Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação e Práticas Pedagógicas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o seguinte fragmento de texto: “De maneira geral, o termo avaliação está relacionado aos atos de julgar, de dar valor, de formular concepções a respeito de atitudes, sujeitos e objetos a partir de critérios particulares e pré-determinados. Somos diariamente avaliados e avaliadores, o que constrói a ideia de que todas as pessoas estão preparadas para essa ação. Dessa forma, avaliar faz parte da condição humana e está presente em diversas ocasiões”.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, qual das afirmações a seguir corresponde à abordagem da pedagogia tradicional das práticas avaliativas de História?
A O aluno é estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
B O professor é entendido como um mediador no processo de avaliação da aprendizagem.
C A avaliação é entendida como um processo, portanto, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
D As avaliações são consideradas momentos de reelaboração dos conteúdos e expressão da aprendizagem conquistada.
E A avaliação limita-se à memorização de datas e nomes, sendo possível medir a quantidade de informações retidas pelo aluno.

Considere a seguinte passagem de texto: “O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política.”
Tendo em vista que as práticas avaliativas do ensino tradicional precisam ser superadas e que a avaliação deve ser entendida como um processo, nesse sentido, analise as asserções abaixo e marque a letra V para as afirmações verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a aprendizagem é medida por meio da quantidade de informações retidas na memória do aluno.
II. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, o aluno deve ser estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
III. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
IV. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, as avaliações formais são consideradas um reflexo do processo e não de um momento.
V. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a atenção, o interesse e a participação dos alunos são avaliados pelo professor.
A V–V–V–F–F
B F–V–F–F–V
C V–F–V–F–V
D V–V–F–V–F
E F–V–V–V–V

Considere a seguinte citação: "A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias".
Tendo em vista os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, sobre a prática da avaliação no ensino de História, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Numa concepção tradicional, a avaliação seria uma forma de mensurar a memorização do aluno.
II. ( ) A qualidade da aprendizagem pode ser representada por meio de uma nota.
III. ( ) Para avaliar a aprendizagem do aluno, as questões objetivas são de grande valia para a avaliação no ensino de História.
IV. ( ) Todas as atividades realizadas na escola envolvem algum tipo de avaliação.
V. ( ) As avaliações formais são considerados momentos de reelaboração dos conteúdos.
A V–F–F–V–V
B V–V–V–F–F

Considere a seguinte citação: "O despertar do indivíduo pelo significado dos documentos deverá partir da realidade local vivenciada pelo mesmo. O amor pelos documentos e pelos monumentos do passado é construído dentro do contexto social e educacional em que o aluno está inserido e não somente a motivação do ambiente servirá para o início do estudo da história universal a partir da vivência local. [...] Assim sendo, o aluno terá uma visão mais ampla nos contatos com a documentação."
Relacione cada um dos tipos de fonte documental abaixo com suas respectivas características:
1. Texto jornalístico
2. Texto literário
3. Depoimento oral
4. Documentos oficiais
5. Imagens
( ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e devem ser complementadas com o texto didático.
( ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nelas possíveis “mentiras”.
( ) Na abordagem tradicional, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
( ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
( ) São documentos expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.

Leia o extrato de texto abaixo: "As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por um grande avanço nas pesquisas em Psicolinguística, sobretudo no que tange ao processamento da escrita".
Com base no modelo de processamento da escrita, trabalhado no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, leia as afirmações a seguir de modo a verificar o que é correto afirmar sobre o léxico visual:
I. Quanto mais se pratica a leitura, maior se torna o léxico visual.
II. O léxico visual é um dicionário que cria uma representação da palavra escrita.
III. O léxico visual é a representação do som de uma palavra, tal como propôs Saussure.
IV. Um leitor adulto pode ter um léxico visual de cerca de 50 mil palavras.
A Afirmativas I e III, apenas.
B Afirmativas I, II e IV, apenas.
C Afirmativas I, III e IV, apenas.
D Afirmativas I e II, apenas.
E Afirmativas II e IV, apenas.

Leia o excerto de texto a seguir: “De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição verbal de regras, com sentido de ‘fórmulas’, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa onde o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de atividade, os alunos — se bem que capazes de ‘recitar’ as regras quando solicitados — continuam a escrever errado”.
Os PCN sugerem atividades para reflexão e análise da língua. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade relacionada à ortografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Recomenda-se o uso de dicionários nas aulas, quando necessário.
II. ( ) Caso haja a exploração do uso de dicionários, esse pode ser em uma aula livre, isenta de planejamento.
III. ( ) A atividade deve ser pautada na fonética da língua portuguesa, dessa forma, o aluno poderá aprender corretamente a ortografia.
IV. ( ) As atividades devem proporcionar ao aluno o entendimento sobre as regras das formas que não têm uma regra justificável.
A V – V – F – V
B F – V – V – F
C V – F – F – V
D V – F – V – F
E F – F – V - V

Leia a seguinte citação: “Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
A Afirmativas II e III.
B Afirmativas I e II.
C Afirmativas II, III e IV.
D Afirmativas II e IV.
E Afirmativas I, II e IV.

Considere a afirmação a seguir: "Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual".
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
A Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
B Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
C Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
D Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia o seguinte fragmento de texto: “De maneira geral, o termo avaliação está relacionado aos atos de julgar, de dar valor, de formular concepções a respeito de atitudes, sujeitos e objetos a partir de critérios particulares e pré-determinados. Somos diariamente avaliados e avaliadores, o que constrói a ideia de que todas as pessoas estão preparadas para essa ação. Dessa forma, avaliar faz parte da condição humana e está presente em diversas ocasiões”.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, qual das afirmações a seguir corresponde à abordagem da pedagogia tradicional das práticas avaliativas de História?
A O aluno é estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
B O professor é entendido como um mediador no processo de avaliação da aprendizagem.
C A avaliação é entendida como um processo, portanto, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
D As avaliações são consideradas momentos de reelaboração dos conteúdos e expressão da aprendizagem conquistada.
E A avaliação limita-se à memorização de datas e nomes, sendo possível medir a quantidade de informações retidas pelo aluno.

Considere a seguinte passagem de texto: “O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política.”
Tendo em vista que as práticas avaliativas do ensino tradicional precisam ser superadas e que a avaliação deve ser entendida como um processo, nesse sentido, analise as asserções abaixo e marque a letra V para as afirmações verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a aprendizagem é medida por meio da quantidade de informações retidas na memória do aluno.
II. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, o aluno deve ser estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
III. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
IV. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, as avaliações formais são consideradas um reflexo do processo e não de um momento.
V. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a atenção, o interesse e a participação dos alunos são avaliados pelo professor.
A V–V–V–F–F
B F–V–F–F–V
C V–F–V–F–V
D V–V–F–V–F
E F–V–V–V–V

Considere a seguinte citação: "A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias".
Tendo em vista os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, sobre a prática da avaliação no ensino de História, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Numa concepção tradicional, a avaliação seria uma forma de mensurar a memorização do aluno.
II. ( ) A qualidade da aprendizagem pode ser representada por meio de uma nota.
III. ( ) Para avaliar a aprendizagem do aluno, as questões objetivas são de grande valia para a avaliação no ensino de História.
IV. ( ) Todas as atividades realizadas na escola envolvem algum tipo de avaliação.
V. ( ) As avaliações formais são considerados momentos de reelaboração dos conteúdos.
A V–F–F–V–V
B V–V–V–F–F

Considere a seguinte citação: "O despertar do indivíduo pelo significado dos documentos deverá partir da realidade local vivenciada pelo mesmo. O amor pelos documentos e pelos monumentos do passado é construído dentro do contexto social e educacional em que o aluno está inserido e não somente a motivação do ambiente servirá para o início do estudo da história universal a partir da vivência local. [...] Assim sendo, o aluno terá uma visão mais ampla nos contatos com a documentação."
Relacione cada um dos tipos de fonte documental abaixo com suas respectivas características:
1. Texto jornalístico
2. Texto literário
3. Depoimento oral
4. Documentos oficiais
5. Imagens
( ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e devem ser complementadas com o texto didático.
( ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nelas possíveis “mentiras”.
( ) Na abordagem tradicional, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
( ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
( ) São documentos expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.

Leia o extrato de texto abaixo: "As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por um grande avanço nas pesquisas em Psicolinguística, sobretudo no que tange ao processamento da escrita".
Com base no modelo de processamento da escrita, trabalhado no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, leia as afirmações a seguir de modo a verificar o que é correto afirmar sobre o léxico visual:
I. Quanto mais se pratica a leitura, maior se torna o léxico visual.
II. O léxico visual é um dicionário que cria uma representação da palavra escrita.
III. O léxico visual é a representação do som de uma palavra, tal como propôs Saussure.
IV. Um leitor adulto pode ter um léxico visual de cerca de 50 mil palavras.
A Afirmativas I e III, apenas.
B Afirmativas I, II e IV, apenas.
C Afirmativas I, III e IV, apenas.
D Afirmativas I e II, apenas.
E Afirmativas II e IV, apenas.

Leia o excerto de texto a seguir: “De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição verbal de regras, com sentido de ‘fórmulas’, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa onde o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de atividade, os alunos — se bem que capazes de ‘recitar’ as regras quando solicitados — continuam a escrever errado”.
Os PCN sugerem atividades para reflexão e análise da língua. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade relacionada à ortografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Recomenda-se o uso de dicionários nas aulas, quando necessário.
II. ( ) Caso haja a exploração do uso de dicionários, esse pode ser em uma aula livre, isenta de planejamento.
III. ( ) A atividade deve ser pautada na fonética da língua portuguesa, dessa forma, o aluno poderá aprender corretamente a ortografia.
IV. ( ) As atividades devem proporcionar ao aluno o entendimento sobre as regras das formas que não têm uma regra justificável.
A V – V – F – V
B F – V – V – F
C V – F – F – V
D V – F – V – F
E F – F – V - V

Leia a seguinte citação: “Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
A Afirmativas II e III.
B Afirmativas I e II.
C Afirmativas II, III e IV.
D Afirmativas II e IV.
E Afirmativas I, II e IV.

Considere a afirmação a seguir: "Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual".
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
A Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
B Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
C Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
D Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.

Prévia do material em texto

APOL – Módulo 3
NOTA: 6,0
2º Licenciatura em Pedagogia
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A propriedade que a linguagem tem de poder referir-se a si mesma é o que torna possível a análise da língua e o que define um vocabulário próprio, uma metalinguagem. Em relação a essa terminologia característica, é preciso considerar que, embora seja peculiar a situações de análise linguística (em que inevitavelmente se fala sobre língua), não se deve sobrecarregar os alunos com um palavreado sem função, justificado exclusivamente pela tradição de ensiná-lo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf.  Acesso em 15 abr. 2016.
As atividades de reflexão e análise são importantes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da língua. Quanto a essa finalidade, analise os recursos didáticos listados abaixo:
 I. Experimentação de modos de escrever
II. Comparação de expressões
III. Ensino da gramática tradicional
IV. Análise das formas de escrever em detrimento do falar
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV, apenas
Questão 2/10
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“De maneira geral, o termo avaliação está relacionado aos atos de julgar, de dar valor, de formular concepções a respeito de atitudes, sujeitos e objetos a partir de critérios particulares e pré-determinados. Somos diariamente avaliados e avaliadores, o que constrói a ideia de que todas as pessoas estão preparadas para essa ação. Dessa forma, avaliar faz parte da condição humana e está presente em diversas ocasiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Flávia Renata Pinto. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: Estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUl: Seminário de pesquisa e em Educação da Região Sul, 2012. Link: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2082/587. Acesso em 03 jun. 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, qual das afirmações a seguir corresponde à abordagem da pedagogia tradicional das práticas avaliativas de História?
	
	A
	O aluno é estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
	
	B
	O professor é entendido como um mediador no processo de avaliação da aprendizagem.
	
	C
	A avaliação é entendida como um processo, portanto, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
	
	D
	As avaliações são consideradas momentos de reelaboração dos conteúdos e expressão da aprendizagem conquistada.
	
	E
	A avaliação limita-se à memorização de datas e nomes, sendo possível medir a quantidade de informações retidas pelo aluno.
Questão 3/10
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003, p. IX. 
Tendo em vista que as práticas avaliativas do ensino tradicional precisam ser superadas e que a avaliação deve ser entendida como um processo, nesse sentido, analise as asserções abaixo e marque a letra V para as afirmações verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a aprendizagem é medida por meio da quantidade de informações retidas na memória do aluno.
II. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, o aluno deve ser estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
III. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
IV. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, as avaliações formais são consideradas um reflexo do processo e não de um momento.
V. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a atenção, o interesse e a participação dos alunos são avaliados pelo professor.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V–V–V–F–F
	
	B
	F–V–F–F–V
	
	C
	V–F–V–F–V VER
	
	D
	V–V–F–V–F
	
	E
	F–V–V–V–V
Questão 4/10
Considere a seguinte citação: 
“A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Coleção Magistério 2° Grau Série Formando Professor. São Paulo: Cortez, 1994. p. 195.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, sobre a prática da avaliação no ensino de História, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Numa concepção tradicional, a avaliação seria uma forma de mensurar a memorização do aluno.
II. ( )  A qualidade da aprendizagem pode ser representada por meio de uma nota.
III. ( ) Para avaliar a aprendizagem do aluno, as questões objetivas são de grande valia para a avaliação no ensino de História.
IV. ( ) Todas as atividades realizadas na escola envolvem algum tipo de avaliação.
V. ( ) As avaliações formais são considerados momentos de reelaboração dos conteúdos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V–F–F–V–V
	
	B
	V–V–V–F–F
	
	C
	F–V–F–F–V
	
	D
	V–F–V–F–V VER
	
	E
	V–V–F–V–F
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível: DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectiva. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 73-89, jan./abr. 2004. p. 75.
Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, sobre a alfabetização no ambiente rural, analise as afirmativas abaixo:
 I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV.Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando esta distribuição.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 6/10
Considere a seguinte citação:“O despertar do indivíduo pelo significado dos documentos deverá partir da realidade local vivenciada pelo mesmo. O amor pelos documentos e pelos monumentos do passado é construído dentro do contexto social e educacional em que o aluno está inserido e não somente a motivação do ambiente servirá para o início do estudo da história universal a partir da vivência local. [...] Assim sendo, o aluno terá uma visão mais ampla nos contatos com a documentação.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Flávio Cavalcante. OS ARQUIVOS HISTÓRICOS NA SALA DE AULA: OS DOCUMENTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Link: http://dmd2.webfactional.com/media/anais/OS-ARQUIVOS-HISTORICOS-NA-SALA-DE-AULA--OS-DOCUMENTOS-NO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em 30 abr. 2016. 
Relacione cada um dos tipos de fonte documental abaixo com suas respectivas características: 
1. Texto jornalístico
2. Texto literário
3. Depoimento oral
4. Documentos oficiais
5. Imagens 
(  ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e devem ser complementadas com o texto didático.
( ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nelas possíveis “mentiras”.
( ) Na abordagem tradicional, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
(  ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
(  ) São documentos expedidos por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A
	5–4–2–3–1
	
	B
	3–5–4–2–1
	
	C
	1–2–4–5–3
	
	D
	2–1–5–3–4
	
	E
	3–5–2–1–4
Questão 7/10
Leia o extrato de texto abaixo: 
“As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por um grande avanço nas pesquisas em Psicolinguística, sobretudo no que tange ao processamento da escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: LOPES, Miguel Pais Moreira. O processo de elaboração de resumos acadêmicos: Uma análise com base em modelos processuais da escritura e gêneros textuais. Dissertação de Mestrado, PUC, Departamento de Letras, Rio de Janeiro, 2011, p. 31. Link: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0912656_2011_cap_3.pdf. Acesso em 15 abr. 2016.
Com base no modelo de processamento da escrita, trabalhado no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, leia as afirmações a seguir de modo a verificar o que é correto afirmar sobre o léxico visual:
I. Quanto mais se pratica a leitura, maior se torna o léxico visual.
II. O léxico visual é um dicionário que cria uma representação da palavra escrita.
III. O léxico visual é a representação do som de uma palavra, tal como propôs Saussure.
IV. Um leitor adulto pode ter um léxico visual de cerca de 50 mil palavras.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV, apenas.
Questão 8/10
Leia o excerto de texto a seguir: 
“De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição verbal de regras, com sentido de ‘fórmulas’, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa onde o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de atividade, os alunos — se bem que capazes de ‘recitar’ as regras quando solicitados — continuam a escrever errado”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 55.  Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf.  Acesso em 15 abr. 2016. 
Os PCN sugerem atividades para reflexão e análise da língua. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade relacionada à ortografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Recomenda-se o uso de dicionários nas aulas, quando necessário.
II. ( ) Caso haja a exploração do uso de dicionários, esse pode ser em uma aula livre, isenta de planejamento.
III. ( ) A atividade deve ser pautada na fonética da língua portuguesa, dessa forma, o aluno poderá aprender corretamente a ortografia.
IV. ( ) As atividades devem proporcionar ao aluno o entendimento sobre as regras das formas que não têm uma regra justificável.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – F – F – V 
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – V VER
Questão 9/10
Leia a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATTHEWS, M. M. Teaching to read historically considered. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. p. 6. (Tradução nossa).
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
 I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e II.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
Questão 10/10
Considere a afirmação a seguir:
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATOS, Auxiliadôra Aparecida de. Fundamentos da Teoria Piagetiana: esboço de um modelo. Revista Ciências Humanas. Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. Link: http://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/192/99.  Acesso em 10 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
	
	A
	Equilibração, adaptação, autonomia, comunicação e desequilíbrio.
	
	B
	Equilibração, adaptação, dependência, comunicação e assimilação.
	
	C
	Adaptação, autonomia, comunicação, assimilação e desiquilíbrio.
	
	D
	Autonomia, comunicação, adaptação, equilibração e assimilação.
	
	E
	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.

Mais conteúdos dessa disciplina