Buscar

prova Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicopedagogia: jogos, brinquedos e brincadeiras (17412)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:673058) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29506704
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A maior parte da literatura brasileira trata as metodologias ativas como estratégias pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e aprendizagem no aprendiz, contrastando com a abordagem pedagógica do ensino tradicional, centrada no professor, que transmite informação aos alunos. Com base no exposto, disserte sobre duas metodologias ativas.
	Resposta Esperada:
*Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - em inglês, project based learning (PBL) - (que também é fundamentada na aprendizagem baseada em problemas): tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.
*Sala de aula invertida, que justamente propõe uma inversão nos tradicionais métodos de ensino, em que o professor passa o conteúdo e o aluno apenas ouve e memoriza. *Com a sala de aula invertida, o aluno estuda em casa, ou até mesmo em grupos em sala, podendo utilizar das TICs para pesquisar, e depois é que o professor irá tirar as dúvidas e mediar o processo, ou seja, a aula parte das dificuldades dos alunos e não do conhecimento do professor.
	2.
	As fases do desenvolvimento infantil diferenciam-se de acordo com as diversas teorias existentes. Jean Piaget e Henri Wallon, por exemplo, são dois autores da psicologia que pensam o desenvolvimento infantil a partir de estágios de desenvolvimento. Embora haja semelhança entre as duas teorias, há nomenclaturas e especificidades próprias de cada autor. Assim, conceitue e explique as fases do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget e Henri Wallon.
	Resposta Esperada:
* PARA JEAN PIAGET - Fase sensório-motora: nascimento até cerca de 2 anos: para Piaget nessa fase a criança inicia com comportamentos básicos desenvolvendo até os mais complexos. Fase pré-operacional: de 2 a 7 anos. Nessa segunda fase as crianças desenvolvem principalmente a memória e a imaginação. Estágio operacional concreto: de 7 a 11 anos, onde as crianças já têm consciência de sentimentos e do mundo a sua volta. O egocentrismo da fase anterior vai desaparecendo. Estágio operacional formal: a partir de 11 anos ou mais: nesta fase o pensamento lógico é completado de certa forma, pois continua sendo aprimorado ao longo da vida. Pré-adolescentes já são capazes de lidar com questões abstratas e lógicas que tiveram início na fase anterior.
PARA HENRI WALLON - Estágio Impulsivo Emocional: nesse período percebe-se os movimentos que são chamados de descargas motoras, que são os movimentos e reflexos impulsivos do bebê. Estágio sensório motor e projetivo: predomina o desenvolvimento motor e sensorial da criança. A criança tem curiosidade por explorar o mundo físico, começa a caminhar e a manipular os objetos de forma mais firme. Estágio do Personalismo: quando a construção da consciência de si por meio do âmbito social, faz com que a criança retome com grande intensidade as relações afetivas com os outros. Estágio categorial: onde os avanços intelectuais que acontecem nesta fase permitem a criança a compreensão e aquisição do mundo exterior.  Estágio da adolescência: acontecem grandes transformações de cunho fisiológico (como o crescimento), como também psíquicas e afetivas. Os adolescentes buscam nesse estágio tomar consciência de si, contrapondo outras figuras existentes, além de criarem  uma concepção temporal.
Parte inferior do formulário

Continue navegando