Buscar

Gestão Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão Ambiental
Atividade 2
Natalice Cardozo de Aguiar, Engenharia Ambiental, 6° período
1. Faça um resumo da Conferência mundial sobre o meio ambiente em Estocolmo em 1972.
Em 1972, acontece a conferência das nações unida, sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. Deu início ao debate mundial da temática do desenvolvimento no contexto mais amplo das questões do meio ambiente, esse marco inicial dos esforços internacionais para a proteção do meio ambiente, viu-se prejudicado pelo desalinhamento político entre o ocidente e o oriente, que impedia ações concentradas para o beneficio da humanidade, a conferência de Estocolmo ficou marcada pela disputa do desenvolvimento zero, defendida pelos países desenvolvidos e o desenvolvimento a qualquer custo, defendido pelas nações subdesenvolvidas. O desenvolvimento zero, defendia a estagnação total do crescimento econômico como forma de impedir tragedias ambientais de grandes proporções no mundo. Na conferência de Estocolmo foram abordados os temos como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. Estiveram presentes 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais, a Estocolmo de 1972 foi a primeira vez que o mundo voltou suas atenções para o volume da população absoluta global, poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.
2. Faça um resumo da ECO-92 e da Agenda 21.
A agenda 21, foi um documento construído na ECO-92. A ECO-92 foi um evento que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1992, e reuniu além da sociedade civil, ongs, gestores públicos e presidentes do mundo inteiro. Todos eles reunidos e pensando na qualidade de vida, na preservação do meio ambiente e o que seria necessário para que todos os países e as pessoas fizessem para preservar a qualidade de vida no planeta terra. Uma das metas foi que cada país deveria construir a sua agenda 21, o Brasil construiu sua agenda própria agenda, e foi com base nela que todos os estados e muitos municípios desenharam atividades de educação ambiental, atividades culturais, sempre pensando na preservação do meio ambiente no país. De lá para cá muitas coisas aconteceram, e essas metas foram revistas e vão sendo revistas de tempos em tempos, até por que parte dela são alcançadas, outras precisam serem aprimoradas. No ano de 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) novamente determinou 8 objetivos para o desenvolvimento do milênio (ODM), entre eles temos a preocupação com a educação, a preocupação com a qualidade de vida da gestante, acabar com a fome e miséria, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente etc. só foram 8 objetivos por conta da urgência deles naquele momento no ano de 2000, que todos os povos do mundo deveriam se preocupar com eles. No ano de 2015 as metas foram revistas novamente, onde surgiu os ODS (objetivos para o desenvolvimento sustentável), sendo eles 17 objetivos focados naqueles primeiros 8, alguns ampliados, que fazem com que os países, as pessoas, cada localidade, cada cidadão pensem o que precisa ser feito para melhorar o mundo e a qualidade de vida. Com isso temos uma agenda 21 como origem de objetivos de coisas que precisamos realizar, para que o mundo seja um lugar melhor, melhor habitado e a qualidade de vida permaneça para todas as pessoas, 
3. Faça um resumo das unidades de conservação, segundo o sistema Nacional de unidades de conservação. 
O SNUC (sistema nacional de unidades de conservação), está no art.225 da constituição federal, onde diz que “incube ao poder público definir, em todas as unidades da federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção”. As áreas de conservação foram criadas com a finalidade de proteger alguma característica muito específica de uma área de uma região, onde normalmente é uma característica econômica ou biológica, até mesmo paisagística, que não se tem em outras partes do território. Portanto, nas unidades de conservação (UC’s) as normas de proteção costumam ser mais rígidas do que em outros áreas que não são unidades de conservação. A Lei Federal 9.985/2000 trata essas normas mais especificamente, onde podemos citar alguns conceitos fundamentais, como o uso de direto que é aquele que envolve coleta, e uso comercial ou não, dos recursos naturais como por exemplo a madeira, fazendas e mineradoras. Temos também o uso indireto, que é aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais, como o turismo ambiental e prática de educação. O art. 8° da Lei 9.985/2000 estabelece dois grupos, o primeiro é o grupo das unidades de proteção integral, onde é apenas permitido o uso indireto, dentre eles estão as estações ecológicas, reserva biológica, parque nacional, etc. e o outro grupo é as unidades de uso sustentável que permite tanto o uso direto, mas também o uso indireto, ou seja, retirados os elementos naturais para sua utilização para fins comerciais.
4. Explique o que é abordado no artigo 225 na constituição Federal de 1988.
É abordado o direito que a constituição nos garante, no caso é o direito do meio ambiente ecologicamente equilibrado, e o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. Onde para isso acontecer o meio ambiente tem que ser protegido, e o dever de proteger o meio ambiente não é só do estado, não é só do poder público e sim de toda a sociedade.
5. Explique o que foi o protocolo de Kyoto.
O protocolo de Kyoto é um acordo internacional, fruto de muitos debates entre ambientalistas e chefes de estados em diversas conferências no final do século xx. O protocolo foi finalmente criado em 1997 em Kyoto, e se tornou um acordo entre os países que assinaram o documento, as nações consideradas desenvolvidas se comprometiam a reduzir as suas taxas de emissões de gases de efeito estufa entre os anos de 2008 e 2012, com isso nem todos os países concordaram, que foi o caso dos Estados Unidos. A importância desse protocolo se dá por conta que foi o primeiro planejamento que visa combater a emissão de poluentes na atmosfera e reduzir os impactos climáticos ambientais.

Continue navegando