Buscar

FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	 
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	Respondido em 22/04/2021 21:46:08
	
Compare com a sua resposta: Deve ser percebida uma incongruência na afirmação sobre uma ação política consciente e transformadora por parte dos capitalistas. O aluno pode articular os conceitos de práxis, ideologia, alienação.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É muito comum ouvirmos alguém dizer: ele não tem cultura,  quando está se referindo a outro alguém com pouca escolaridade. Isso é um equívoco por que não existe alguém sem cultura. O tema cultura é estudado pela:
		
	
	Ciência Política
	
	Ação social afetiva, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
	 
	Antropologia
	
	Filoosofia
	
	Sociologia
	Respondido em 22/04/2021 21:47:13
	
Compare com a sua resposta:
Gabarito:
a) Adaptação da teoria da seleção natural das espécies, de Darwin, com enfoque privilegiado na luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos. Concepção de estágios evolutivos para a sociedade humana com a distinção entre sociedades primitivas e civilizadas. Concepção de civilização industrial. 
b) A revolução industrial. A partilha da África com o controle político, econômico e social de regiões, países e povos desse continente. Invasão de regiões da Ásia e Oceania.  Guerras coloniais. Genocídios. Desorganização do modo de vida tradicional das sociedades invadidas e/ou agregadas ao processo de colonização. Formação de mercados consumidores e obtenção de matérias-primas para o processo produtivo capitalista.
 
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	As ciências sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos indivíduos, mas do mesmo modo com as interpretações que são feitas sobre a realidade.
Em relação aos elementos que norteiam as ciências sociais marque a alternativa incorreta.
		
	
	Elas buscam investigar as ações dos indivíduos em sociedade, suas crenças, sentimentos, representações, seus símbolos, linguagem, seus valores e cultura, as aspirações que os animam e as alterações que sofrem;
	 
	No que se refere ao objeto de estudo e, consequentemente, ao método de investigação, as Ciências Sociais são bastante semelhantes as Ciências Naturais. Essa semelhança aliás, valida e ressalta o rigor científico do conhecimento produzido pelas ciências sociais.
	
	De outro modo, indicam também a constante mudança dos acontecimentos analisados pelos cientistas sociais, seja pelo seu dinamismo e sua transformação no tempo e no espaço, seja porque são também subjetivos, uma vez que partem de significações dadas socialmente
	
	Nas Ciências Naturais o objeto de estudo é a própria natureza, uma realidade dada, exterior ao homem; e o sujeito do conhecimento se põe fora dela para estudá-la. Já nas ciências humanas, o objeto de estudo é o próprio homem, vivendo em sociedade, ou seja, o homem nas suas relações com os outros homens e com a própria natureza;
	 
	O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade; isto é, não é algo objetivo, antes resultam de valores, costumes e representações histórico-culturais
	Respondido em 22/04/2021 21:49:34
	
Compare com a sua resposta:
Os fenômenos sociais são complexos porque, embora observados, não podem ser reproduzidos e, por haver uma interação entre sujeito e objeto da pesquisa (ambos pertencem à Humanidade), deve ser considerado o contexto em que o fenômeno ocorre. Espera-se que o aluno demonstre a impossibilidade da reprodução dos fenômenos sociais, e a necessidade de uma interpretação contextualizada desses fenômenos.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em relação ao conhecimento científico é correto afirmar que :
I - A ciência difere do senso comum porque seu conhecimento é baseado na observação, na pesquisa, na formulação de hipóteses e na comprovação destas através de um método científico.
II - A ciência precisa de provas concretas e quantitativas para compreender o motivo dos fenômenos.
III - Segundo Aristóteles, o conhecimento científico resulta das causas pelas causas. Ou seja, é um conhecimento em que é possível a demonstração e a repetição.
IV - O conhecimento científico não se opõe às características do senso comum, pois resulta de pesquisas que não primam pelo método e pela comprovação de teorias. A filosofia da ciência dá as ferramentas para que esta possa cimentar suas investigações.
As afirmações corretas são:
		
	
	 I e  II apenas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 I, apenas.
	 
	I, II e III
	
	III, apenas.
	Respondido em 22/04/2021 21:50:33
	
Compare com a sua resposta:
1. O conhecimento de senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos. Ele se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são sistemáticas, baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de experiências, chegando, por isso, a conclusões gerais e objetivas.Ele se constitui a partir do estabelecimento de métodos rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo.
2. O aluno deverá apresentar, com clareza e precisão, dois exemplos que demonstrem equivocadas concepções da realidade produzidas pelo senso comum e contestadas pela ciência.
	3. 
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Considerando-se as especificidades metodológicas das Ciências Sociais, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	As Ciências Sociais estudam fenômenos com determinações complexas, que podem ocorrer em ambientes diferenciados, e não podemos ter a pretensão metodológica de serem controlados ou reproduzidos em laboratório.
	
	Ao observar os fenômenos sociais, somos levados enfrentar nossa própria posição sociocultural, nossos valores, nossa visão de mundo que interferem na pesquisa, o que inviabiliza a pretensão de neutralidade e imparcialidade, de forma que A OBJETIVIDADE CIENTÍFICA PASSA A SER BUSCADA POR MEIO DA EXPLICITAÇÃO DA PRÓPRIA POSIÇÃO SOCIOCULTURAL, PERSPECTIVA INDIVIDUAL DE APROXIMAÇÃO, E DO INTERESSE EMPÍRICO.
	
	Nas Ciências Sociais temos a interação entre sujeito e objeto na investigação social, que leva a interpretações contextualizadas da realidade social.
	 
	Ao observar os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição sociocultural, nossos valores e nossa visão de mundo que interferem na pesquisa, o que torna necessária a OBJETIVIDADE CIENTÍFICA POR MEIO DA DESCRIÇÃO EXTERIOR, NEUTRA E IMPARCIAL desses fenômenos.
	 
	Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, e ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	Respondido em 22/04/2021 21:51:41
	
Compare com a sua resposta: Comente como seriam as mobilizações dos movimentos sociais organizados. Os movimentos sociaismobilizam-se para e participar ativamente na elaboração das políticas públicas e reivindicar direitos e garantias para a sociedade como um todo ou para determinados grupos sociais. As mulheres, por exemplo, tiveram seus direitos assegurados e ampliados, como a licença maternidade, a introdução da licença paternidade e a perspectiva jurídica da igualdade de direitos.

Outros materiais