Buscar

PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201803364640)
	Na atualidade, o conceito de patrimônio é algo bem difundido, e de certa forma conhecido em nossa sociedade. Contudo, esse termo sofreu mudanças consideráveis com o passar da História. O termo patrimônio, de origem latina, advém de patrimonium, tendo suas origens em Roma. Entre os romanos, o termo era usado para designar tudo aquilo que pertencia ao pai da família. Esse significado, entretanto, difere profundamente da noção que temos sobre patrimônio hoje. Dessa forma, em qual das opções abaixo está mais bem explicitada a diferença entre o significado do termo patrimônio em Roma em contraposição aos dias atuais?
		
	
	O conceito de patrimônio em Roma surgiu no âmbito privado do direito de propriedade, estando intimamente ligado a pontos de vista e interesses aristocráticos. Hoje, o ideário de patrimônio para além de uma concepção privada também é visto a partir da esfera pública.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201803355542)
	"A ênfase no patrimônio nacional atinge seu ápice no período que vai de 1914 a 1945, quando duas guerras mundiais eclodem sob o impulso dos nacionalismos. Alguns exemplos extremos mostram como mesmo os vestígios mais distantes, no tempo e no espaço, podiam ser lidos como parte da construção da nacionalidade." (FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio histórico e cultural. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 20.)
O nacionalismo tem diversos efeitos, que vão desde guerras destrutivas até a preservação do patrimônio. Qual é a relação entre nacionalismo e a ideia de preservação do patrimônio nacional?
		
	
	A ideia de patrimônio nacional costuma remeter à noção de identidade, pertencimento a uma coletividade e, por isso, sua preservação é essencial para a noção de nacionalismo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201803558756)
	A cidade de Ouro Preto foi o primeiro patrimônio mundial tombado pela UNESCO, no Brasil. Quais foram os critérios usados por essa instituição para o tombamento?
		
	
	em virtude do seu conjunto urbanístico e arquitetônico, representativos do barroco e do renascimento;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201803558761)
	A colonização da cidade de São Luís do Maranhão tem características muito peculiares. O local foi fundado, em 1612, e sofreu influências de diferentes sociedades européias. Dessa forma, São Luís recebeu como legado cultural a influência dos povos:
		
	
	franceses, portugueses e holandeses;
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201803448480)
	No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:
		
	
	expansão para a interiorização da Colônia Brasil.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201803357083)
	De acordo com Maria Yedda Linhares (LINHARES, Maria Yedda (org.) História geral do Brasil. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus. p. 308), até 1912, destaca-se a emigração para a Amazônia por força do surto
		
	
	de extração da borracha das seringueiras nativas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201803356333)
	No interior dos limites impostos pelas forças produtivas, as formas coloniais de trabalho deviam
		
	
	atender às necessidades da lógica mercantil da colonização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201803357092)
	Em 1979, sob os auspícios do MEC, foi criada a Fundação Nacional Pró-Memória, com o objetivo de driblar os entraves burocráticos e agilizar a captação de recursos para realizar programas e projetos na área da cultura. O reconhecimento de uma vasta gama de bens procedentes, sobretudo, do saber popular alargou a concepção de patrimônio, agora assentada na diversidade cultural, étnica e religiosa do país. Sob a coordenação de Aloísio Magalhães, foram promovidas viagens e debates sobre a cultura e o patrimônio em distintas áreas do país, o que conferiu a ele o status de renovador das políticas culturais no Brasil. (FUNARI, Pedro Paulo Abreu & PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio histórico e cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 49) A partir do excerto de Funari & Pelegrini, constata-se que a maior parte das iniciativas no campo de políticas públicas de patrimônio se inscreveu nas esferas do poder.
		
	
	federal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201804039684)
	Na região nordeste, desde o período colonial, houve a presença de muitos povos que acabaram contribuindo para a cultural do local. No Maranhão, qual desses povos contribuiu para a cultura local:
		
	
	Franceses
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201803357072)
	De acordo com Maria Yedda Linhares, a vitória do plantacionismo se cristalizou com a presidência civil do país com Prudente de Moraes. (LINHARES, Maria Yedda (org.) História geral do Brasil. 9.ed.Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 304) Esse presidente fora um republicano histórico estreitamente vinculado
		
	
	à cafeicultura de São Paulo.

Outros materiais