Buscar

Atividade 04 24 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
ENGENHARIA CIVIL
SISTEMAS CONSTRUTIVOS II
DANIELMA SILVA MAIA
ALUNO:_______________________________________________________
SISTEMAS INTEGRADOS E COORDENADOS DE INSTALAÇÕES 
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
1)Sobre a tragédio no Ninho do Urubu, leia:
“ Os peritos afirmam que o incêndio começou num curto-circuito do ar condicionado de um dos quartos e que o fogo se alastrou rapidamente por causa do material que reveste as paredes dos contêineres.” 
fonte:https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia 
Disserte sobre a instalação elétrica de ar condicionado e seus elementos associando ao sistema construtivo adotado na edificação, de forma que este garanta a maior proteção do usuário quanto a incidentes como ocorrido no noticiário acima.
Para este tipo de equipamento (ar-condicionado) é preciso usar o sistema TUE ( tomada de uso especifico), pois o ar-condicionado necessita de um circuito exclusivo corrente (i) maior que 10A devido a potência do equipamento, lembrando que a tomada deverá ficar no máximo a 1,5 m do equipamento mas no caso da reportagem citada acima o erro começou com a má instalação elétrica e com isso deu curto circuito fazendo que os fios esquentasse ao ponto de derreter os eletrodutos propagando calor também para os containers.
02)Leia o texto abaixo
“Depois de montar completamente a laje, as instalações elétricas e hidráulicas começam a ser preparadas.”
Sobre instalações elétrica em lajes, disserte sobre o tipo de tubulação que poderá ser escolhida, seu método de instalação e execução.
Nas lajes para construções residenciais é mais comum usar eletrodutos flexíveis segurados com fios de arames e desenvolvendo os eletrodutos para os pontos de luz e interruptores.
03) Leia.
“”Amaior racionalização de uma obra em alvenaria estrutural também envolve as instalações elétricas e hidrossanitárias. A manutenção e o reparo das tubulações, no entanto, são pontos críticos de imóveis construídos com esse sistema, por isso a execução das instalações deve ser realizada com atenção.
Disserte sobre as instalações das tubulações elétricas em prédios de alvenaria estrutural, assim como, a manutenção na tubulação elétrica e reparo posterior ao levantamento da alvenaria.
A alvenaria estrutural é uma área da construção que tudo já é pré-planejado, desde o levantamento da obra e até as tubulações, tanto elétrica quanto hidráulica, e com isso também é decidido que tipo de tijolo será usado em lugares específicos, pois há lugares que precisam passar essa tubulações, então são usados shafts para isso
 04)Leia
“As paredes de drywall são compostas de guias de piso, parede e teto, além de possuir os perfis montantes, responsáveis pela sustentação das paredes, e as placas de fechamento em gesso. As instalações elétricas não diferem do padrão e das normas já estabelecidas. Entretanto, há diferença na forma como as caixas de PVC são fixadas na parede, por não ser necessário quebrar a parede para chumbar as caixas com cimento.”
Neste contexo, explique como as caixas de pvc e os quadros de distribuição são instaladas no sistema drywall.
Para a instalação são usados caixas de pvc com cantos arredondados, pois depois disso é preciso cortar a parede com uma serra copo de 60 mm, após ter encaixado a caixa na parede é colocado travas para que fixe bem a caixa para que ela não saia. Para quadros de distribuição, primeiramente deverá ser decidido no projeto o tamanho dela e a quantidade de eletrodutos que irá passar por ele, depois o recomendado é instalar guias horizontais tanto em cima com em baixo do quadro e parafusos nessas guias
05)Leia:
“Você já entrou em um cômodo no qual não havia um interruptor próximo à porta de acesso? Ou já dormiu em um quarto no qual não havia uma tomada perto da cama? Ou precisou ligar a televisão e demais aparelhos eletrônicos e não encontrou tomadas suficientes? Isso tudo diz respeito à instalação elétrica residencial.”
Neste contexto, de que forma o projeto elétrico ideal deve levar em consideração as necessidades do usuário para adequação no ambiente?
Primeiramente deve-se levar em conta o quanto de energia o proprietário estará disposto a pagar, seguindo é visto os lugares “chave” para a instalação de tomadas e interruptores, um projeto bem planejado resolverá esse problema. Também tem que levar em conta um fator importante, o “melhor sobrar do que faltar”, mas nada de exagero, pois seria um gasto a mais com eletrodutos, fiação, mão de obra e etc
 06)Leia:
“Os materiais elétricos são itens de grande importância para uma casa e, seja para uma construção ou reforma, existem certos materiais que você precisa ter!”
Escreva sobre o conjunto de materiais elétricos implantados na edificação, e a sua função, respectivamente.
Numa construção, essencial que falte nada no projeto, tanto na elétrica quanto na hidráulica e para isso vai uma lista de materiais, na área de elétrica.
Começando com o quadro de distribuição, ele tem a função de receber energia do relógio e levar para toda a casa também protegendo os aparelhos elétricos de sobrecargas, depois temos os cabos e fios, que nada mais são do que os transportadores de energia elétrica, esses cabos são transportados por toda a casa com eletrodutos, a função dele não se prende somente ao transporte do cabo mas sim também de proteger a casa de possíveis incêndios.
Interruptores são um dos mais essenciais, pois ele tem a função de ligar e desligar um circuito elétrico, também temos as lâmpadas com a função de iluminar o local, as tomadas existem para facilitar o uso de dispositivos eletricosletricos

Continue navegando