Buscar

Prova de Workshop Programa de Habilidades Socioemocionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Workshop 4 - Programa de Habilidades Socioemocionais - Avaliação Workshop - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
Com base no texto estudado, avalie se as afirmações sobre as competências “Determinação” e “Persistência” são verdadeiras ou falsas:
I. “Determinação” diz respeito à “iniciativa” (motivação para ir atrás de conquistas) e “Persistência” relaciona-se com a “acabativa” (permanecer na tarefa, mesmo quando há obstáculos ou dificuldades).
II. Autoconhecimento é fundamental na determinação e na persistência, pois o tipo e o grau de esforço necessário no caminho da conquista das metas pessoais dependem das características de cada um. O que é fácil para mim pode não ser para o outro, e vice-versa...
III. Quando a motivação para alcançar um objetivo é externo (por exemplo, estudar para ser aprovado, para obter nota), é facilitador construir uma motivação interna (no exemplo, estudar para aprender e dominar o conteúdo).
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I está correta;
B - Somente as afirmativas II, III estão corretas;
C - Somente a afirmativa II está correta;
D - As afirmativas I, II e III estão corretas; check_circle Resposta correta
E - Todas as afirmativas estão incorretas.
Questão 2 de 5
As Funções Executivas, localizadas no lobo frontal (mais ou menos na região da testa) são responsáveis por convocar as diferentes partes do cérebro e organizar o seu funcionamento em relação às tarefas a serem realizadas. São como os “executivos” da nossa empresa “cérebro”. Em relação às funções executivas implicadas na Autogestão, analise as afirmativas e marque a alternativa que indica as afirmativas corretas.
I. A “identificação de objetivos” está relacionada ao reconhecimento dos desejos e necessidades, e o “estabelecimento de metas” à escolha das prioridades, que podem ser organizadas em curto, médio e longo prazos.
II. Para um bom “planejamento”, é importante um “levantamento de informações” relevantes, o que está diretamente relacionado à “atenção seletiva”, função executiva que nos permite focar a atenção no que interessa.
III. De maneira bastante didática, podemos dizer que a função executiva “planejamento” está associada à organização do tempo e a função executiva “organização”, à ordem dos objetos no espaço.
IV. A função executiva “memória de trabalho” refere-se às aprendizagens de longo prazo que ficam armazenadas no nosso cérebro.
V. Na “gestão de tempo”, é importante considerar os tempos externos e objetivos (horas, dias, semanas, meses) e também os tempos internos (duração prevista de cada atividade, momentos de descanso, disponibilidade de tempo de outras pessoas, quando for o caso).
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as afirmativas I e V estão corretas;
B - Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas;
C - Somente a afirmativa II está correta;
D -  As afirmativas I, II, III e V estão corretas; check_circle Resposta correta
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 3 de 5
Um aspecto importante da autogestão é assumir a responsabilidade pelas próprias ações e tarefas, organizando-se de modo a cumprir os compromissos assumidos perante si mesmo e os outros. Envolve agir de forma confiável e consistente, assumindo as consequências das próprias atitudes. Com base no texto estudado, assinale a alternativa CORRETA sobre a competência “Responsabilidade”:
A - Nem sempre é preciso assumir a responsabilidade pelas nossas próprias ações.
B - Podemos e devemos assumir a responsabilidade por tudo o que nos acontece, porque assim teremos total controle sobre todas as variáveis da nossa vida.
C - A criança pequena ainda não tem condições biológicas para ser autônoma e responsável, cabendo aos responsáveis orientar, explicar, direcionar, estabelecer limites. check_circle Resposta correta
D - A construção conjunta das regras que regem a convivência não tem qualquer relação com o desenvolvimento da competência Responsabilidade.
E - No ambiente de trabalho, não é necessário estabelecer combinados, dividir funções e responsabilidades individuais, pois cabe à liderança assumir a responsabilidade por tudo o que acontece na sua área
Questão 4 de 5
Analisando a competência Organização, tratada neste Workshop, a qual refere-se a uma série de habilidades que ampliam a possibilidade de realização eficiente de tarefas, marque a alternativa correta:
A - A competência organização, envolve estabelecer prioridades, compreender e planejar etapas de ações considerando os tempos e os recursos necessários. check_circle Resposta correta
B - Essa competência socioemocional relaciona-se com as habilidades necessárias para lidar com os obstáculos que surgem ao longo da vida, tentando superá-los para manter-se no caminho da busca das metas desejadas.
C - Uma pessoa determinada não identifica o que é importante para si mesma e estabelece metas para a sua vida, sejam pessoais, escolares, profissionais.
D - Não e fundamental ter cuidado com os extremos: uma organização muito rígida não ajuda a lidar com as mudanças.
E - Nenhuma habilidade pode auxiliar na organização e eficácia na realização de tarefas. 
Questão 5 de 5
Considerando a função executiva “Organização”, analise as dicas sobre a organização dos objetos e dos espaços e assinale a alternativa que traz as dicas corretas.
I. Estudar o que precisa ser organizado e escolher critérios de organização levando em conta as preferências pessoais e as necessidades objetivas.
II. Providenciar materiais que possibilitem a acomodação daquilo que precisar ser organizado, como por exemplo: estantes, gavetas, caixas, envelopes, saquinhos...
III. Procurar guardar tudo, pois nunca se sabe do que se irá precisar.
IV. Começar separando em três blocos: “guardar”, “tirar”, “decidir depois”. Reservar um espaço para esse “arrumar depois”;
V. Criar hábitos para manter os pertencer organizados, como por exemplo “não deixar para depois o que se pode guardar no lugar agora”.
Assinale a alternativa correta:
A -  Somente as dicas I e V estão corretas;
B - Somente as dicas II, III e IV estão corretas;
C - Somente a dica II está correta;
D - As dicas I, II, IV e V estão corretas; check_circle Resposta correta
E - Todas as dicas estão corretas.

Outros materiais

Outros materiais