Buscar

ATIVIDADE DE PESQUISA 01 SILVERIO HAYZER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parcelamento do Solo Urbano
e suas Diversas Formas
Aluno (a): Silverio Hayzer Caetano
Data: 06/07/2023
Atividade de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 8 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher os dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· O prazo de correção é de até 07 (sete) dias úteis. 
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em PDF ou WORD.
1) A expansão urbana de forma descontrolada tem levado a diversos problemas nas cidades brasileiras. Cite três problemas oriundos dessa expansão.
A expansão urbana descontrolada tem, literalmente, conduzido os habitantes da cidade à despersonificação e ao declínio do ambiente urbano como um lugar de possibilidades de crescimento humano. A expansão da cidade, produzindo novos espaços urbanos, pode ser debitada, em grande parte, ao parcelamento do solo, seja de forma regular, irregular ou clandestina. Dessa forma, pode-se concluir que essa atividade tem muita responsabilidade pela qualidade de tais espaços.
O descontrole do processo de urbanização levou à periferização dos bairros para pessoas de renda mais baixa, ao mesmo tempo em que deixavam grandes vazios entre esses últimos e as áreas centrais, no intuito de angariarem valorização com a passagem das redes de infraestrutura e serviços urbanos. A localização da classe trabalhadora na periferia da cidade se deu sob o estigma do processo especulativo e da reprodução do capital imobiliário, favorecendo a segregação espacial e o tratamento desigual para essas áreas e aquelas apropriadas por cidadãos de renda mais elevada, normalmente bem servida de infraestrutura, equipamentos e serviços públicos. 
Entres os problemas causados pela expansão de forma descontrolada nas cidades brasileiras temos: a dificuldade de infra-estrutura, de equipamentos, comércios e serviços públicos
2) Cite três impactos decorrentes da implantação de parcelamentos do solo urbano.
Caso venha a ser realizado o parcelamento do solo urbano de forma irregular, como ocorreu por muitos anos, a população ficaria a mercê de empresários inescrupulosos que, em nome do lucro, retalharam o solo urbano em lotes sem a infraestrutura necessária e comercializaram-no sem o devido registro. A ocupação desses lugares, além de condenar os moradores a uma baixa qualidade de vida, ainda oneraram os cofres públicos ao transferir o ônus da implantação da infraestrutura, via de regra, para o Poder Público Municipal.
 O conjunto de fatores ligados à essa falta de regulação, a especulação com terras e a demanda por moradias possibilitou o crescimento de vários tipos de ilegalidades no trato como a questão do parcelamento do solo urbano para fins residenciais e causou impactos negativos de grande envergadura para a qualidade de vida urbana.
O cenário de segregação espacial foi facilitado pela omissão do estado e construído pela ação de proprietários de terras e agentes imobiliários ávidos por lucratividades, obtidas com a valorização das terras. O mercado de terras caracterizou-se sempre por duas vertentes, uma pela via formal, onde o parcelamento do solo se processa seguindo os estatutos legais e outra pelas vias da informalidade, onde o parcelamento se dá pelo retalhamento da gleba em lotes sem o devido processo legal e à revelia do Poder Público.
3) O que você entendeu por loteamento e desmembramento?
Loteamento: dividir, voluntariamente, uma área de terra em lotes, com previsão de um mesmo tamanho, organizadamente, com previsão de infra estrutura de urbanização, seja para fins residenciais ou comerciais, respeitando a natureza, causando o menor impacto possível, para o nascimento de urbes, com as devidas satisfações de necessidades de seus moradores, através do conforto necessario para uma boa qualidade de vida.
Desmembramento: é a simples divisão da área urbana ou urbanizável, com aproveitamento das vias públicas existentes
4) O que você entendeu por hierarquização viária e como as vias podem ser classificadas?
Entendi que a hieraquização viária foi implementada com o objetivo de atender o volume de fluxo de veículos, o qual só tende a aumentar, visando viabilizá-lo, tornando menor os problemas dos deslocamentos urbanos, principalmente em horário de pico, fator que envolve consumos de recursos, agressão ao meio ambiente e qualidade de vida, dos transeuntes, dos moradores e dos proprietários de veículos.
As vias podem ser classificadas pelas funções que desempenham na malha urbana, sendo que a largura varia com o volume do tráfego que passa por ela: 
Vias coletoras (vias secundárias) – possibilitam a circulação de veículos entre as vias arteriais e acesso às vias locais; 
Vias arteriais (vias preferenciais) – destinam-se à circulação de veículos entre áreas diferentes, com o acesso a áreas lindeiras devidamente controlado; 
 Vias locais – dão acesso direto aos lotes lindeiros e ao trânsito local;
 Vias de pedestres – destinam-se ao trânsito exclusivo de pedestres; 
Ciclovias – destinam-se ao trânsito exclusivo de veículos de duas rodas não motorizados (bicicletas)
5) O sistema de infraestrutura urbana pode ser subdividido em vários subsistemas. Quais são?
A infraestrutura urbana pode ser conceituada como um sistema técnico de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas, podendo essas funções serem vistas sob o aspecto social, econômico e institucional. Sob o aspecto social, a infraestrutura urbana visa promover adequadas condições de moradia, trabalho, saúde, educação, lazer e segurança. No que se refere ao aspecto econômico, a infraestrutura urbana deve propiciar o desenvolvimento das atividades produtivas, isto é, a produção e comercialização de bens e serviços. E sob o aspecto institucional, entende-se que a infraestrutura urbana deva propiciar os meios necessários ao desenvolvimento das atividades político-administrativas, entre os quais se inclui a gerência da própria cidade.
Pode-se entender a cidade como um conjunto de subsistemas urbanos, definido por meio dos seus subsistemas técnico-setoriais, tendo como exemplo o subsistema de infraestrutura urbana, composto, por sua vez, por outros subsistemas, que podem ser classificados da seguinte forma:
 Subsistema viário; 
Subsistema de drenagem pluvial; 
Subsistema de abastecimento de água;
Subsistema de esgotos sanitários; 
Subsistema energético;
 Subsistema de comunicações
6) Denomine os acessórios da rede de esgotos da figura a seguir, indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4.
1- Boca de Lobo;
2- Condutor;
3- Poço de visita;
4- Caixa de Ligação
7) Qual o papel da vegetação em um projeto de parcelamento do solo e como deve ser planejada?
A vegetação/ arborização urbana desempenha diversos papéis, tais como o sombreamento e a melhoria do microclima das cidades, depurador do ar, fixação de contaminantes e poeira, produção de frutos para alimentação. 
Seu planejamento deve ser criterioso para evitar problemas com a ventilação do interior das edificações e com danos às redes subterrâneas, pelas raízes das árvores, ou das redes aéreas, pelo crescimento das copas. 
O local do plantio deve ser adequado e a escolha das espécies a serem plantadas deve considerar fatores como os aspectos geológicos, o clima, a disponibilidade de regas, a forma de ocupação dos lotes, a localização das redes, exigências de captação de sol etc
A vegetação deve ser estudada não só em relação ao espaço urbano como um todo, mas devem ser analisados seus efeitos sobre a circulação do vento no interior dos edifícios.
 Em geral, a vegetação deve proporcionar sombra quando esta é necessária, sem, no entanto, interferir com as brisas e, essencialmente, auxiliar na diminuição da temperatura, a partir do consumo do calor latente por evaporização
8) O que é e qual é a função dos Planos Diretores municipais?O Plano Diretor é uma lei municipal obrigatória para os municípios com população superior a 20 000 habitantes e que deve ser o instrumento básico da política municipal de desenvolvimento e expansão urbana, a qual tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes (Constituição Federal, artigo 182) . É apenas isso o que estabelece a lei [...]. O Plano Diretor é um instrumento eminentemente político, cujo objetivo deverá ser o de dar transparência e democratizar a política urbana.
O Plano Diretor Municipal é parte indispensável do processo de planejamento e deve ser, a cada 10 anos, revisto e atualizado. O Plano Diretor é um instrumento que, além de regular a expansão territorial, orienta o sistema de planejamento, ou seja, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e a Lei de Orçamento Anual (LOA). Embora a constituição deixe fora dessa obrigação as cidades com população inferior a 20.000 habitantes, o controle urbano e o planejamento não se fazem menos importantes nesses locais.
A existência de um Plano Diretor e suas leis em muito contribui para o crescimento ordenado da cidade e, além disso, facilita o processo de parcelamento do solo, tornando claras as exigências e peculiaridades municipais necessárias para que o projeto do loteamento consiga atender os objetivos propostos.
Avaliação de Pesquisa 01: Parcelamento do Solo Urbano e suas Diversas Formas

Continue navegando