Buscar

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA - Atividade 1

Prévia do material em texto

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA – ATIVIDADE 1
Qualquer intervenção de um profissional de saúde deve ser sempre precedida de uma boa anamnese, que consiste na coleta de informações a respeito de eventos que possam estar relacionados à queixa ou a “enfermidade” do paciente. Esta coleta de informações vem desde reclamações principais, histórico de saúde e familiar, rotina e alimentação. A partir daí será possível compreender quais os fatores envolvidos que influenciam na quebra da homeostase corporal. Aprendemos que a homeostase é a manutenção da constância do meio interno e que todo o nosso corpo funciona de maneira integrada. Baseado em tudo que foi estudado até o momento, de que maneira poderíamos correlacionar o sistema nervoso e a homeostase corporal?
O funcionamento da homeostase ocorre com a existência da presença de um receptor, um centro integrador e um efetor, esse receptor é o que percebe a quebra da homeostase, o centro integrador é responsável pelo restabelecimento do equilíbrio corporal. Já o efetor é aquele que responde ou efetua o comando do centro integrado. Portando o corpo possui diversos mecanismos de regulação homeostática que faz o equilíbrio corporal. Cada estrutura corporal, tenta manter o meio interno dentro dos limites fisiológicos normais. Os mecanismos homeostáticos do corpo estão sob o controle dos sistemas nervoso e endócrino.
O sistema nervoso coordenam a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de impulsos nervosos (mensagens) aos órgãos para combater o estresse, esses impulsos. O sistema endócrino é um grupo de glândulas que secretam mensageiros químicos na corrente sanguínea, chamados de hormônios que atuam de forma mais lenta.
Assim podemos dizer que muitas doenças são o resultado da desarmonia da homeostase corporal, quando o organismo não é capaz de controlar as alterações corporais.
.

Mais conteúdos dessa disciplina