Buscar

QUESTÃO 20 - PROVA AMC UNICEUB 2019 - FILOSOFIA

Na sua mais importante obra, a Summa Theologica, Santo Tomás de Aquino trata os conceitos de justiça comutativa e de justiça distributiva de uma tal maneira, que eles passariam a ser largamente utilizados na Filosofia do Direito.

Assinale a opção que apresenta esses conceitos, conforme expostos na obra citada.

Alternativas

A) - A Justiça Comutativa regula as relações mútuas entre pessoas privadas e a Justiça Distributiva regula a distribuição proporcional dos bens comuns.

 

B) - a Justiça Comutativa trata da redução ou diminuição das penas (sanção penal) e a Justiça Distributiva da distribuição justa de taxas e impostos.

 

C) - A Justiça Distributiva destina-se a minorar o sofrimentos das pessoas e a Justiça Comutativa regula os contratos de permuta de mercadorias.

 

D) - A Justiça Comutativa regula a relação entre súditos e governante e a Justiça Distributiva trata das relações entre diferentes povos, também chamadas de direito das gentes.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A justiça comutativa refere-se àquilo que é devido entre indivíduos, como na condução de transações comerciais. A justiça comutativa exige justiça fundamental em todos os acordos e trocas entre indivíduos ou grupos sociais privados. Distingue-se de outras formas de justiça, como a justiça contributiva, que se refere ao que os indivíduos devem à sociedade pelo bem comum; justiça legal, que se refere aos direitos e responsabilidades dos cidadãos para obedecer e respeitar os direitos de todos e as leis planejadas para proteger a paz e a ordem social; e justiça distributiva, que se refere ao que a sociedade deve aos seus membros individuais, ou seja, a alocação justa de recursos. A restituição na teologia moral significa um ato de justiça comutativa pelo qual a reparação exata, tanto quanto possível, é feita por uma lesão que foi feita a outra.Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.
2
Dislike0
User badge image

DEGÊ OFICIAL

resposta - B 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais