Buscar

Questões do capitulo 2 de Libâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DO CAPITULO 2 DE LIBÂNEO
1. Qual a relação entre a democratização do ensino e a democratização da sociedade?
A prática educativa é um fenômeno social, sendo uma atividade humana necessária à própria existência individual, bem como ao funcionamento de uma sociedade. A sociedade deve formar os indivíduos para que estes possam desenvolver suas capacidades, os preparando para a vida social ativa como agente transformador do meio social. O trabalho do professor, portanto, é também, instruir acerca dos interesses sociais, políticos, econômicos e culturais, levando em consideração que esses interesses fazem parte do contexto geral de uma sociedade. E sabendo que as relações sociais são dinâmicas, os indivíduos que atuam nela estão construindo as mudanças que guiarão o rumo da sociedade em questão. Por isso, o papel da democratização do ensino é importante para que haja a concretização de uma sociedade democrática, proporcionar a todos uma escolarização básica, que se adeque às questões socioculturais é o primeiro passo, consolidando o valor da leitura e escrita na formação intelectual e crítica dos alunos, assim como também assegurar a participação democrática dentro da escola. Sendo assim, a democratização do ensino não pode ser desvinculada da democratização da sociedade, uma vez que o ensino democrático será o agente transformador para uma sociedade democrática.
2. Qual é o sentido social e político da escola pública?
A escola pública tem como principal objetivo, instruir crianças e jovens para a participação ativa na vida social, visando a instrução por meio dos conhecimentos sistematizados, desenvolvendo no aluno, capacidades intelectuais e críticas, que são adquiridas através da ação conjunta professor-aluno, pelo ensino. Ao proporcionar aos educandos o domínio de conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar possibilita a socialização do saber e desenvolve as capacidades cognitivas para a atuação do indivíduo na vida social, no trabalho e nas lutas pelos seus direitos enquanto cidadão. 
3. Explique os termos utilizados por Libâneo: “educação ajustadora” e “educação transformadora”. 
Educação ajustadora é uma característica da pedagogia liberal, na qual ajusta o aluno para a vida em sociedade, enquanto que a educação transformadora é uma característica da pedagogia progressista, este tipo de educação prepara o aluno para lutar pelos seus direitos de cidadão e por uma sociedade igualitária.
4. Analise os efeitos dos fatores externos e dos fatores interescolares no fracasso escolar. 
Para Libâneo, as deficiências e dificuldades dos alunos são provocadas não só pelo modo de organização econômica, mas também pela organização social da sociedade e principalmente pela escola não estar preparada para atender os estudantes de classe social mais humilde, acarretando muitas vezes em isolamento e até mesmo exclusão do processo de aprendizagem e pelo próprio docente da instituição de ensino. De acordo com esse autor, o fracasso escolar está relacionado com a equivocada que há ainda no Sistema de Educação. Segundo essa visão, a escola é preparada para receber uma “criança ideal” e não a criança real que necessita de mais atenção devido às dificuldades impostas tanto por fatores externos (Exemplo: as características individuais dos alunos, condições familiares) e interno (Exemplo: corpo docente, organização escolar e estrutura). Desse modo, a escola tem como papel a formação e o desenvolvimento sociocognitivo dos indivíduos.
5. Que ações seriam necessárias para se combater o fracasso escolar? Partam das ideias de Libâneo, mas se puder usem também o posicionamento de vocês sobre o que poderia ser feito. 
Para Libâneo o fracasso escolar pode ser evitado se a qualidade do ensino for eficiente, isso quer dizer que programas, métodos, conteúdos e formas de organização adquirirem qualidade, quando o corpo escolar e principalmente o docente leva em consideração as condições reais dos alunos, não apenas as individuais mas também as determinadas pelas condições sociais, tendo em vista que as condições do meio interferem diretamente na assimilação dos conhecimentos, assim como nas motivações de estudo e aspirações em relação ao futuro. O meio mais promissor de evitar o fracasso escolar é a instrução da leitura e escrita em toda a vida escolar, dessa forma os educandos ganharão voz como cidadãos críticos e ativos no meio social, podendo expressar suas ideias, sentimentos e aperfeiçoar suas capacidades cognitivas, e poderão lidar com as situações práticas da sociedade com consciência.
6. Quais são as tarefas da escola pública democrática?
As principais tarefas da escola pública democrática são: 1) Proporcionar aos indivíduos a escolarização básica e gratuita de pelo menos 8 anos, visando o desenvolvimento significativo das capacidades físicas e intelectuais; 2) Assegurar a transmissão não só dos conhecimentos básicos estabelecidos pela escola, mas também nas habilidades que constituem as matérias de ensino; 3) Assegurar o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais utilizando como base a ciência. Além disso, garantir a formação de um pensamento crítico e independente e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na escola e na prática social; 4) Assegurar uma organização interna da escola nos processos de gestão e administração. Além da participação democrática de todos os elementos envolvidos na vida escolar, garantam o ensino dos alunos.
7. Como se concretiza na prática escolar o compromisso social e ético do professor? 
O compromisso social mais importante e indispensável do professor é o de preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos da sociedade, seja na vida familiar, cultural ou política. Sendo assim, a característica primordial do trabalho do docente é a mediação entre o aluno e a sociedade, provendo conhecimentos, métodos e organização do ensino, capazes de capacitar os educandos e ampliar suas competências, e para tanto, é necessário que haja uma preparação profissional sólida, tendo em vista as exigências do campo de trabalho, e esse é também, um dever da escola visando evitar o fracasso escolar, que não é fracasso só do aluno, mas principalmente da escola e do professor, é preciso que o corpo docente saiba lidar com as individualidades e meio social que o aluno está inserido.

Continue navegando