Buscar

Exercícios_aula_4_A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Biológicas
Faculdade de Biologia
Curso de Ciências Biológicas
Módulo: Estudo de Comunidades Naturais
Grupo: A						Data de envio: 18/05/2021
Integrantes: 1 - _Carlos Aragão___________________________________
2 - _Fred Gabriel________________________________________________________
3 - _Fernanda Soares_____________________________________________________
4 - _Ilzane Abreu________________________________________________________
5 - _Laiza Meline _______________________________________________________
6 - _Samuel Souza_______________________________________________________
Modalidade: ( ) Licenciatura matutina; ( X ) Bacharelado; ( ) Licenciatura Noturna.
Atividade 4 - Aula teorias e modelos de estruturação de comunidades
1. Qual é a definição de nicho de Grinnell?
R: Define o nicho como uma unidade de distribuição, dentro da qual se encontra cada espécie, em função de suas limitações estruturais e instintivas. Ou seja, refere-se à área total em que um organismo de uma espécie pode viver - ou onde as condições ambientais, tais como recursos, competição, etc., permitem sua sobrevivência; baseado nisso, cada nicho ecológico só poderia ser ocupado por uma única espécie.
2. Qual é a definição de nicho de Elton?
R: Segundo Elton (1927) o ‘nicho’ de uma espécie quaisquer seria definido a partir da sua posição no ambiente biótico, sua relação com alimento e inimigos, por exemplo. Em outras palavras, teria como foco apenas a função da espécie dentro da cadeia trófica, desconsiderando as condições abióticas como determinantes para o estabelecimento do nicho.
3. Qual é a definição de nicho de Hutchinson?
R: Define nicho como uma soma de todos os fatores ambientais que atuam sobre o organismo; nesse sentido, o nicho fundamental de uma determinada espécie seria representado por uma região de um hiper-espaço n-dimensional, o qual considera todas as variáveis físicas e biológicas que limitam a sua sobrevivência, embora que de forma abstrata.
4. Qual a diferença entre nicho fundamental e nicho realizado?
R: Enquanto o nicho fundamental considera todas as condições e recursos necessários para a manutenção de uma espécie (as características do hipervolume de n-dimensões), diante à ausência de interações interespecíficas; o nicho realizado ou efetivo é a porção menor do nicho fundamental que inclui essas interações.
5. Como a teoria de nicho pode ser usada para explicar a similaridade de composição de espécies encontradas entre alguns locais?
R: O que geralmente define a distribuições das espécies são as condições ambientais, ou seja, se houver locais onde as condições ambientais são muito similares, é esperado que a composição de espécies também seja similar.
6. Qual é a principal premissa da teoria neutra?
R: A principal premissa da teoria neutra seria que todas as espécies são ecologicamente equivalentes, e por isso a teoria é definida como neutra ou simétrica, onde todas as espécies têm a mesma probabilidade de migração, dispersão, reprodução e mortalidade. 
7. Segundo a teoria neutra o que explicaria a similaridade de composição de espécies entre duas áreas?
R: A teoria neutra pressupõe que todas as espécies são ecologicamente equivalentes, e por isso ocorrerá grande similaridade entre a composição de espécies entre dois locais, quanto mais próximos eles forem uns dos outros.
8. O que é a teoria de habitat template e como ela pode explicar a distribuição da comunidade?
R: A teoria do habitat template define que as estratégias de vida (trade offs) resumem como a evolução molda as espécies mediante as variabilidades temporal e espacial. O habitat molda as estratégias, e só persistirão no habitat as espécies que tenham atributos favoráveis e são capazes de realizar seus serviços ecossistêmicos.
9. Como é o sistema de classificação das ordens dos rios?
R: Riachos formados por uma nascente são chamados de riachos de 1° ordem; a junção de dois riachos de 1° ordem originam um riacho de 2° ordem; quando dois riachos de 2° ordem se juntam resulta em um de 3° ordem; e dois riachos de 3° ordem juntos formam um riacho de 4° ordem. Portanto, sempre que riachos da mesma grandeza se juntam, criam uma ordem.
10. Por que segundo a teoria do Rio Continuo existiria um gradiente de energia nos sistemas lóticos? E como ele funcionaria?
R: Porque existem diferenças apresentadas ao longo do curso do rio, como largura, volume de água, profundidade, temperatura, luminosidade, matéria orgânica etc. Esse sistema funciona desde a nascente até a foz, e as comunidades precisam maximizar os materiais e energia incorporados no ecossistema rio abaixo.
11. Segundo a teoria do Rio Contínuo onde seria encontrado maior riqueza de espécies e por qual razão?
R: Na região intermediária do rio, pois diferentes espécies vão sendo adicionadas e substituídas gradualmente desde a nascente, de modo que os habitas vão se diversificando e suportando uma maior quantidade de espécies, aumento da entrada de luz e aumento da temperatura. 
12. Por que na Amazônia a variação sazonal do leito dos rios afetaria a riqueza e distribuição das espécies?
R: Conforme o nível da água aumenta e o rio se encontra com a vegetação marginal a taxa de decomposição é aumentada, logo a diversidade de macrocoletores e raspadores é elevada, quando o nível da água alcança a floresta quantidade de macrocoletores e fragmentadores aumenta mais ainda. Na fase de águas altas na Amazônia, o pulso de inundação tem um efeito homogeneizador sobre os lagos da planície de inundação, criando conexões entre os corpos de água e aumentando a riqueza e diversidades de espécies que podem explorar novas fontes de nutrientes. Na vazante água carreia os nutrientes resultantes da decomposição da matéria orgânica oriunda da floresta rio abaixo. 
13. Qual é o padrão de variação encontrado nos ambientes seguindo a teoria do pulso de inundação?
R: Segundo a teoria do pulso de inundação para o sistema de rios, as áreas com inundações laterais constantes, que causam alterações nas características físicas e químicas do ambiente, como resposta, podem causar desde alterações anatômicas, fisiológicas e comportamentais nos organismos, até o aumento da diversidade de habitats e consequentemente de espécies.
14. Seria possível comparar os padrões da teoria do Rio continuo com a do pulso de inundação?
R: Sim, pois algumas características do ambiente e os principais organismos encontrados coincidem entre os diferentes padrões do Rio continuo e pulso de inundação. Vegetação marginal e presença de material alóctone, assim como organismos fragmentadores e coletores, predominam, não só nos rios pequenos, como também nas águas altas. Ademais, rios intermediários podem ser comparados com os pulsos de enchente e vazante, devido ao predomínio de coletores e raspadores, ocorrência de zonas de transição e materiais de origem alóctone e autóctone; já os grandes rios, com as águas baixas, visto a alta turbidez, alóctone, e organismos microcoletores e filtradores. 
15. O que é uma metacomunidade?
R: De maneira simples, é um conjunto de comunidades locais conectadas pela dispersão de múltiplas espécies potencialmente interativas.
16. Quais são os quatro modelos de metacomunidade existente? Explique cada um deles, deixando claro quais são as diferenças entre eles?
R: Os modelos de metacomunidade são: dinâmica de manchas (patch dynamics), efeito de massa (mass effects), escolha das espécies (species sorting) e teoria neutra (neutral theory). O efeito de massa e a escolha de espécies dão foco nos processos locais ao assumir que existe heterogeneidade entre os ambientes, sendo os processos dispersivos mais relevantes na dinâmica de populações e diversidade alfa no modelo mass effects, e menos para a species sorting, onde as condições abióticas são grandes limitantes. Na dinâmica de manchas e modelo neutro, os processos regionais são considerados mais significativos, já que os ambientes são homogêneos e as taxas de dispersão, especiação e extinção locais restringem a diversidade.A discordância está no fato das habilidades competitivas serem parecidas na neutral theory, e na patch dynamics elas poderem afetar as taxas de extinções locais.

Continue navegando