Buscar

Principais Teorias da Psicologia e Ciclo Vital Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Provas Dissertativas (PDs - Formato Online)
Sobre os tópicos mais importantes dos Ciclos 1 e 2:
1º Ciclo de Aprendizagem
Unidade 1 – 
a) Perspectivas históricas da Psicologia: diferentes escolas (Estruturalismo, Funcionalismo, Associacionismo). 
b) Como o estruturalismo compreendia a mente humana? O método utilizado por Titchener (fundador do Estruturalismo) era satisfatório? Quais críticas podem ser realizadas ao Estruturalismo? Estruturalismo - foi elaborado por Titchener. O objeto de estudo da Psicologia para Titchener era os elementos básicos da consciência, onde quis analisar os processos psíquicos conscientes. A mente e a consciência eram realidades semelhantes. No entanto, a consciência envolvia processos mentais que ocorriam no momento, enquanto a mente envolvia o acúmulo total desses processos. O método que Titchener utilizava para estudar a consciência era a introspecção, onde um sujeito, especialmente treinado para a auto-observação, descrevia de forma precisa a experiência imediata pela qual passava com exatidão, sem ser contaminado por interferências, sem ter a atenção subjetiva.
c) Como o funcionalismo compreendia a consciência? Como o funcionalismo aborda a adaptação do ser humano ao meio? O que esta adaptação tem a ver com a educação? Quais críticas podem ser feitas ao funcionalismo? Funcionalismo - teve como idealizador William James, que estudou a consciência e se perguntou: para que serve a consciência? Deu ênfase à mente em funcionamento, buscou compreender o funcionamento da consciência partindo do princípio de que o homem a utilizava para se adaptar ao meio e ressaltava a importância do pragmatismo, ou seja, acreditava que só era válido na Psicologia aquilo que era útil. No que se refere ao ser humano, este seria útil quando conseguisse se adaptar ao meio. Então, para saber quais os sujeitos mais aptos, foram desenvolvidos e aplicados testes. O estudo dessa teoria deixa claro que quem teria mais capacidade de se adaptar ao meio teria também mais chances de sobrevivência.
d) Como o associacionismo compreende a aprendizagem? Como o associacionismo aborda a adaptação do ser humano ao meio? Associacionismo - teve como maior representante Thorndike, que formulou a primeira teoria de aprendizagem da Psicologia. O Associacionismo compreendia a mente como um complexo de ideias que se relacionavam entre si. Para os associacionistas, a aprendizagem, também, ocorria pela associação das ideias. Ao investigar a aprendizagem, Thorndike não admitia nenhuma referência à consciência ou aos processos mentais. Ele interpretava a aprendizagem em termos de estímulo – resposta, ou seja, a aprendizagem ocorria porque as respostas seriam selecionadas pelos seus efeitos. Esse teórico substituiu a consciência pelo conjunto casual de respostas selecionadas por seus efeitos. Surgiu, então, a Lei do Efeito (um comportamento tenderia a se repetir quando fosse recompensado; e tenderia a não acontecer mais quando o sujeito fosse castigado).
Unidade 2
a) Diferentes abordagens teóricas da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e Humanismo (Atividade – Portfólio).
b) Atentar-se ao Behaviorismo, Neobehaviorismo (Albert Bandura); Conceitos formulados pelo Behaviorismo e Neobehaviorismo que se relacionam com a aprendizagem e educação.
c) Freud - Atentar-se aos conceitos de transferência e contratransferência referentes ao vínculo professor-aluno e aluno-professor.
d) A Psicologia da Gestalt, o comportamento humano e a aprendizagem.
e) As contribuições da Psicanálise para a Educação.
f) A abordagem do Humanismo e o vínculo professor-aluno e aluno-professor. 
2º Ciclo de Aprendizagem
Unidade 3
a) O ciclo vital humano para o estudo do desenvolvimento do homem pode ser dividido em quatro fases: a primeira trata da "infância", que, segundo várias teorias, pode ser dividida em "primeira infância" (zero a dois anos), "segunda infância" (anos pré-escolares) e "terceira infância" (anos escolares); a segunda, muito importante para a Psicologia da Educação, é a adolescência; por fim, o ser humano ainda passa pela "vida adulta" e pela "velhice".
b) Destacar 3 características de cada fase.
c) Desenvolvimento humano. Ciclo vital e psicossocial: criança de zero a dois anos. Desenvolvimento na segunda infância: anos pré-escolares. A criança na fase escolar e suas características de desenvolvimento. 
d) A infância (primeira, segunda e terceira infâncias) e as características que compõem o desenvolvimento físico, emocional/social e cognitivo nestas diferentes fases.
Abraços Fraternos Virtuais!!!
Profa. Cris Tozzo.

Continue navegando