista) foi tomada pelo 3ª estado, simbolizando o início da revolução.
Obs.: o principal grupo que realizou a tomada da bastilha foi os sans-culottes, denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da revolução (os sem calça) 
Revolução Francesa 
· Declaração dos direitos do homem e do cidadão: ia contra o antigo regime, inspirado nos ideais iluministas, repartição dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário- Montesquieu), liberdades individuais (liberdade de expressão, de ir e vir, propriedade privada), direito de resistir a tirania e repressão, luta pela igualdade (liberdade, igualdade e fraternidade). 
· Abolição das leis feudais 
· Constituição civil do clero: inicio um estado laico 
· 1791- Primeira constituição, monarquia constitucional (o Luís XVI agora tem que seguir uma constituição), o voto censitário, e também inclui a declaração dos direitos do homem e do cidadão 
· Implantação de ideais burgueses: propriedade privada, igualdade 
Monarquia Constitucional
· Conspiração com a monarquia da Áustria para tentar retomar o seu poder, o Luís XVI tentou fugir e acabou sendo pego. 
· Divisão da assembleia: 
· girondinos- representavam a alta burguesia e queriam enviar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política, medidas liberais na economia (eram os nobres que eram contra o rei, mas não queriam perder o privilégio, e os burgueses) “atual direita” 
· jacobinos: representavam a baixa burguesia, e defendiam uma maior participação popular no governo e profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os pobres. “atual esquerda”
· Prússia e Áustria assinaram documentos contra a revolução francesa (como uma autoproteção) uma intervenção militar, que a França acabou vencendo e descobrindo que o rei tinha traído a França condenando o e guilhotinando e finalmente instaurando a república (1792) 
Início do período da Convenção:
· Quem governou durante o período de Convenção foram os girondinos.
· Mataram o Rei e a Maria Antonieta (comam bolo) a Rainha 
· 1793: revolta da vendéia – oposição histórica á revolução francesa, quando os artesãos e camponeses se insurgiram contra a revolução e a burguesia das grandes cidades e a favor da igreja católica e do sistema monárquico, recebendo o apoio da aristocracia. Essa revolta foi apropriada pelos jacobinos que tomaram o poder 
Tomada do poder pelos jacobinos: 
· Nova constituição: voto universal (para os homens), reforma agraria, lei do máximo (um preço máximo para itens de necessidade), aboliu a escravidão nas colônias francesas. 
· Período do terror: Robespierre foi o representante dos jacobinos, com discursos sobre igualdade e mudanças, com tudo ele acabou sendo tirano e guilhotinando todos que apresentassem qualquer ameaça ao seu poder. Terror para acabar com o terror: em 1793 o Robespierre foi preso e guilhotinado.
Período do Diretório 
· 1793-1799: o poder volta para a mão dos girondinos, volta com o voto censitário, consolidação das vontades da burguesia
· Conspiração dos iguais: movimento de cunho socialista que acabou não dando certo 
· Golpe do 18 do brumário: fim da revolução francesa. 
Obs.: a pintura: a liberdade guiando o povo. A mulher segurando a bandeira representa a revolução francesa, mas na realidade é a revolução de 1830 para tomar como inspiração

Outros materiais