Buscar

Desafios na Implantação da Política de Assistência Social em Pequenos Municípios

Prévia do material em texto

4.Justificativa
O intuito de desenvolver sobre a temática da implantação da politica de Assistência Social em municípios de pequeno porte é demonstra alguns desafios nessa implantação, 
Por que a efetiva implementação da politica de Assistência Social ainda esbarra em dificuldades e questões como: Falta de conhecimento e apropriação da legislação pertinente; Insuficiência de recursos financeiros próprios para ações; Precarização e desvalorização da mão de obra; Dificuldade de interlocução com outras políticas públicas municipais; Falta de um planejamento concreto e avaliações constantes; Presença de interesses imediatos e/ou particulares, etc.
Para que haja a implantação da politica de Assistência Social na sua completude faz se necessário existirem comprometimento e esforço, no sentido da promoção das mudanças necessárias e adequação da prática a uma nova cultura por direitos sociais verdadeiros, e um olhar mais abrangente que possibilite o conhecimento sobre o que é, de fato, a assistência social e entender a estrita relação desta com a inclusão e os diretos sociais. 
A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. (BRASIL. PNAS 2004, NOB/SUAS, Brasília novembro de 2005)

Continue navegando