Buscar

Tipos de Direitos e Justiça

Prévia do material em texto

ICJ
1. Tipos de direitos 
A. Direito objetivo: É o conjunto de normas que o estado mantém em vigor. Constitui uma entidade objetiva frente aos sujeitos de direitos, que se regem segundo ele.
Sendo assim, é o conjunto de normas que obrigam a pessoa a um comportamento consentâneo com a ordem social. Ou seja, através das normas, determina a conduta que os membros da sociedade devem observar nas relações sociais. O direito objetivo é tudo que está previsto na lei, como por exemplo, o caso da gestante que tem direito a licença à maternidade, esse direito está previsto na lei, na constituição.
O Direito Objetivo estabelece normas de conduta social. De acordo com elas, devem agir os indivíduos.
B. Direito subjetivo: Designa a faculdade da pessoa de agir dentro das regras do direito É o poder que as pessoas têm de fazer valer seus direitos individuais.
Então, nasce da vontade individual. É a faculdade de alguém fazer ou deixar fazer alguma coisa, de acordo com a regra de ação, ou seja, de acordo com a norma. Os direitos subjetivos revelam poder e dever. Poder de cobrar e dever de pagar uma dívida. Está ligado a pessoa, exige o direito objetivo que está na lei. Por exemplo, posso exigir a licença à maternidade, sendo esse direito objetivo. Mas preciso provar esse direito subjetivo, ou seja, preciso provar que estou grávida. É aquele que pode ser exigido pelo seu titular
Assim, direito subjetivo é a prerrogativa do indivíduo invocar a lei na defesa de seu interesse, ou ainda, os direitos subjetivos encontram proteção na norma, do Direito Objetivo. É este que os garante. Em outras palavras, é o Direito Objetivo que confere às pessoas direitos subjetivos.
C. Direito como ciência: Conjunto de estudo sobre as regras jurídicas e o ordenamento, bem com a eficácia e efetividade de sua aplicação na vida pratica. 
D. Direito como fato social: Manifestação do direito na vida pratica da sociedade como um instrumento de convivência social.
2. Zetetica ≠ Dogma 
A. Zetetica: Duvida para aperfeiçoar o que está pronto
B. Dogma: O que já foi escrito
3. Tipos de Justiça 
A. Justiça como virtude: Qualidade humana de se pensar a partir de valores individuais, tais como bondade, solidariedade, fidelidade.
B. Justiça objetiva: É uma exigência social, em virtude das comunicações humanas. 
 B.1. Justiça social: É uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. (Da a todos)
 B.2. Justiça distributiva: Dá a cada um o que é direito, tratando desigualmente aqueles que são desiguais. Com maior grau de benefício a uma parte em detrimento a outra. (Da a quem precisa)
 B.3. Justiça comutativa: É a análise de igualdade entre os envolvidos que se sujeitam as mesmas condições para a realização das decisões. Ex.:guarda de filhos.
 B.4. Justiça Restaurativa: É uma prática que está buscando um conceito. Em linhas gerais poderíamos dizer que se trata de um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima.
 B.5. Justiça formal: É o que coloca como base de experiência o processo de criação, interpretação e aplicação do direito.
4. Direito e poder
A. Sanção: Punição pela violação de uma lei (pena).
B. Coerção Jurídica: Controle psicológico que nos ameaça pela possibilidade de aplicação de lei.
C. Coerção Privada: Formas de solução de interesse que se utiliza da força a um em detrimento de outro.
D. Coerção: Aplicação dos efeitos da lei na vida pratica em sociedade, realizada sobretudo pelo judiciário, já que e de monopólio exclusivo do estado.
5. Definições
A. Sujeitos de direito: São todos os centros subjetivos de direito ou dever.
B. Pessoas naturais: São aquelas nascidas de pessoas que tem direitos e deveres.
C. Pessoas jurídicas: São aquelas criadas por pessoas naturais para atribuírem direitos e deveres ao mundo concreto. 
D. Empresa: Atividade econômica.
6. Personalidade X Capacidade
A. Personalidade: É a titularidade de TER direitos e deveres
B. Capacidade: Aptidão de EXERCER direitos e deveres.

Continue navegando