Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Violências Sociais
A violência no Brasil é um problema estrutural de nossa sociedade que gera pânico na população, perdas financeiras para o país e que reduz a qualidade de vida do povo brasileiro. O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança. Também enfrentamos problemas relacionados à falha do sistema judiciário, que não consegue manter um sistema rígido de punição aos crimes violentos. Na esteira desses problemas, temos uma formação estatal estruturalmente racista, que mantém a população negra à margem da sociedade e no cerne dos crimes violentos. Não é a pobreza, mas sim a desigualdade -em todas as suas formas- que aciona o estopim da violência urbana. A opinião é da economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Sônia Rocha, especializada em questões sociais.
O que gera violência, diz, é a "desestruturação urbana, desestruturação das sociedades, das comunidades em relação ao que elas esperam, ao que elas têm e ao que elas vêem". Para Rocha, não existe uma "vinculação" entre pobreza e violência.
Não existe uma relação direta. As áreas mais pobres do país são provavelmente áreas no Nordeste, onde existem bolsões de pobreza crítica. Lá, não existe violência, ao menos essa da qual a gente está falando. A violência é a própria pobreza, a própria miséria, as condições de vida das pessoas. Mas elas não se atacam por causa disso. O que existe muito mais é uma relação entre desigualdade e violência, desestruturação urbana, desestruturação das sociedades, das comunidades em relação ao que elas esperam, ao que têm e ao que vêem. Não é pobreza a causa da violência. É a ruptura do tecido social, a falta de estrutura das famílias, a desigualdade e os conflitos. A pena de morte em alguns casos resolverias sim muita coisa, até porque nos países em que essas penas são exercidas não há nem metade da porcentagem e crimes que existe no Brasil. Quanto a pena para menor idade penal, eu acho completamente justo desde que fique provado que não há nenhum distúrbio mental no adolescente.

Mais conteúdos dessa disciplina