Buscar

Sistematização 1 - Português - Uniceub

Prévia do material em texto

Olá, estudante!
A atividade Sistematização 01 deve ser respondida neste arquivo, após você baixá-lo e nomeá-lo com o nome da atividade Sistematização 1 e o seu nome, como no exemplo: Sistematização 01 João Martins. Depois de responder as quatro questões, você deverá salvar o arquivo e anexá-lo no local indicado na Sistematização 1 (há também orientações sobre como anexar arquivos na Sala de Ambientação), observando o seguinte:
· A resposta de cada questão deve atender ao enunciado, atentando-se para os elementos argumentativos;
· A resposta de cada questão deve ter, no máximo, 15 linhas, com texto justificado, fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples;
· Atente-se à norma padrão da língua portuguesa;
· Lembre-se! Este arquivo deve ser salvo no formato Word e anexado à atividade, no espaço destinado a isso.  
Vamos às questões:
Questão Discursiva 1:
(ENADE 2018)
TEXTO 1: O Museu Nacional do Rio de Janeiro talvez fosse o lugar mais importante do Brasil dado o seu valor como patrimônio cultural e histórico não só brasileiro, mas mundial. O incêndio ocorrido no início de setembro de 2018 destruiu o lugar que era o símbolo da gênese do país como nação independente e continha um acervo inestimável, não só do ponto de vista da história da cultura e da natureza brasileiras, mas também do acervo de peças de significado mundial. O Museu Nacional abrigava vários departamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Era um museu de exposição, mas também de pesquisa. A biblioteca de Antropologia, que devia ter uns 200 mil títulos e era um instrumento de trabalho fundamental para a pesquisa de vários docentes, foi construída ao longo de 50 anos, e perdeu-se. Parte pode ser recuperada, mas os fósseis, os insetos, as coleções de estudo, são insubstituíveis. Outra perda incalculável refere-se ao material do acervo relativo a povos que foram destroçados pelo colonialismo europeu e que estavam ali como testemunhas mudas da história da invasão da América.
Disponível em:<https://www.publico.pt/2018/09/04/culturaipsilon/entrevista/eduardo-viveiros-de-castro-gostaria-que-o-museu-nacional-permanecesse-como-ruina-memoria-das-coisas-mortas-1843021>. Acesso em: 10 set. 2018 (adaptado).
TEXTO 2: Ao consumir parte significativa do acervo de 20 milhões de peças da instituição, o incêndio arrasou também anos de trabalho e afetou, de forma irremediável, a pesquisa, com impactos na ciência brasileira e internacional. Segundo uma pesquisadora dessa instituição, apesar de o foco muitas vezes permanecer na perda do passado, quando perdemos um acervo que era usado para fazer pesquisa, perdemos também o futuro.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/>. Acesso em: 10 set. 2020 (adaptado).
Considerando os trechos apresentados, redija um texto a respeito da importância dos museus para a sociedade contemporânea sob o ponto de vista da memória e das perspectivas de futuro, abordando três aspectos da função social dessas instituições.
	QUESTÃO DISCURSIVA 1
	Os museus são como bancos de informações do passado, local onde se preserva a memória de fatos importantes de diferentes esferas da vida social, seja nacional ou internacional. Eles transmitem educação cultural, ajudando as gerações futuras aprenderem, entenderem e apreciarem sua história e cultura, tal conhecimento promove patriotismo e orgulho sobre os feitos de seus antepassados, além de gerar uma ampliação da percepção de mundo e dos seus respectivos entendimentos. 
Os museus protegem as particularidades culturais, sendo referência para a sociedade onde está inserido e possivelmente também para a sociedade mundial. Nesse último caso, devido ao impacto cultural mundial que o espaço trás, podemos ligar o museu à atividades turísticas, o que impulsiona conhecimento sobre a cultura e história.
Questão Discursiva 2:
(ENADE 2019)
TEXTO 1: Conforme levantamento patrocinado pelo Ministério da Integração Nacional, o Brasil sofreu mais de 30 mil desastres naturais entre 1990 e 2012, o que confere a média de 1 363 eventos por ano. O Atlas Brasileiro de Desastres Naturais de 2013 mostra que, entre 1991 e 2012, foram registradas 31 909 catástrofes no país, sendo que 73% ocorreram na última década. O banco de dados do histórico dos desastres brasileiros associados a fenômenos naturais indica que estiagens, secas, inundações bruscas e alagamentos são as tipologias mais recorrentes do país.
LICCO, E.; DOWELL, S. Alagamentos, enchentes, enxurradas e inundações: digressões sobre seus impactos sócio econômicos e governança. Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística. Edição Temática em Sustentabilidade, v. 5, n. 3, São Paulo: Centro Universitário Senac, 2015 (adaptado).
TEXTO 2: De acordo com o relatório do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres de 2014, a necessidade de minimizar os riscos e os impactos de futuros desastres naturais é algo fundamental para as comunidades em todo o mundo. Reduzir os níveis existentes de riscos que favorecem os desastres, fortalecendo a resiliência social, ambiental e econômica é uma das soluções encontradas para que as cidades consigam conviver com esses fenômenos naturais.
RIBEIRO, J.; VIEIRA, R.; TÔMIO, D. Análise da percepção do risco de desastres naturais por meio da expressão gráfica de estudantes do Projeto Defesa Civil na Escola. UFPR, Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 42, dezembro 2017 (adaptado).
A partir da análise dos textos, apresente duas propostas de intervenção no âmbito da sustentabilidade socioambiental, de modo a contemplar ações de restauração ou recuperação após a ocorrência de desastres.
	QUESTÃO DISCURSIVA 2
	Primeiramente é necessário conscientizar a população a respeito do meio ambiente, sendo preciso implementar educação ambiental no ensino, desde o ensino básico para que o indivíduo seja “formado” de modo a sempre pensar na sustentabilidade, pois pode haver a intervenção por parte das empresas e indústrias, mas enquanto não houver conhecimento e conscientização de modo geral, não haverá melhora significativa. 
1º intervenção: Recuperação de CO2 e diversos gases que são liberados na atmosfera, para assim haver a redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE). Como por exemplo, captar o CO2 e dissolvê-lo em salmoura captada do subterrâneo. 2º intervenção: Cercar a área afetada para proteção da mesma e então examinar e analisar o solo buscando prevenir erosão no mesmo, encontrar o potencial de capacidade agronômica do solo, verificando a correção do PH e dos nutrientes daquele local para identificar no que houve o maior dano e buscar recuperar e tratar aquele solo e posteriormente realizar plantação de árvores de acordo com o tipo de bioma do local. 
Questão Discursiva 3:
(ENADE 2019)
 
O Brasil está longe de ser um país atrasado do ponto de vista científico e tecnológico. O país está em posição intermediária em praticamente todos os indicadores de produção e utilização de conhecimento e de novas tecnologias. Em alguns indicadores, a situação do país é melhor até do que em alguns países europeus como Portugal ou Espanha e, de modo geral, estamos à frente de todos os demais países latino-americanos. Talvez nosso pior desempenho esteja nos depósitos de patentes, seja no Brasil ou no exterior.
Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option= com_content & view= article & id=33511 & itemid=433>. Acesso em: 01 out. 2020 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir. 
a) Cite dois ganhos possíveis para o campo científico do país, resultantes de uma boa articulação entre os entes representados na figura.  
b) Cite dois ganhos possíveis para o campo econômico do país, resultantes de uma boa articulação entre os entes representados na figura.
	QUESTÃO DISCURSIVA  3
	Letra A) 1. Aumento dos recursos financeiros para projetos científicos;
2. Incentivo à pesquisa científica aumentando resolução de problemas, imple-
mentação de novas tecnologias, melhorias na produtividade de trabalho;Letra B) 1. Atrair investidores internacionais com recursos financeiros e/ou com
tecnologias que possam melhorar e evoluir nossos estudos e processos; 
2. Profissionais mais capacitados que produzem de maneira inteligente, logo
produzem mais em menor tempo, o que gera maior ganho econômico;
Questão Discursiva 4:
Os problemas que enfrentamos na sociedade atual têm raízes no passado colonial, são problemas estruturais, que dizem respeito à forma como se consolidaram o Estado e a República no Brasil. O quadro sócio-histórico da sociedade capitalista atual evidencia fortes ataques aos interesses das classes subalternas, materializados nas regressividades dos contratos e das condições de trabalho impostas pela reestruturação produtiva e pelas contrarreformas na esfera estatal. Esses processos são acompanhados também pela regressividade das organizações e das lutas dos trabalhadores, seja no quadro sindical (marcado pela hegemonia de um sindicalismo colaborador nos processos de “gestão” da crise), seja no campo dos movimentos sociais (no qual se observa a acentuada presença de uma ideologia que orienta as ações na órbita do possibilismo, que muitas vezes se traveste de governismo). 
DURIGUETTO, M. L.; BALDI, L. A. P. Serviço Social, mobilização e organização popular: uma sistematização do debate contemporâneo. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 193-202, jul./dez. 2012 (adaptado).
Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option= com_content & view= article & id=33511 & itemid=433>. Acesso em: 01 out. 2020 (adaptado).
Com base no texto acima e considerando a herança colonial, patriarcal e escravista brasileira, elabore um texto dissertativo sobre a importância dos movimentos sociais no campo das lutas por direitos e sua relação com a atuação da/do profissional da sua área na atualidade (adaptado). 
	QUESTÃO DISCURSIVA  4
	Os movimentos sociais são grupos de pessoas que defendem e lutam por uma causa social e política, é um meio que os indivíduos têm de ser expressar e exigir seus direitos, esses movimentos são muito importantes quando se trata da formação de uma sociedade democrática, pois eles incluem os indivíduos excluídos na sociedade trazendo a memória que eles possuem direitos que devem ser cumpridos pelo Estado. Os movimentos sociais também são educativos eles nos ensinam que a igualdade, liberdade, o respeito e a dignidade, são bases fundamentais para o exercício da convivência humana, logo, eles contestam o Estado e seu modo repressivo e ideológico de trabalhar, cobrando por mudanças sociais assim como melhoria nas condições de vida. Na engenharia civil, as mulheres ainda são muito julgadas, injustiçadas e assediadas, isso se dá pelo patriarcado e machismo que as objetificou como donas de casa incapazes de ter conhecimento sobre construção civil, porque apenas homens podem entendem de construção. Então as mulheres possuem dificuldade de se estabelecerem em obra, devido não terem liberdade e igualdade para exercer a profissão, mesmo com conhecimento e experiência.

Continue navegando