Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA – SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
Acadêmico: Luiz Augusto Lahr Figueiredo
“Platão”, por R.M.Hare (2015). Disponível em <https://fabriciomuller.com.br/wp/?p=1617>. Acesso em 06 mar. 2019.
 
Para Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), expoente da filosofia da Grécia Antiga – e, em verdade, um dos fundadores da filosofia enquanto ciência e fictícia república de Callipolis.
 
O sentido de participação popular que deriva do termo democracia se explica já nas origens desta palavra, que, em grego antigo, unia demos (povo) e kratos (poder), constituindo, portanto, o poder do povo ou o governo do povo. Se bem verdade que esta noção de participação popular se mantém vinculada ao termo democracia desde a Grécia Antiga até a atualidade, existem outras concepções que foram gradativamente adicionadas ao conceito para que chegássemos ao que, hoje, se entende por democracia.
Leia o texto e responda as perguntas a seguir:
a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta.
R= Segundo o filósofo Platão, os valores de um sistema e a busca pela justiça deveriam ser pilares para que os governantes conduzam as cidades, os chefes de estado deveriam ser indivíduos com o intelecto superior aos demais, capazes de, racionalmente, buscar o bem comum vinculado à ideia de justiça, homens cujas virtudes e educação específicas os tornassem aptos para exercer o comando de uma comunidade, de modo puro e honrado. 
Conclui-se que Platão defendia o governo para os sábios, ou seja, os que possuíam “almas superiores”, pois eles buscariam a solução para os problemas de forma racional e passiva, garantindo a paz e a felicidade da população. 
b) Como Platão argumenta sobre a opinião popular? Justifique sua resposta.
R= Segundo Platão a opinião popular pode ser manipulada ou tendenciosa, acarretando uma degeneração do sistema político em etapas sucessivas. Platão argumentava que a pureza e a sabedoria não estavam presentes em todos os indivíduos por isso a opinião popular era falha, falsa e sem fundamento em comparação com o pensamento filosófico.
c) Como se mostra o argumento de Platão sobre a dinâmica democrática? Explique o que o filósofo afirmava sobre a diversidade de características individuais.
R= O argumento de Platão sobre a dinâmica democrática tem perspectiva negativa visto que a existência de uma diversidade de características individuais é encarada nessa dinâmica política como sendo algo nocivo à condução de um bom governo, uma vez que a existência de “almas” desprovidas da racionalidade filosófica se sobreporia às virtudes dos sábios e conduziria a sociedade a uma situação de desordem. Para Platão a diversidade de características individuais define quem são os sábios para governar e quem são os governados, ele afirma que os sábios governarão, os corajosos guerrearão e os demais indivíduos obedecerão a seus superiores, gerando assim uma hierarquia.
Referências bibliográficas:
Livro didático: Sociedade Brasileira e Cidadania – Unidade 4

Continue navegando