Buscar

Avaliação de Pesquisa 01 - Parcelamento de Solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Parcelamento do Solo Urbano
e suas Diversas Formas
Aluno(a):
 LARISSA GUERSON BATISTA
Data: 
 
17/05
/
2021
Avaliação de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta 
Avaliação 
de pesquisa 
contém 
13
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar 
grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) A expansão urbana de forma descontrolada tem levado a diversos problemas nas cidades brasileiras.Cite três problemas oriundos dessa expansão.
A urbanização da sociedade aconteceu de forma desigual em todo mundo. O fato é que os distintos processos de expansão urbana brasileira estão diretamente ligados à industrialização e todos eles apresentam problemas tanto de caráter social quanto de caráter ambiental. Boa parte desses problemas não está ligada somente ao processo de urbanização em si, mas também à má distribuição de renda, desemprego e às contradições sociais.
2) Cite três impactos decorrentes da implantação de parcelamentos do solo urbano e descreva-ossucintamente.
Impacto sobre a Fauna: mudança da rotina e habitat natural dos animais.
Impacto sobre a Flora: desmatamento.
Impacto sobre a rede de água e esgoto: demanda excessiva.
3) O que você entendeu por loteamento e desmembramento?
Loteamento e desmembramento são espécies de parcelamento de um lote. A diferença principal deles é que enquanto o Loteamento tem a incumbência de criar um sistema viário para região, o Desmembramento aproveita o sistema viário já existente. Vale lembrar que sistema viário são ruas, avenidas e rodovias da região.
4) O que você entendeu por hierarquização viária e como as vias podem ser classificadas?
A hierarquização das vias acontece como forma de classificar e organizar o sistema viário, facilitando a resolução de qualquer conflito de função e obtendo maior eficiência, por isso, segue o princípio clássico de hierarquia funcional, definindo a função prioritária de cada elemento do sistema, levando em consideração qualquer transição, gerando um sistema contínuo e balanceado. A classificação viária, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estabelece as vias urbanas: Vias de Trânsito Rápido; Arteriais; Coletoras; Locais; e as vias rurais: Rodovias; Estradas.
5) O sistema de infraestrutura urbana pode ser subdividido em vários subsistemas. Quais são?
As redes de infraestrutura podem ser dividas em vários subsistemas. A classificação destes subsistemas pode ser feita segundo os seguintes critérios:
Classificação das redes segundo sua função:
- Sistema viário – formado pelas redes de circulação (para receber diferentes tráfegos,como: veículos, pedestres, bicicletas,etc.) e complementado pela rede de drenagem pluvial;
- Sistema sanitário – formado pelas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto;
- Sistema energético – formado, na maioria dos países, pelas redes elétrica e de gás. Nos países de primeiro mundo, também podem fazer parte deste sistema as redes pneumáticas e de calefação. Ambas estão quase em desuso.
- Sistema de comunicações – constituído pelas redes de telefone, tv a cabo e em alguns países por rede de correio pneumático.
6) Denomine os acessórios da rede de esgotos da figura a seguir, indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4.
1- Boca de Lobo
2- Condutor
3- Poço de visita
4- Caixa de ligação.
7) Como os aspectos bioclimáticos podem influenciar na qualidade de vida da população?
Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido as alterações bioclimáticas.
8) Qual o papel da vegetação em um projeto de parcelamento do solo e como deve ser planejada?
A vegetação se constitui em um elemento fundamental para o projeto de parcelamento do solo e deve ser pensada de forma abrangente, conhecendo suas características e utilizando-se corretamente para se obter o melhor resultado possível, seja do ponto de vista de imagem ou do seu desempenho para o conforto térmico, pra o equilibrio ecológico e para o ar que respiramos.
9) O que é e qual é a função dos Planos Diretores municipais?
O plano diretor é um projeto de cidade no que tange aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo.
10) Explique como o Estatuto da Cidade caracteriza o “Imposto sobre a Propriedade Predial e TerritorialUrbana Progressivo no Tempo (IPTU progressivo)”.
O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo (IPTU Progressivo) previsto no Estatuto da Cidade se fundamenta nos artigos 145, § 1° , artigo 150, II e no artigo 156, § 1° , de modo a promover a distribuição justa da riqueza inerente a propriedade, como instrumento de realização da justiça social. De acordo com o § 1° do artigo 156 da Constituição Federal o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana poderá: I – ser progressivo em razão do valor do imóvel; I – ter aliquotas diferentes de acordo com a localização do imóvel.
11) Quais foram os objetivos das modificações na Lei 6.766/79, possibilitadas pela Lei 9.785, de 29 de janeiro de 1999?
Com a alteração da Lei 6.766/79, pela Lei nº 9.785/99, “as áreas destinadas a sistema de circulação, a implantação de equipamento urbano e comunitário, bem como a espaços livres de uso público, serão proporcionais à densidade de ocupação prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem”.
Em razão dessa modificação, o percentual antes determinado pela lei 6.766/79 para parcelamentos (35% da área da gleba), que poderia ser reduzida apenas em loteamentos destinados a uso industrial, cujos lotes tivessem área superior a 15.000 m², já não vigora mais.
A partir de 1º de fevereiro de 1999 (início da vigência da Lei 9.785/99) os municípios podem exigir, por lei, o percentual que entenderem, bem como determinar as áreas mínimas e máximas dos lotes, e os coeficientes máximos de aproveitamento. O Município poderá ainda exigir infra-estrutura complementar à mínima prevista no inciso V, do artigo 18, da Lei 6.766/79 (execução de vias de circulação do loteamento, demarcação dos lotes, quadras e logradouros e das obras de escoamento de águas pluviais).
12) Em quais etapas pode ser dividido o processo de parcelamento do solo urbano e o que constituica da uma delas?
Segundo a Lei Federal n.º 6.766/79, o parcelamento de solo urbano poderá ocorrer mediante três modalidades: Loteamento, Desmembramento e Condomínio de Lotes. Desmembramento.
13) O que são Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e qual é a sua importância para a gestão da cidade?
As Zonas Especiais de Interesse Social são porções do território destinadas, predominantemente, à moradia digna para a população da baixa renda por intermédio de melhorias urbanísticas, recuperação ambiental e regularização fundiária de assentamentos precários e irregulares, bem como à provisão de novas Habitações de Interesse Social – HIS e Habitações de Mercado Popular – HMP a serem dotadas de equipamentos sociais, infraestruturas, áreas verdes e comércios e serviços locais, situadas na zona urbana. Entre os objetivos das ZEIS estão: Estabelecer condições urbanísticas especiais para a urbanização e regularização fundiária dos assentamentos precários e Ampliar a oferta de terra para produção de habitação de interesse social.
 (
Avaliação 
de Pesquisa 01
:
Parcelamento do Solo Urbanoe suas Diversas Formas
)

Continue navegando