Buscar

Vantagens e desvantagens de armazenamento em nuvem vs servidor próprio

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Uma empresa de topologia precisa de um repositório que armazene todos os dados dos levantamentos topológicos que realiza. Por meio desse sistema, os arquivos devem estar acessíveis a todos os funcionários e o sistema deve prover um ambiente que implemente confiabilidade no acesso, mediante senha pessoal e redundância no armazenamento de arquivos, dificultando a perda de informações por dados corrompidos.
 
Uma das opções apresentadas para os sócios da empresa foi a implantação de um sistema de armazenamento em rede utilizando ou um serviço em nuvem ou criando uma infraestrutura proprietária para o armazenamento dos arquivos.
 
Para que seja possível à diretoria tomar uma decisão, foi requisitado um relatório técnico apontando as vantagens e desvantagens dos dois tipos de serviços e viabilidade técnica de se implantar uma ou outra solução.
 
Elabore um texto que explique as vantagens, desvantagens e características das soluções apresentadas e por que a empresa deve optar por uma ou outra, quais as justificativas para manter os dados em um servidor próprio ou em um terceirizado na nuvem.
As vantagens de um servido próprio
Em geral, a maioria das aplicações usadas no ambiente corporativo é desse tipo. A principal vantagem desse modelo está no fato de os recursos não precisarem de uma conexão web para serem funcionais, mas podem ser acessados por usuários que estão fora da empresa ou em escritórios remotos por meio de VPNs (Virtual Private Network) ou publicando as aplicações para a Web
Além disso, os sistemas locais fornecem um alto controle ao gestor tecnológico, que passa a contar com as ferramentas que um CEO tem disponíveis para o gerenciamento do negócio. Assim, do processo de instalação à criação de rotinas de segurança digital, será possível avaliar qual é a melhor forma de manter a ferramenta de acordo com seu perfil.
Se, por um lado, isso amplia parte dos custos necessários para a implementação, por outro, esse fator também pode ser crucial para empreendimentos que trabalham com dados sensíveis.
As desvantagens de um servidor próprio
Na verdade, grande parte das desvantagens dos sistemas on-premises, pontos que os colocam abaixo de soluções de nuvem, tem a ver com a flexibilidade de investimento e a segurança. Confira quais são suas características em relação a esses quesitos.
Investimento
A infraestrutura de TI local exige um investimento inicial bem maior e muito mais planejamento por parte dos profissionais com poder de decisão dentro da empresa. Nesse caso, o estudo de viabilidade precisa levantar um inventário tecnológico atual e, a partir dele, prever as necessidades de expansão de computação para o futuro.
O resultado de um investimento malfeito é sempre a subutilização de um gasto desnecessário ou, ao contrário, uma atualização insuficiente para atender à demanda produtiva, criando assim a necessidade de outra compra onerosa para o negócio. Isso acontece porque há pouca flexibilidade na gestão da estrutura on-premises.
Outro exemplo é que a maioria dos sistemas locais possuem licenças permanentes, ao contrário dos modelos de cloud computing, em que o investimento é feito por meio de assinaturas.
Dessa forma, a companhia precisa gerenciar e atualizar a licença sempre que necessário. Tem-se, aí, um problema a mais para a TI se preocupar, já que a migração para novas versões exige a aquisição de uma nova licença.
Segurança
A segurança é um ponto interessante nesse comparativo, porque são muitos os diretores que costumam pensar que, na nuvem, os dados da empresa estão mais vulneráveis. Na verdade, porém, com a tecnologia de cloud computing disponível hoje, essa ideia não poderia ser mais mentirosa.
Aplicações locais estão mais sujeitas a problemas causados por vulnerabilidades nos sistemas do usuário. Afinal, se uma máquina estiver infectada, um malware pode comprometer as políticas de segurança da ferramenta para capturar ou modificar informações privadas. Isso não acontece em aplicações de cloud computing, uma vez que o processamento dos comandos é feito em um data center.
Os ambientes em cloud computing, na sua grande maioria, são auditados e certificados por instituições globais que atestam que as melhores e mais rigorosas práticas para garantir a confidencialidade dos dados estão sendo aplicadas.
Quando a empresa conta com boas parcerias no gerenciamento e fornecimento de nuvem, ganha um suporte ativo de equipes especializadas em segurança.
Assim, toda a função de atualização de sistemas, monitoramento da rede e gerenciamento de acessos fica a cargo deles. Com isso, seu setor de TI pode deixar rotinas desnecessárias de lado, voltando-se a novas implementações tecnológicas que tenham foco mais estratégico.
Os prós e contras dos sistemas na nuvem
Os sistemas na nuvem são aqueles que não são executados localmente, mas sim em uma plataforma de cloud computing. Esse modelo de contratação ganhou força nos últimos anos, com a popularização da computação remota e o uso de dispositivos móveis no ambiente corporativo para acessar recursos e sistemas profissionais.
Vantagens do sistema na nuvem
Da mesma forma como fizemos para o sistema local, separamos aqui as maiores vantagens que fazem da nuvem uma ótima solução em quesitos importantes para a administração tecnológica em um negócio. 
Investimento
Ao contrário dos métodos tradicionais de contratação usados por sistemas locais, na nuvem, o pagamento pelo acesso aos recursos é feito sob demanda. Tais modelos são conhecidos como SaaS, IaaS e PaaS.
Conforme o número de usuários ou de funções é modificado, o valor da assinatura paga para a prestadora de serviços é automaticamente alterado, adequando a oferta à demanda por processamento, conexão e armazenamento — dá-se a essa característica o nome de elasticidade. Ao contrário dos sistemas locais, em que esse equilíbrio fica por conta de uma previsão de mercado, na nuvem, a empresa nunca gasta mais ou menos que o ideal.
Segurança
Como também já comentamos, a segurança em um ambiente de nuvem é garantida pelo provedor ou gestor do contrato. Se essa negociação for feita com cuidado, o SLA é adequadamente definido para prazos, responsabilidades e planos de ação em caso de comprometimento de dados sensíveis.
Nesse cenário, uma equipe de segurança especializada cuida exclusivamente das atualizações e do monitoramento do sistema, o que se traduz em mais controle na distribuição de credenciais, backups automatizados e manutenção de históricos de modificação.
Em caso de anomalias no sistema, é possível saber a origem da ameaça, o caminho percorrido e os dados afetados. Partindo daí, fica muito mais fácil resolver e recuperar a empresa de um possível desastre.
Desvantagens do sistema na nuvem
A maior parte das desvantagens da cloud computing vem de contratos ruins ou parcerias com pouca qualidade na entrega do serviço. Nesses casos, os problemas mais comuns surgem em forma de indisponibilidade do sistema com uma frequência maior que o desejado, bem como de instabilidades relacionadas a um desempenho inferior da estrutura contratada.
Administrar ambientes em cloud computing requer um nível de conhecimento diferente do aplicado na gestão de ambientes locais, por isso é importante contar com uma equipe especializada para evitar problemas como:
· incorreta utilização dos recursos que estão disponíveis;
· custos desnecessários que comprometem o orçamento estimado;
· baixa performance devido indevido dimensionamento.
Como o objetivo da nuvem é dar mobilidade e objetividade à operação e à administração de uma empresa, esses contratempos são cruciais para determinar a produtividade que toda a equipe consegue alcançar no longo prazo. Por isso, é fundamental escolher o melhor modelo e a melhor parceria tecnológica na hora da migração.
Por fim, ambas as soluções se diferenciam pelos modelos de negócio usados para sua contratação. No caso dos aplicativos locais, o pagamento é feito uma única vez, por todo o sistema. Já no caso da nuvem, em que os preços tendem a ser menores, a companhia paga sob demandae os custos de manutenção são divididos entre todos os usuários.

Continue navegando