Buscar

Microbiologia do Solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um agricultor adquiriu terras já com longo período de monocultivo com cana-de-açúcar. Ao estudar as possibilidades de uso destas terras, o mesmo foi alertado de que deveria melhorar a biodiversidade neste solo, uma vez que o mesmo deve ser muito restritivo neste conceito, por ter sua biodiversidade selecionada para o sistema cana nos últimos anos. Quais práticas de manejo podem ser aplicadas neste contexto, dando a este solo um ganho em biodiversidade? 
Sabe-se que a monocultura pode produzir impactos negativos no solo, incluindo a perda de biodiversidade. Nesse sentido, o agricultor precisa determinar qual é a macrofauna presente no solo, após tantos anos de cultivo da cana-de-açúcar e, inclusive, se no local o manejo foi realizado de forma convencional com e sem queima. A melhor forma de recuperar o solo, além dessa verificação, é verificar se houve revolvimento do solo e quais os resíduos que estão presentes, bem como as condições de umidade e temperatura.
Nesse caso, se houver alguma deficiência, caso não exista reposição dos nutrientes no sistema, num primeiro momento, os microrganismos do solo irão competir com a planta pelo nitrogênio disponível e como consequência podem ocasionar um déficit do mesmo na cultura.
Um dos grandes problemas da monocultura é a perda da biodiversidade da área e o esgotamento dos nutrientes do solo, levando-o à exaustão e empobrecimento nutricional. Além disso, o manejo incorreto e/ou prejudicial do solo pode causar sua degradação e, consequentemente, constituir prejuízo socioeconômico para as gerações atuais e representar um enorme risco para as gerações futuras.
Nesse caso, o agricultor deve promover um equilíbrio biológico do solo, adotando práticas de manejo que estimulem a diversidade das plantas no local, preferencialmente com uma rotação de culturas, plantio direto e adotar processos de produção sustentável.
A melhor forma seria iniciar com cultivo de gramíneas e leguminosas para a proteção do solo e maior fixação biológica de nitrogênio e produção de matéria orgânica, além da rotação de culturas, como dito acima, e o cultivo em conjunto de arroz, feijão, milho e mandioca, que possibilitam o plantio com o mínimo de revolvimento do solo. Quando utilizadas dessa forma, são conhecidas como adubos verdes e, além delas, outros adubos orgânicos também podem ser utilizados na área. Como já visto, o uso dessas técnicas orgânicas no solo, pode desencadear diversas reações benéficas, como o aumento da atividade microbiana, melhoria na capacidade de retenção de água e, com isso, uma melhor qualidade e produtividade.

Continue navegando