Buscar

Em determinadas pesquisas estatísticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em determinadas pesquisas estatísticas, o pesquisador pode estar interessado em fenômenos que envolvem o comportamento de mais de uma variável. Essa possível influência de uma variável e outra é abordada no estudo da correlação entre variáveis. Uma das ferramentas utilizadas nesse estudo é o gráfico de dispersão. Analise os gráficos da figura a seguir, e depois identifique e explique brevemente os dois tipos de correlação ilustrados por esses gráficos. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
GRÁFICO A : Correlação linear positiva : o incremento de uma das variáveis do estudo leva ao incremento da outra variável envolvida no estudo. 
 
GR ÁFICO B: Correlação linear negativa : o incremento de uma das variáveis do estudo leva à redução da outra variável envolvida no estudo. 
	
Os dados obtidos através de uma pesquisa estatística podem ser classificados em variáveis, as quais se subdividem em dois grupos, variáveis qualitativas e variáveis quantitativas. Estas variáveis são os resultados agrupados de uma pesquisa. Como seu próprio nome diz, seus valores variam de um elemento para outro. Conhecer a classificação da variável estudada é imprescindível para a escolha do teste estatístico a ser utilizado para análise dos dados. Portanto:
a) Descreva a diferença entre variável qualitativa e variável quantitativa.
b) Cite dois exemplos para variável qualitativa e dois exemplos para variável quantitativa. ( * Máximo 4000 caracteres )
a) Variável qualitativa indica uma característica, é dividida em duas subcategorias ordinal e nominal. Já a variável quantitativa indica uma quantidade numérica é também dividida em duas subcategorias dicreta e contínua. 
b) Na variável qualitativa ordinal existe uma ordem entre as categorias sendo dividida em estágios. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).
Enquanto a variável qualitativa nominal é aquela em que não existe uma ordem entre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
A variável quantitativa discreta indica uma quantidade onde somente fazem sentido os números inteiros e contáveis finitamente. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
A variável quantitativa contínua indica uma quantidade real e geralmente se dá por meio de algum instrumento de medida. Exemplos: massa (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

Outros materiais