Buscar

Prova Globalização, Internet e Consumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Globalização, Consumo e Internet
Laryssa Nunes dos Santos	
201610042411	
Prova Final da Disciplina
O processo em que a globalização se estrutura hoje, envolve toda a economia e vem, ao longo do tempo, produzindo novos fenômenos na economia mundial e na sociedade. E, ao mesmo passo, tem uma interferência de significativa relevância na vida social da humanidade. A globalização, que é produto de uma internacionalização financeira e da produção, gera também um grande questionamento entre políticos, sociólogos, cientistas políticos, filósofos, entre outros intelectuais, acerca da natureza dessa globalização e seus efeitos. Como estudante de Relações Internacionais, esse tema fez parte de muitas disciplinas dentro da minha graduação. Desde as Histórias das Relações Internacionais até questões que perpassam diversas culturas. 
Alguns textos sobre a temática, me chamaram muita atenção, em especial o trabalho de Benjamin Barber, que surge como um importante estudo acerca da dialética entre o mundo pós-moderno e um fundamentalismo religioso que 6 anos depois do lançamento do livro, se tornaria o assunto em pauta no mundo inteiro. Esse panorama proposto no livro, resultou em uma espécie de Jihad literal depois dos ataques da Al Qaeda nos Estados Unidos. Sua obra é de significativa relevância para o mundo atual, pois as mesmas previsões que ele aborda em seu livro no ano de 1995, se expressam hoje, de diferentes maneiras, nas democracias ocidentais, especialmente na Europa. 
Em 2015, as rebeliões de esquerda, da direita, dos nacionalismos exacerbados e até do islamismo radical – o Estado Islâmico, se configuram em diferentes modos, porém todas possuem um elemento em comum: um impulso “jihadista”, pode-se dizer assim. A renúncia de um mundo economicamente globalizado (o McMundo) no qual sua lógica conturba a democracia, a identidade e até mesmo a tradição nos remetem as ideias trazidas na famosa obra de Benjamin Barber. Portanto, nessa perspectiva, fica claro que o trabalho do autor é de suma relevância tanto para entender os confrontos entre esses dois mundos no passado e também do presente. Além de trazer uma discussão surpreendente acerca do “McMundo” no qual estamos envolvidos diariamente e perante todo o mundo global.
Após a realização da disciplina “Globalização, Política e Cultura”, que foi ofertada como matéria obrigatória, tomei uma decisão que foi muito importante para a minha carreira, pois a mesma despertou em mim vários questionamentos e reflexões. Em 2018, fiz um intercâmbio voluntário para o Egito. Quando decidi ir para um país árabe, sabia que teria muitos desafios. Fui criada em um país ocidental e sempre ouvi dizer que a cultura árabe, em geral, não era tão boa. Além disso, nunca havia viajado para o exterior até o momento e também nunca havia morado sozinha. Eu trabalhei em uma ONG local, em um projeto chamado Les Femmes - o projeto era sobre o empoderamento das mulheres. Após essa experiência, me tornei uma pessoa mais independente e consegui abrir minha mente em relação a várias concepções que tinha acerca do islamismo, também ampliei valores como empatia e respeito e melhorei meu inglês.
Além disso, estou sempre me desafiando e, por esse motivo, tento entrar em contato com diferentes culturas e comunidades globais. De fato, esse é o motivo que me levou a estudar Relações Internacionais. Por isso, estudar o tema de globalização, sempre gera pontos positivos para a minha carreira. Falando um pouco sobre essa eletiva de Globalização, consumo e internet, posso dizer que essa disciplina foi de suma importância para mim. Eu a escolhi justamente por estar vivenciando mais de perto todo o universo do mundo do e-commerce, pois estou estagiando na maior empresa digital da América Latina. 
Como estou atuando na parte comercial, consigo visualizar o quanto que esse universo tem crescido, especialmente nesse momento de pandemia, onde até as compras online nos supermercados passaram a se tornar parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras. Um tópico que me chamou bastante atenção ao longo da disciplina foi o fórum que trouxe como discussão a história do E-commerce no mundo. Como disse nos comentários, foi muito importante conhecer e entender suas raízes e como tudo começou. 
De fato, a globalização e a maximização, do uso das redes sociais foram pontos chaves dessa mudança de comercialização em âmbito mundial, no entanto, é surpreendente parar para refletir sobre como empresas que não existiam há pouco tempo atrás realizam comércios totalmente pela Internet e faturam bilhões de dólares por ano. A empresa que eu trabalho hoje teve um crescimento de quase 80% somente nesse ano da pandemia, no qual o e-commerce está sendo mais valorizado do que nunca. 
Ademais, o resumo proposto como tarefa que trata da satisfação do consumidor dentro das mídias sociais agregou muito para mim profissionalmente. Apesar de atuar na área comercial, é imprescindível analisar como as empresas concorrentes são avaliadas, visto que isso impacta diretamente nos números da empresa onde atuo. Essa análise sobre consumidores insatisfeitos que se apropriam das mídias sociais para cambiar informações, exigindo seus direitos a partir da hipótese de que o consumidor ao passo que o consumidor tem se tornado mais exigente é uma realidade muito presente no mercado. 
Nessa perspectiva, posso dizer que essa disciplina foi muito importante não só para a minha vida profissional, quanto acadêmica. Estamos vivendo um momento muito complicado, no qual é difícil manter o foco nos estudos, mas tive uma relação ótima com tal tema, por dialogar diretamente com o meu trabalho e a minha área de estudos dentro da universidade.

Continue navegando