Buscar

Feudalismo: Sistema Político, Econômico e Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Feudalismo
 O Feudalismo foi um sistema político, econômico e social que vigorou durante parte da Idade Média em diversos territórios da Europa. Seu nome deriva de “feudo”, terras que estavam sob poder dos senhores feudais, concentravam a produção agrícola no período, e onde vivia a maior parte da população. 
Contexto
 O feudalismo viveu seu auge durante a Alta Idade Média, entre os séculos IX e XI, e se caracterizou pela descentralização política, e por isso se manifestou de forma diferente em cada região.
 Com o declínio do Império Romano do Ocidente, e as invasões bárbaras que o levaram ao fim, em 476, diversos povos de origem germânica se instalaram na Europa. Com o aumento dos conflitos e as dificuldades da vida nas cidades, parte da população passou a procurar abrigo e recursos para subsistência nas áreas rurais, então surgiram os Feudos.
 Estrutura social
A posição na hierarquia social era determinada pelo nascimento.
Relações Sociopolíticas
· Vassalagem e suserania: Formavam um
sistema sócioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
· Servidão: Principal tipo de mão de obra utilizado durante a Idade Média, e se diferenciava da escravidão pelo fato de os servos não serem considerados mercadorias.
· Corveia: Destinação de até três dias de trabalho por semana nas terras do senhor.
· Banalidades: Imposto cobrado para uso das ferramentas do senhor, como os moinhos.
· Talha: Imposto sob os produtos que os servos produziam. Era a porcentagem da produção obtida do trabalho no manso servil que era para o Senhor Feudal.
Divisões
· Manso senhorial: onde se encontravam a residência do senhor feudal e sua família, e suas terras, que eram cultivadas pelos servos;
· Manso servil: onde se localizavam as terras utilizadas pelos servos (parte dessa produção também ia para os senhores);
· Manso comunal: constituído pelas terras comuns que abrigavam as ferramentas utilizadas para a produção.
Crise do Feudalismo
 A partir do século XI, esse modelo começou a entrar em crise, entre outros motivos pela dinamização do comércio nas cidades, que provocou o renascimento urbano e a ascensão da burguesia, uma nova camada social ligada às atividades comerciais.
 Com o crescimento populacional do período, as condições de vida no feudo se tornaram mais difíceis, e as cidades passaram a atrair as pessoas. As péssimas condições aliadas a exploração promovida pelos senhores feudais também provocou uma série de revoltas camponesas que enfraqueceram o poder dos senhores.
 Cabe destacar que durante a Idade Média as cidades continuaram existindo, assim como o comércio, porém perderam espaço para a sociedade feudal, baseada na produção agrícola para subsistência.

Continue navegando