Buscar

Resultado Patrimonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resultado Patrimonial
A alocação correta das contas patrimoniais permite à organização a ilustração correta de uma estrutura patrimonial, a capacidade que a empresa tem de saldar suas dívidas, bem como o quanto a empresa deve, ou seja, o seu grau de endividamento. 
Com essas informações, as empresas poderão tomar as suas decisões corretamente. Com inúmeros fatos contábeis que ocorrem no dia a dia de uma organização, a oscilação do balanço patrimonial e, principalmente, a situação líquida da empresa promovem alterações que podem afetar ou não a empresa. Por exemplo: compra de mercadoria à vista em dinheiro, no lançamento contábil. 
É função primordial dos profissionais da contabilidade o gerenciamento dos lançamentos dos fatos contábeis continuamente, evitando, dessa forma, diferenças nas contas contábeis no final do mês, ao elaborar o resultado patrimonial da empresa. Os saldos das contas contábeis patrimoniais são resultados de um conjunto de fatos contábeis que ocorrem em um determinado período na organização. 
ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Na representação citada anteriormente, temos os saldos das contas contábeis patrimoniais reconhecidas como Ativo, que são todos os bens e direitos de uma entidade, e que fica ao lado esquerdo do balanço patrimonial; no lado direito do balanço patrimonial encontram-se as obrigações, que são os saldos das contas contábeis patrimoniais do Passivo, e também temos o Patrimônio Líquido, localizado no lado direito, abaixo do passivo, que é o resultado da equação patrimonial Ativo – Passivo, tendo as contas contábeis patrimoniais como: Capital Social, Reserva de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Lucros ou Prejuízos Acumulados. 
Para que possamos entender como funciona o mecanismo das contas patrimoniais, quando devemos debitar em uma determinada conta contábil patrimonial e quando precisamos creditar em uma conta contábil patrimonial, vamos verificar o quadro a seguir:
ATIVO: Natureza devedora e elementos positivos 
PASSIVO: Natureza Credora e elementos negativos
Segundo Ribeiro (2010, p. 52), fatos contábeis são nada mais que acontecimentos que ocorreram na entidade e que provocaram modificações no patrimônio, sendo, portanto, objeto de contabilização nas contas contábeis patrimoniais obrigatoriamente, conforme os princípios fundamentais da Contabilidade. 
Os fatos contábeis são classificados como: a) Permutativos, qualitativos ou compensativos – representam permutas (trocas) entre elementos ativos, passivos ou entre ambos simultaneamente, sem provocar variações no Patrimônio Líquido. b) Modificativos ou quantitativos – provocam variações (modificações) no Patrimônio Líquido. 
c) Mistos – envolvem, ao mesmo tempo, um fato permutativo e um modificativo.

Continue navegando