A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Aap3 sociedade brasileira e cidadania

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aap3 - Sociedade Brasileira e Cidadania
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
Período: 24/08/2020 00:00 à 05/12/2020 23:59
Situação: Cadastrado
Protocolo: 548221743
Avaliar Material
1)
Segundo a disciplina estudada “há um aumento e uma multiplicação das favelas (principalmente após os anos 1970), que passaram a expressar a fotografia da pobreza nas cidades – e de todos os problemas sociais a ela relacionados (exploração do trabalho, condições de vida, mortalidade, violência, insalubridade, segregação espacial).
Esse fenômeno é explicado por Mike Davis(2006) devido:
Alternativas:
a)
ao fator de industrialização rápido e procura por emprego, bem como ao aumento da oferta de emprego causada por essa industrialização.
b)
apenas ao fato de êxodo rural, a qual seja, uma saída voluntaria do homem do campo para a acidade em busca de bens de consumo.
c)
a fatores de expulsão do campo, que se combinam com a falta de oferta de empregos e de renda nas cidades
Alternativa assinalada
d)
a empregabilidade do pequeno comércio informal como camelôs e pequenos comerciantes.
e)
ao aumento da violência, que obriga as pessoas a se deslocarem para os morros.
2)
O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é a mais duradoura e abrangente ferramenta de medição da corrupção no mundo. Ela existe desde 1996 e reúne, neste ano, resultados de 180 países e territórios. Também é a mais utilizada por tomadores de decisões nos setores público e privado para avaliar riscos e orientar suas ações. E serve, principalmente, para manter o tema da luta contra a corrupção na agenda global e motivar cidadãos a cobrarem respostas de seus governantes. Está disponível no site: https://www.ipc.transparenciainternacional.org.br/ (acesso em 16/fev/2019). Recentemente o Brasil caiu da 79ª para A 96ª posição no ranking mundial no quesito confiabilidade política, ou seja, o povo brasileiro é um dos que menos confia em políticos no mundo.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de corrupção no Brasil.
Alternativas:
a)
O alto índice de despreocupação do brasileiro com a leitura e acompanhamento de noticiários.
 
b)
As acusações em relação aos governo passados de supostos favorecimentos, como o chamado: “engavetador geral da República” e o “mensalão”.
Alternativa assinalada
c)
A preferência dos brasileiros em votar em celebridades midiáticas, como o Palhaço Tirírica, o cantor Sérgio Reis e o jogador Romário, que já se elegerem. 
d)
O crescimento de acesso as redes de celulares e noticias fantasiosas que circulam sem checagem de fonte – as famosas “fakes News” compartilhadas como se fossem verdades.
e)
A preferência do brasileiro em se informar pela televisão e não pelos noticiários escritos.
3)
Leia o texto a seguir:
 
"O empresário Marcos Arbaitman tem 79 anos e é uma dessas pessoas que enchem a boca para falar do que o entusiasma. Ele se declara um apaixonado pelo Brasil. “Enquanto outros países têm frio e neve, aqui o clima é bom o ano inteiro. O Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do mundo e o litoral brasileiro é o mais lindo”, essas frases que ele diz parecem sair do coração. Outro tema que adora são as privatizações. Se dependesse dele, o governo federal iria se desfazer de quase todas as estatais que tem. “Empresa é para iniciativa privada”, afirma.
Nesta entrevista, Arbaitman fala com preocupação sobre a crise de insegurança no Rio de Janeiro e sobre a corrupção nas esferas governamentais — dois temas que, segundo ele, precisam estar presentes no debate presidencial. “Em ano de eleições, eu, como empresário, espero apenas que o povo eleja alguém honesto. Competência vem depois.”
Quais os temas mais urgentes a serem debatidos nas eleições?
O interesse nacional tem que ser salvaguardado. Precisamos falar do problema da insegurança. Veja o que está havendo no Rio de Janeiro. Para o turismo brasileiro, o Rio é fundamental e precisa ser salvo. Mas o maior debate, que pode transformar o Brasil, diz respeito às privatizações e ao combate à corrupção".
 
A partir desse trecho da entrevista sobre as privatizações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre ela:
I - A receita apresentada por Arbaitman, propondo a privatização de inúmeras empresas, no combate da corrupção no serviço público, é uma solução viável e efetiva, já comprovada cientificamente.
PORQUE
II - Nos últimos anos, com as privatizações da Vale e Embratel, um distanciamento do papel do Estado é inerente, exaurindo os processos de corrupção presentes nos processos de bens, serviços e ativos públicos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa assinalada
4)
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostrou que o Brasil manteve o indicador da fome abaixo dos 2,5% nos últimos anos, o que faz com que a meta de erradicação possa ser cumprida em 2030 caso haja continuidade de políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
“Hoje, o Brasil é um país de referência em políticas públicas de combate à fome. Mas para que continue no caminho certo e atinja a meta até 2030, é necessário que os investimentos em políticas públicas focadas às populações mais vulneráveis continuem acontecendo de maneira efetiva”, destaca Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil.
 
Considerando os esforços no Brasil para o combate à pobreza através de programas sociais, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):
 
( ) No âmbito rural, foi concedido o vale rural que permite que os trabalhadores rurais com uma renda de até um salário mínimo obtenham descontos na água e luz.
( ) Com uma renda de uma boa parte da população brasileira de um salário mínimo, uma política de valorização foi necessária para que seu salário fossem vinculados a esse patamar mínimo e, também, para o crivo de recebimento de benefícios.
( ) Com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), os trabalhadores rurais garantiram uma renda de um salário mínimo ao alcançarem à terceira idade.
( ) O Bolsa Família é o resultado da distinção de vários programas sociais para direcionar benefícios sociais a famílias de todo o país, com exceção de pequenas comunidades do sertão nordestino ou da Amazônia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V - V - F - F.
b)
F - V - F - F.
Alternativa assinalada
c)
V - V - F - V.
d)
F - F - V - V.
e)
V - F - V - V.