Buscar

7 ANO EC S4

Prévia do material em texto

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
	
PLANO DE ESTUDO TUTORADO – PET
	COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA 
	NOME DA ESCOLA: Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes
	ALUNO: 
	TURMA: Fundamental Anos Finais 
 (7º Ano)
	TURNO:MANHÃ/TARDE
 
	MÊS: 09/2020
	TOTAL DE SEMANAS: 4
	NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 2
	NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 8
	ORIENTAÇÕES AOS PAIS E RESPONSÁVEIS
	DICA PARA O ALUNO
	QUER SABER MAIS?
	As atividades da Semana 4 do mês de setembro sao atividades que nao constam no PET, Portanto, é de suma importância assistir as aulas on-line e tirar as dúvidas, assim que possível, nos grupos de WhatsApp ou com o professor via e-mail ou via chat no app Conexão Escola.
Email:anapaulaoliveirajj@hotmail.com
	Escolha um ambiente adequado para os estudos. O ambiente é um fator importante para o estudo online. ...
Faça resumos e exercícios práticos para compreender melhor o conteúdo. ...
Crie uma rotina para estudar online. ...
Concentre-se e evite as redes sociais durante os estudos.
	ACESSE:
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/futuro-das-cidades/o-espaco-publico-o-bem-comum-mais-valioso-de-nossas-cidades-dcfg66n2wn8s5brivzl6gurmg/
	SEMANA 4 MÊS DE SETEMBRO
		
		GÊNERO: XXXX
	OBJETO DE CONHENCIMENTO: INTERPRETAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTO; 
GLOSSÁRIO;GÊNERO TEXTUAL, NOÇÃO DE ESPAÇO E CONSTITUIÇÃO.
	HABILIDADE(S): locomoção no espaço público.
	CONTEÚDOS RELACIONADOS: LÍNGUA PORTUGUESA , HISTORIA E 
GEOGRAFIA.
	INTERDISCIPLINARIDADE: EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA 
	 ATIVIDADES DA MATÉRIA EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA SEMANA 4 DO MÊS DE SETEMBRO:
 LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESOLVA AS ATVIDADES:
locomoção no espaço público 
O Cidadão e o Direito ao Espaço
 Se, no campo do direito, somos todos cidadãos, na prática, isso ocorre? Em outras palavras, sobre o benefício do uso do espaço entre os nossos direitos, somos todos cidadãos? Infelizmente, nem todos. Existem muitos indivíduos que legalmente possuem cidadania, mas que não dispõem de condições sociais, estruturais e materiais para exercê-la.
 Existem muitos autores no âmbito da Filosofia e das Ciências Sociais, como Henri Lefebvre, Theodor Adorno e muitos outros, que se portam de maneira crítica sob a pretensa ideia de que todos os indivíduos são cidadãos. Primeiramente, muitos são excluídos socialmente em função das desigualdades geradas pelo sistema capitalista de produção. Em segundo lugar, ocorre, muitas vezes, a reificação – isto é, a coisificação, a transformação do ser em mercadoria – da figura do cidadão na sociedade contemporânea. 
 
 Nos últimos anos, as cidades brasileiras têm sido palco de movimentos que realçam o papel fundamental que o espaço público sempre teve nas aglomerações urbanas ocidentais. 
 Embora a mobilidade urbana tenha dominado o debate público sobre o futuro de nossas cidades, não sem certa dose de razão, circular não pode ser o único ponto balizador para a melhoria de nossas cidades. A vida cotidiana é muito mais complexa! Por isso, o conjunto das manifestações políticas, a pluralidade dos blocos de carnaval de rua, a nova onda de comidas e bebidas de rua e tantas outras dinâmicas que enriquecem nosso dia a dia devem ser entendidas conjuntamente neste momento de recuperação de importância do espaço público, em sua mais ampla acepção, para todos e todas, sem distinção de classe socioeconômica, cor de pele, condição de locomoção e idade.
 Alguns esforços internacionais ajudam a compreender como ainda temos um longo caminho a percorrer. 
 O Prêmio Europeu do Espaço Público Urbano, que acontece desde 2000 com o suporte de várias instituições, consagrou-se como uma forma de reconhecer e divulgar as boas ações de tratamento do espaço público nas cidades europeias, que tomaram corpo sobretudo a partir dos anos 1980. 
 O conjunto das obras premiadas evidencia quão ricas são as possibilidades de espaços acessíveis à coletividade, como intervenções espaciais por vezes simples podem fomentar a coesão social e como profissionais, comunidade e poderes públicos estão se envolvendo cada vez mais na qualificação do espaço urbano. Certamente, este prêmio evidencia a importância do domínio público para a vida cotidiana nas cidades da Europa.
 De fato, o espaço púbico é um bem tão precioso e complexo que não pode ficar à mercê da iniciativa privada, dos políticos e corpo técnico de plantão: a participação comunitária qualificada é essencial para seu resguardo e promoção.
ATIVIDADES
Responda:
1- Sobre o benefício do uso do espaço entre os nossos direitos, somos todos cidadãos?
2- O significa reificação?
3- O que foi uma forma de reconhecer e divulgar as boas ações de tratamento do espaço público nas cidades europeias, que tomaram corpo sobretudo a partir dos anos 1980. 
4- Complete as frases corretamente:
De fato, o ---------------------------------------------é um bem tão precioso e complexo que não pode ficar à mercê da -------------------------------------------, dos políticos e corpo técnico de plantão: a participação -------------------------------- qualificada é essencial para seu resguardo e promoção.
FONTE:
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/futuro-das-cidades/o-espaco-publico-o-bem-comum-mais-valioso-de-nossas-cidades-dcfg66n2wn8s5brivzl6gurmg/ 
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é cidadania?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm. Acesso em 22 de setembro de 2020.
BOM ESTUDOS, ESTOU COM SAUDADES.
LEMBRE SE: ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA CORREÇÃO E PARA AJUDAR EM QUALQUER DÚVIDAS.
PROFESSORA ANA PAULA - EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

Continue navegando