Buscar

Prova I Informatização B Recup Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Magda Martins de Abreu ( )
	
	Disciplina:
	Informatização de bibliotecas e recuperação da informação ( )
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.: ) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As bibliotecas universitárias têm sua origem na Europa, provenientes, em sua maioria, de ordens eclesiásticas, e é o que mais se assemelha às bibliotecas atuais, como espaço dedicado ao saber, disseminação do conhecimento e acesso democrático. Sobre as bibliotecas universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1901, foi aprovado o código dos Institutos Oficiais do Ensino Superior e Secundário, que detalhava o funcionamento das bibliotecas universitárias.
(    ) A igreja católica e as universidades coexistiram, respeitando cada uma o seu espaço durante a idade média.
(    ) Na Idade Média surgiram as primeiras tentativas no sentido de originar as universidades, dentre elas a Universitas Studdi, que tinha o objetivo da transmissão de conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - F.
	2.
	As transformações sofridas pelo processo de informatização, implementado entre os anos de 1970 e 1985, fez com que a Biblioteca Nacional passasse a conduzir e a orientar as demais instituições no Brasil nesse processo. Sobre essas orientações, analise as sentenças a seguir:
I- A Comissão Consultiva da Rede Bibliodata/Calco elaborou um Plano de Modernização e Desenvolvimento da Rede Bibliodata/Calco, e umas das premissas desse plano é que era viáveis investimentos para a modernização e migração do Calco para uma nova plataforma.
II- A Biblioteca Nacional utilizou de perspectivas abertas pela automação com o objetivo de permitir um diálogo entre todas as seções da biblioteca e um fluxo racional dos serviços capazes de evitar duplicação de esforços.
III- A falta de opções tecnológicas no mercado brasileiro, devido à reserva de mercado que vigorou até 1992, não prejudicou à estagnação do projeto Bibliodata/Calco.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Vannevar Bush, engenheiro, matemático, consultor do governo, foi um dos grandes responsáveis por pensar a informação nos moldes de hoje. Sobre Vannevar Bush, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Produziu o relatório intitulado Ciência, A Fronteira Sem Fim, de 1945, que ainda hoje tem influência nos modos como a informação é pensada e  disponibilizada.
(    ) Bush desenvolveu seus escritos sobre a disponibilização da informação  durante o período o pós-Segunda Guerra Mundial, em que informação era fator secundário nos cenários político e econômico da época.
(    ) Bush desenvolve o Memex (MeMory EXTenden) era composto por um sistema hipertextual multimídia que armazenava grandes volumes de documentos textuais, imagens, fotos e gráficos microfilmados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	4.
	Para Nunes e Carvalho (2016), a história das bibliotecas no Brasil passa por três fases: a implantação das bibliotecas religiosas e particulares, a fundação da Biblioteca Nacional e a criação da Biblioteca Pública da Bahia. Sobre Biblioteca Pública da Bahia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NUNES, M. S. C.; CARVALHO, K. de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, mar. 2016.
	 a)
	Em 1931, foi estabelecido que a organização dos catálogos deveria observar as regras nacionais de bibliografia.
	 b)
	Em 1943, o diretor nomeado Oswaldo Imbassahy da Silva estabeleceu que a partir daquele ano seria adotada a Classificação Decimal de Universal (CDU).
	 c)
	No ano de 1925, o acervo passou por sua primeira mecanização, sendo catalogados 14.642 obras conforme os moldes da Biblioteca do Congresso.
	 d)
	Foi a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina, sendo grande fonte de pesquisa de documentos históricos.
	5.
	O processo de automação e informatização de bibliotecas no Brasil no período de entre 1980 e 1990 proporcionaram vários fatores que fizeram que unidades de informação desenvolvessem e se modernizassem as atividades realizadas. Sobre esses fatores, analise as sentenças a seguir:
I- A Criação de redes de computadores, Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas.
II- A telecomunicação e o processamento de dados confluíram para a Tecnologia da Informação, o que levou ao tratamento eletrônico integrado da informação, armazenamento e transmissão das informações armazenadas a distância.
III- Realização do I Encontro Nacional de Usuários do Bibliodata/Calco, em Brasília.
IV- Assim, demais estados criaram seus grupos de trabalho, o que foi de suma importância para o desenvolvimento do programa e correta utilização do software.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A automação e a informatização são processos que fazem parte da rotina da biblioteca. Esses processos muitas vezes são usados como sinônimos, porém são processos distintos e que se complementam. Sobre os programas de automação de bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os programas de automação de bibliotecas têm como finalidade reunir em único sistema, todas as s atividades relacionadas com aquisição, processamento técnico e referência.
	 b)
	Os programas de automação de bibliotecas têm como objetivo implantar sistemas de gerenciamento de acervos nas unidades de informação.
	 c)
	Os programas de automação de bibliotecas são relacionados aos programas de computadores que realizam a automação de um setor ou vários setores de uma biblioteca.
	 d)
	Os programas de automação de bibliotecas visam modernizar e aperfeiçoar as rotinas, produtos e serviços da unidade de informação.
	7.
	O processo de automação com o uso de computadores destacou pontos e preocupação com o padrão catalográfico que a longo prazo proporcionasse a leitura das informações por qualquer máquina. O MARC foi criado com o intuito de ser essa linguagem em nível internacional. Cada registro bibliográfico no MARC é composto por campos. Sobre os campos de descrição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O campo de descrição, normalmente, segue as regras do AACR2, incluindo título, responsabilidade de autoria, edição, dados de publicação, descrição física, série, notas sobre o material ou seu conteúdo e números padronizados.
	 b)
	O número de chamada pertence ao campo de descrição.
	 c)
	No campo de descrição, utiliza-se o cabeçalho de assuntos que é uma listagem previamente construída que assegurar que todas as obras de um determinado assunto serão encontradas sob o mesmo cabeçalho.
	 d)
	Os pontos de acesso conforme AACR2 e a forma como esses pontos de acesso serão descritos pertencem ao campo descrição.
	8.
	A Nova República, em 1889, iniciou reformas educacionais que modificou a forma e funcionamento do ensino superior no Brasil. Em 1901, foi aprovado o código dos Institutos Oficiais do Ensino Superior e Secundário, que detalhava o funcionamento das bibliotecas, o uso do corpo docente, dos alunos e demais pessoas. Sobre as reformas educacionais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No Regime Militar, foi implementada a Reforma Universitária, que tinha, por objetivo, corrigir as distorções no sistema de ensino, centrado nas faculdades públicas.
	 b)
	A criação das bibliotecas centrais, com seus acervos formados por catálogos variados, comdiferentes níveis e padrões de tratamento técnico das informações, não originou obstáculos para o gerenciamento acervo.
	 c)
	O processo de federalização do ensino proporcionou a junção entre diferentes faculdades e escolas, muitas foram transformadas em universidades federais.
	 d)
	A expansão do ensino superior no Brasil foi iniciada em 1808, com os cursos superiores criados por Dom Pedro II.
	9.
	A Biblioteca Nacional deixou de usar o sistema de cartões perfurados e passou a integrar o sistema BIBLIODATA, para tal atividade foram contratados funcionários e capacitados para fazer o preenchimento de planilhas e catalogação pelo AACR2. A adoção desse sistema gerou diversas inovações e benefícios para a instituição. Sobre essas inovações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fichas catalográficas e desdobramentos, fichas topográficas e etiquetas de identificação de obras.
	 b)
	Microfichas das obras cadastradas no sistema (ordenação alfabética de entrada, de periodicidade semanal).
	 c)
	Conversão, para o formato MICROISIS, das fitas magnéticas recebidas da Biblioteca do Congresso dos EUA.
	 d)
	Emissão da Bibliografia Brasileira ordenada pela Classificação decimal Universal (DCU).
	10.
	A informatização das bibliotecas no Brasil começou a tomar forma a partir da década de 1980. Manoel A. Wanderley, em 1973, já expressava sua preocupação de adaptar as opções que as empresas de computadores ofereciam para atender às futuras demandas da Biblioteca Nacional. Sobre a informatização das bibliotecas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Umas das questões levantas era importância de uma equipe disciplinar como fonte para uma construção que partilhe vários pontos de vista.
(    ) No início do processo de informatização das bibliotecas brasileiras, havia a preocupação quanto à ausência de integração dos profissionais de  biblioteconomia e da computação.
(    ) Em 1972, a Biblioteca Nacional começou a planejar sua adesão ao formato CALCO (Catalogação Legível por Computadores), por meio de um convênio MEC/CNPQ, passou a desenvolver e aprimorar esse sistema no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais