Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Falando de cicatrização a quimiotaxia é o processo mais importante queacontece na micropigmentação. No momento que é inserido o pigmento, a pelecomeça a trabalhar num processo inflamatório. O sistema imunológico éativado e vários tipos de células são chamadas para proteger a pele de stecorpo estranho (pigmento) e começam as fases da cica trização.O processo de cicatrização é dividido em fases para melhorentendimento, porém, as fases podem acontecer simultaneamente.
Fase inflamatória: se inicia imediatamente após a lesão.Fase proliferativa: por vol ta do quarto dia após a lesão e pode se estender atéo término da segunda semana. Esta fase é constituída de quatro etapasfundamentais: epitelização, angiogênise, formação de tecido de granulação eformação de colágeno. A resposta da epitelização vai depender da intensidadeda l esão pois se as células da camada basal e stiverem intactas elas somenteaceleram a divisão ce lular, podendo ser no rmal a descamação da pele após amicropigmentação
Fase de maturação ou remodelagem: o colágeno que vinha sendo formadode maneira desorganizada começa a ser mais organizado recuperando ascaracterísticas iniciais do tecido lesionado.Naturalmente nos sete primeiros dias, todo pigmento em excesso,aquele que não foi fagocitado, se desprenderá em forma de crosta (conjunto decélulas inflamatórias, hemácias, plasma e fibrina misturados com resíduosepiteliais sobre a superfície epidérmica).Levando a um clareamento de 50% da pigmentação, muitas vezesocorrendo falhas e a necessidade de uma avaliação a partir de 30 dias após aprimeira aplicação.Obs.: o pigmento pode clarear, mas nunca mudar a cor.
É no rmal na região ter dor, rubor e inchaço. Quanto mais passar aagulha neste local e machucar a pele pior vai ficar o estado. Mais inchada,dolorida e com vermelhidão. E o processo inflamatório será mais intenso.Sabe aquela “aguinha” que sai, conhecido como plasma ou linfa? Onome verdadeiro dele é de exsudato serosanguinolento composto de: líquidointersticial e juntamente com este l íquido estão as células de defesa (osneutrófilos) que morreram ao tentar fagocitar (ingerir) o pigmento. Como osneutrófilos não conseguem quebrar completamente o pigmento, são chamadosos macrófagos e linfócitos para ajudar neste processo de defesa do organismo.Uma célula do sistema imunológico não consegue envolver totalmenteuma partícula de um pigmento, uma vez que a partícula é muito maior que ascélulas de defesa do sistema imunológico. O sistema imunológico vai tentarfagocitar uma pequena parte do pigmento.
Fatores que podem afetar a cicatrizaçãoFatores técnicos:1. Equipamentos: um dermógrafo com precisão faz com que o pigmentoseja depositado sempre na mesma profundidade.2. Agulhas: devem ser no vas e devemos sempre analisar se a ponta delanão está defeituosa. ATENÇÃO!!!! AGULHA NUNCA DE DEVEM SERREUTILIZADAS NEM MESMO NA MESMA CLIENTE.3. Pigmentos: devemos escolher pigmentos que tenham tecnologia emsua produção. Um pigmento é formad o de um pó e esse pó possuigrânulos, esses grânulos são partículas muito pequenas e equilibradas,não podem ser menores que seis micras e nem superior a dez micras.4. Anestésicos: devem se r tópicos e com pH equilibrado em 7,4, poispodem alterar as características da pele e do pigmento.5. Peso da mão: as mãos devem ter o peso correto, devemos aprender adosar o peso de nossas mãos para não causa r traumas e sangramentosexcessivos. Mãos muito leves também prejudicam a implantação corretados pigmentos.6. Velocidade de trabalho: ajustar a velocidade correta da máquina. Cadadermógrafo pede um ajuste e velocidades particulares e o fabricantedeve oferecer um manual detalhado para usar o equipamento. As mãosdevem trabalhar sempre devagar para dar tempo da ag ulha realizar seuciclo de implantação na pele.
deparar com problemas não só de cicatrização, mas de fixação d opigmento e inserção do mesmo.3. Deficiência vitamínica e desnutrição4. Hipotireoidismo, insuficiência hepática, r enal e respiratória: essaspatologias deixam o si stema imune do paciente debilitado, podendoprolongar o tempo de cicatrização e fixação do pigmento.5. Alterações da coagulação ou uso de Ácido Acetil Salicílico (AAS):problemas que podem atrapalhar a cicatrização dei xando-a maisprolongada e interferir na fixação do pigmento.6. Idade: o profissional deve observar se a pele tem condições de saúdepara receber a micropigmentação e p eles maduras devemos sempreprolongar o prazo para o retoque.7. Trauma grave ou queimaduras: o profissional deve avaliarcuidadosamente o local pois a cicatrização está de forma irregular,podendo fazer com que a fixação do pigmento também fique de formairregular gerando áreas de tons diferentes.8. Tabagismo: os fumantes possuem uma grande carga de radicais livrescirculantes que atrapalham processo de cicatrização e fixação dopigmento.9. Consumo de álcool: vilão no processo de ci catrização de ixando-o maislento. Ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao procedimento diminui acapacidade de regeneração da pele nos dias posteriores.10. Radioterapia, medicamentos imunossupressores e corticoides sãomedicamentos que debilitam o organismo da pessoa inclusive oprocesso cicatricial.A micropigmentação tem como pri ncipal característica o efeito natural eopaco causado na imagem da pigmentação. Este efei to é e ssencial para osseus objetivos, que são realce dos traços naturais, correção eembelezamento estético. Este efeito é explicado pelo nível d e introdução dopigmento. A permanência do pigmento na pele está ligada a um processode cicatrização e ficaz, isto é, livre de irritação, infecção e perda mínima detecido.

Mais conteúdos dessa disciplina