Buscar

AP2-IESP

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 – 2020.1
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Disciplina: Introdução aos Estudos Sobre 
Segurança Pública 
Nome: André Rocha
Matrícula: 11455874552
Questão 1 
	O MPU foi criado no ano de 1994 com o intuito de preservação do patrimônio cultural da cidade. A multiplicidade de atividades desenvolvidas dificulta um ordenamento administrativo, apesar de ter sido criado com essa intenção. Dividido em quatro quadras, onde localizam-se os boxes que hoje, o número é próximo de 600. A forma populare de ordenamento e ocupação do espaço público tornou fez com que o MPU deixasse de ser visto somento como um espaço de comércio ilegal. A lei Municipal que o concebeu, por exemplo, tornou o espaço próprio para o comércio popular e a legalização das atividade comercias desenvolvidas pelos camelôs.
Questão 2
 1. Surgiu com o intuito de privilegiar as iniciativas voltadas à assistência judiciá-ria a aos indivíduos de baixa renda que não podiam pagar um advogado. Ocorreu primeiramente nos países desenvolvidos como EUA e depois na França, Suécia e Inglaterra. Depois, baseou-se em reformas que acabaram proporcionando uma maior assistência aos interesses difusos. Um terceiro momento foi baseado na intenção de ampliar o acesso a justica.
2. A principal característica do common law é não ser codificado (não existe código civil ou penal, como no Brasil). Assim, a sua aplicação é mais objetiva e as regras vão se desenvolvendo conforme avançam as complexas relações na sociedade. Por esses motivos, há um forte protagonismo na figura dos juízes. Na civil law, a base de formação desse sistema jurídico se encontra assentada nas leis escritas em códigos, caracterizadas por serem abstratas e gerais. Significa dizer que é composto de normas que englobam de forma geral os casos particulares, de modo que um juiz ou tribunal, ao deparar um caso concreto, identifica a lei que melhor a ele se aplica. É, portanto, um sistema constituído por normas substantivas e gerais. 
	A diferença entre os dois sistemas parte da formação de ambos. Enquanto o common law precisou ser “inventado”, o civil law foi desenvolvido com o fim do feudalismo e após a descoberta dos textos compilados do direito romano dos tempos do império romano.

Continue navegando