Buscar

Direito a vida

Prévia do material em texto

Direito a vida 
Segundo Mahátma Gándhí, filosofo indiano, “cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.“ podemos observa a veracidade dessa citação se buscarmos na historia quando existia o definido por karl marx como “comunismo primitivo” ondem mesmo sem nenhuma tecnologia os homens primitivos conseguiam produzir o suficiente para o sustento de todos na sua tribo. Partindo desse pensamento nasce a pergunta, porque mesmo depois de tanta evolução na produção de alimento tem tanta gente que morrer de fome? Isso basicamente se da pela desigualdade social que decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social.
 Com o avanço do capitalismo a cabeça das pessoas esta voltada para a globalização, onde a ambição dos homens deixa de lado o valor da vida. Isso se da pela inversão de valores onde nos tempos atuais os bens matérias superam o direito de comer e a dignidade das pessoas. Segundo George Orwell ,escritor inglês, ”Retire-se da cena o Homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre.” Mas será que esse problema recai somente sobre os homens? E porque não conseguimos voltar aos costumes antigos da época do comunismo primitivo? 
Mas o que impede dos homens de hoje se organizarem e torna o mundo sustentável para todos como fizeram nossos antepassados? Apesar da grande contribuição isso não acontece apenas pela ambição das pessoas nem pela inversão de valores, do tempo do comunismo primitivo ate hoje, houve grande aumento populacional que causa o conflito de interesses e torna a sociedade muito complexa e impossível de ser anárquica. Dai nasce a necessidade de um governo que organize a sociedade e garanta a todos seu direito natural a vida. 
Mas convém lembrar que o governo que foi incumbido de garantir os direitos básicos de todos e se omite ao problema, “governos soçobraram e mais miséria humana foi causada pela ausência deste acordo entre governantes e governados do que por qualquer outro fator que se possa discernir na história” (HANDY.J, 2008, P.22) Porém em muitos e visível nos dias de hoje que os governantes governam para uns poucos geralmente os mais poderosos onde as politicas publicas fazem a desigualdade social crescer a cada dia,”Desde o momento em que se introduz uma cunha entre a massa do povo e aqueles que dirigem sua vida jurídica, política e econômica, a sociedade é destruída” (HANDY.J, 2008, P.22).
Com tudo exposto ate aqui fica evidente que o capitalismo trouxe a desigualdade de classes e as sociedades atuais necessitam de um governo para se organizarem e garantir a vida e o básico a todos se sustentarem. Porém deve ser humanizada essa forma de governa ”Nunca fui capaz de convencê-los de que o governo é um assunto humano, e que os homens são governados não por palavras sobre o papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens. Eles são bem governados quando seus governantes compreendem os sentimentos e concepções do povo. E são mal governados quando não existe esta compreensão “(HANDY.J, 2008, P.21) Para isso se faz necessário seguir a risca um tipo de democracia que os governantes governam de acordo com a vontade e necessidades do povo que e denominada de democracia representativa por identidade. Sendo assim o modo mais justo e fácil de resolver os problemas apresentados a cima.

Continue navegando

Outros materiais