Buscar

ATIVIDADE DE PRATICAS CLINICAS EM SAÚDE DO ADULTO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE PRATICAS CLINICAS EM SAÚDE DO ADULTO- AULA 1
 ( Prof.ª CYANA – UNIP)
Aluna: Marcília Almeida dos Santos
Matrícula: UP19140904
1)O que é SAE ? Qual sua importância para as práticas de enfermagem?
SAE – Sistematização da assistência de enfermagem, criada para organizar os planejamentos, a execução dos trabalhos, o controle e avaliação das ações de cuidados direto e indiretos aos pacientes. A sua importância de as pela qualidade da assistência, porque contempla uma gama de ferramentas que inclui a comunicação, a interação e a articulação das dimensões gerenciais e assistenciais. Trata-se de um método que facilita e organiza o dia a dia da enfermagem.
2)A SAE foi criada quando ? Qual seu principal objetivo?
A SAE foi criada nos anos 2000 por decisão do Cofen. O objetivo foi atender as necessidades individualizadas do cliente, da família e da comunidade através de método específico.
3)Sobre processo de enfermagem, faça um breve relato sobre sua importância e descreva em termos explicativos e exemplificados, cada uma de suas fases.
É um instrumento utilizado para organizar a assistência e prescrever os cuidados de enfermagem com o intuito de propósito, organização e propriedade.
Fases: 1- Histórico: anamnese e exame físico. Consiste em investigar todo o histórico do paciente para poder prestar um melhor atendimento ciente do que pode vir.
2- Diagnóstico: Constitui a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados. Descrevem os diagnósticos elaborados pelo enfermeiro de acordo com os treze domínios utilizados pelo sistema de classificação da NANDA.
3- Planejamento: Planejar os cuidados de acordo com os diagnósticos, através dos resultados esperados para que a meta proposta seja alcançada. Nessa etapa é utilizado o livro NIC com classificações de intervenções que podem ser aplicadas
4- Implementação: Colocar em prática todo o planejamento de cuidado elaborado. 
5- Avaliação: Acompanhar e avaliar se o paciente esta tendo uma boa evolução com os cuidados prestados, verificando a necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do processo de enfermagem.
4)O que você enquanto profissional de enfermagem entende por consulta de enfermagem? Qual a real necessidade da mesma para atuação profissional no dia a dia?
É uma consulta privativa do enfermeiro, para melhorar a assistência a saúde em nível ambulatorial que utiliza prescrever e programar medidas de enfermagem que contribuam para a melhora do doente. Em PSF contribuem para atender as pessoas de cidades que não tem a presença do médico no dia a dia para acompanhamento da saúde.
5)O que é prescrição de enfermagem e qual sua utilidade dentro da rotina de enfermagem tanto assistencial como preventiva?
A prescrição de enfermagem é o roteiro diário que coordena a ação da equipe de enfermagem nos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano. No âmbito assistencial é utilizado diariamente conforme necessidades do paciente apresentado dinâmica e rotina. É uma forma de acompanhar a assistência prestada e direcionar a equipe de enfermagem.
6)Qual a importância da “ linguagem “ utilizada para com o paciente no atendimento do mesmo e seus familiares?
É importante para poder entender o que o paciente esta tentando passar naquele momento. É por meio daquela comunicação que a equipe irá poder decifrar e compreender o paciente.
7)O que é NANDA ?
É um sistema capaz de direcionar e padronizar os diagnósticos de enfermagem. Contêm 13 domínios com diagnósticos de acordo com a necessidade do paciente.
8) O que é NIC e quais suas funções?
É uma classificação abrangente padronizada das intervenções realizadas por enfermeiros. São procedimentos que os enfermeiros realizam nos pacientes de cuidado direto e indireto. A NIC descreve os tratamentos incluindo a parte fisiológica e psicossocial.
9)O que é NOC e quais suas funções?
Sistema de classificação de resultados de enfermagem. Descreve o estado, comportamento, reações e sentimentos do paciente em resposta ao cuidado prestado. Avaliar os resultados esperados. O estado atual pode ser comparado ao final, após uma intervenção de enfermagem para determinar a eficácia no resultado desejado.
10) Faça uma pesquisa sobre a ‘’TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BASICAS’’, e quem a criou . 
Teoria criada por Wanda Aguiar Horta; Essa teoria foi desenvolvida a partir da teoria da motivação humana de Naslow. As necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. É fundamental que o enfermeiro entenda o ser humano como um todo em corpo, mente e espírito. Quando o corpo ou a mente sofre, a pessoa é afetada em sua totalidade.
11) O que é um atendimento de enfermagem HOLÍSTICO ?
É um atendimento humanizado, respeitando a dignidade do ser humano, compreendendo a dependência e fragilidade proporcionando conforto e segurança. Envolve o paciente nos cuidados, realiza os procedimentos necessários, consultando sobre seus costumes e preferências, consolidando o valor e respeito ao ser humano.

Outros materiais