Buscar

doc_1730320_03-05-2021_12h30-convertido

Prévia do material em texto

EVERSON DE SOUZA OLIVEIRA GABRIEL RODRIGUES SILVEIRA JÚLLIA VARGAS MOREIRA MARCELA MOURA GONÇALVES NATHALIA BRAGA GIL
PALOMA LOPES MARTINS THALYSE DA SILVA RABUSKE
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Disciplinas Integradoras: Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem Cultura e
Sociedade, Sistemas de Informação gerencial.
Alvorada 2021
EVERSON DE SOUZA OLIVEIRA GABRIEL RODRIGUES SILVEIRA JÚLLIA VARGAS MOREIRA MARCELA MOURA GONÇALVES NATHALIA BRAGA GIL
PALOMA LOPES MARTINS THALYSE DA SILVA RABUSKE
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Disciplinas Integradoras: Empreendedorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem Cultura e Sociedade, Sistemas de Informação gerencial.
Produção Textual em Grupo apresentada ao curso Ciências contábeis da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à ob- tenção de nota da disciplina de Empreende- dorismo, Ética, Política e Sociedade, Homem Cultura e Sociedade, Sistemas de Informação gerencial.
Orientador: Prof. Ewerton Taveira Cangussu, Prof. José Adir Lins Machado, Profa. Maria Gisele de Alencar e Prof. Eduardo Faria No- gueira.
Alvorada 2021
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo apresentar a criação de uma empresa de construção civil que surgiu após duas empresas locais decidirem juntar forças e constituir uma empresa única.
a integração não será nada fácil, porém, é muito necessária pois, sozinha, nenhuma nem outra conseguiria sobreviver às ações do novo concorrente. Já foi diagnosticado que a nova empresa constituída precisará inovar em processos e produtos, melhorar seus sistemas de gestão e de informação, além de harmonizar missão, visão e valores.
 (
2
)
passo 1
Passo 2
É um debate onde há ideias diferente, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Dialética, é uma forma de ideias entre duas (ou mais) pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que buscam mostrar a verdade das suas ideias através de argumentos. Sócrates utilizou a dialética como um método de investigação próprio da filosofia: a busca para mostrar a verdade com objetivo de provar a ignorância, a soberba do ouvinte em achar que sabe o que na verdade, não sabe.
Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor, assim, as ideias verdadeiras viessem dele. A dialética de Sócrates, que influenciou o pensamento de Platão, ocorre em dois momentos: a ironia e a maiêutica. Esse movimento é chamado como Método Socrático.
O discurso dialético socrático, é o discurso ideal para uma investigação em busca da verdade até com entre os colegas, entre a família ou entre amigos. É ideal para momentos em que debates públicos ocorrem.
Já Platão define a dialética como a arte de pensar, hierarquizar ideias e questionar. Ele utilizava como referência qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia.
A dialética pode contribuir com menos trauma e maior harmonia porque busca solucionar a contradição pela construção de uma posição em busca da verdade.
O alinhamento na fusão entre as empresas tornou-se fortes aliadas dos negócios e são definidas pelo resultado da exploração de novas ideias, levando à criação de um produto, processo ou serviço totalmente novo ou melhorado, portanto, é muito importante manter o foco em inovações tecnológicas, pois são elas quem trarão uma maior probabilidade de ter um sucesso sustentável.
Passo 3
Um processo de fusão é um desafio, temos que seguir esse processo com cui- dado, com uma com uma boa recepção devemos tratar os funcionários como se fossem funcionários novos, de alguma forma deram, vamos fazer com que todos se sintam
dessa nova empresa mostrando toda a nova empresa, podemos fazer um cafezinho para deixar a todos mais calmos, fazer a apresentação de todos os funcionários para que todos possam se conhecer.
Com a união a empresa vai crescer então não podemos regredir na produção; devemos preservar os colaboradores, para continuar com a nossa qualidade.
Depois de uma recepção e todos se conhecendo, podemos pensar no nosso cresci- mento; criar uma universidade interna com objetivo de proporcionar um desenvolvimento profissional para nossos colaboradores, trazendo conhecimento de diversos setores da empresa, assim podemos avaliar os nossos trabalhadores, veremos quem está disposto a crescer com a empresa.
Vamos também oferecer um treinamento para os primeiros messes. Podemos es- colher alguns dos nossos melhores funcionários para dividirmos o resto deles em equipes e criarmos metas, assim vamos atingir o nível máximo de cada equipe, com os melhores funcionários no comando das equipes teremos eles como exemplo.
Vamos colocar todo o resto dos funcionários no nível 1 ou 2; alguns podem passar somente alguns dias nestes estágios, outros podem permanecer nestes níveis iniciais por anos, com isso podemos nos organizar melhor com os funcionários. Com todas essas estratégias teremos bons resultados com os colaboradores.
Achei esse poste que vou colocar a baixo bem relevante e que fala um pouco sobre o que vamos passar.
Conexão: Imagine equipes com pessoas diferentes, gestão diferentes, culturas diferentes e que utilizam processos diferentes para realizarem suas atividades no dia a dia. Conectar todas essas forças de trabalho de uma só vez é extremamente desafiador e pode gerar diversos conflitos.
Então tudo isso deve ser fria mente calculado.
PASSO 4
Laudon e Laudon (2010) definem que um Sistema de Informação (SI) é tecnicamente definido como um conjunto de elementos relacionados que coletam ou recuperam, proces- sam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Também auxiliam colaboradores a analisar problemas, visu- alizar assuntos complexos e desenvolver produtos novos. Esses Sistemas de Informação têm informações sobre pessoas e ambientes. Ou seja, informação quer dizer que os dados apresentados têm significado para os seres humanos. Os dados são processados e, assim, transformados em informação. Daí a origem do termo sistema de informação, um sistema específico com a finalidade de gerar informações importantes para algum propósito. Se forem convertidos, por exemplo, em itens mais vendidos, menos vendidos, o melhor cliente em valor, o pior cliente em percentual.
Para que os objetivos das empresas sejam alcançados, os sistemas de informação devem funcionar de maneira apropriada, de modo a garantir o registro dos dados utilizados, organizá-los, distribuí-los e apresentá-los com qualidade para os usuários finais. Por meio das tecnologias disponibilizadas pelos sistemas de informação, as empresas tornam-se mais aptas a melhorar a eficiência de suas operações (atingir a excelência operacional) e, consequentemente, a melhorar seus resultados. Além disso, facilitam a criação de novos produtos e serviços, inclusive aqueles personalizados, feitos conforme as necessidades específicas de cada cliente, proporcionando um estreitamento ainda maior das relações entre a empresa e seus clientes.
Principais sistemas de informação empresariais e suas aplicabilidades na tomada de decisão.
ERP - Enterprise Resource Planning são softwares que integram diferentes pro- cessos e dados da empresa, reunindo-os em apenas um local. Dados de todos os departa- mentos da organização são integrados e armazenados. Ajudam a trazer mais agilidade aos processos e permitem cumprir a produção por demanda. O objetivo é reduzir os estoques e até mesmo eliminá-lo, evitando os gastos com armazenamento.
SCM - Suplly Chain Management tem o objetivo básico de buscar a maximiza- ção e a criação de sinergias das partes envolvidas na cadeia produtiva para que haja o atendimento mais eficiente e eficaz, com menores custos, das necessidades do consumi- dor. Consiste em reduzir a quantidade de recursos visando gerar um nível de serviço ao consumidor eficiente e otimizado, atendendo, assim, suas necessidades e desejos.
CRM – Customer Relationship Management realiza a análise dos clientes de forma multifacetada, utilizando um conjunto de aplicaçõesintegradas para que possa abor- dar todos os aspectos de relacionamento com o cliente, inclusive atendimento, vendas e marketing. Consiste em ferramentas de nicho que executa desde algumas funções até a personalização de sites para clientes, utilização de aplicativos de larga escala que possibili- tam captar interações com clientes, fornecendo relatórios para a gestão do relacionamento
com o consumidor.
PRM – Partner Relationship Management consiste na gestão do relacionamento com os parceiros da empresa. Essa ferramenta utiliza dados provenientes da gestão de relacionamento com os clientes, embora a sua finalidade seja de melhorar a colocação entre a empresa e seu parceiro, auxiliando-o quanto a gestão dos canais de distribuição. Possibilita à empresa usar ferramentas para que possa mensurar o desempenho de seus parceiros, a fim de garantir aos melhores parceiros empresariais apoio para o fechamento de negócio.
BSC - Balanced Scorecard pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho, podendo ser compreendido como um sistema integrado de mediação de desempenho empresarial que observa as perspectivas financeiras, clientes, processos de negócio e de aprendizado e crescimento. A partir de uma visão objetiva descreve, implementa e gerencia estratégias em forma de planejamento integrado e balanceado
BI – Business Intelligence, que pode ser compreendido como uma ferramenta que possibilita ao gestor uma visão mais sistêmica quanto aos seus negócios, por meio da disponibilização de informações aos clientes, fornecedores, empresa e planos de expansão com qualidade para a tomada de decisão. Contribui de forma direta para a área de con- troladoria, na análise e comunicação das informações aos gestores, além de possibilitar o monitoramento da empresa como um todo, sua gestão e a aplicação da tecnologia da informação.
O sistema mais adequado para a melhoria dos principais processos da empresa seria o ERP.
ERP - Existem algumas funcionalidades que destacam um ERP especializado em gerenciar projetos de construção. Primeiramente, esse sistema deve ser desenvolvido a partir de módulos. Estes, nada mais são, do que interfaces por meio das quais você insere ou exporta informações.
Mas se engana, quem pensa que o ERP deve somente gerenciar o administrativo e o operacional. Nas construtoras é preciso que essa ferramenta traga diferencial para os processos, agregando funções de relacionamento com o consumidor e com os fornecedores.
É como se você não precisasse de mais nenhum sistema para operar fora das planilhas!
Sabe aquela velha tarefa de copiar modelo de planilha para oferecer um orçamento na construção civil? O sistema acaba com essas e outras repetições ao contar com módulos como estes:
· Relacionamento com cliente
· Cadastro de obras
· Gestão de orçamento
· Gerenciamento de fornecedores
· Compras e cotações
· Gestão Financeira
· Apropriação
· Relatórios
Essas funcionalidades permitem administrar a empresa de um só lugar. Conside- rando que esse negócio é uma construtora, inserir informações separar por projeto e em diferentes centros de custos, ajuda a manter a saúde financeira. Assim, você não mistura o lucro de uma obra ao de outra.
Vantagens para a implementação de um ERP:
· Redução de custos, erros e fraudes.
· Otimização das informações e sua qualidade.
· Otimização da tomada de decisão empresarial.
· Eliminar retrabalho de processos e informações redundantes ou desconexas.
· Redução do tempo de resposta e posicionamento da empresa ao mercado.
· Redução do lead-time.
Desvantagens desta ferramenta, temos:
· Altos custos quanto a implementação, o que exige a análise da relação custo benefício de forma mais objetiva.
· Excesso de controle o que poderá gerar resistência à mudança e em alguns casos até a desmotivação por parte de colaboradores resistentes ao novo.
· Dependência do provedor do sistema escolhido, obrigando a empresa a uma análise criteriosa.
· Imposição de padrões de tarefas de acordo com o sistema adotado (PALAZZO, 2006).

Continue navegando