Buscar

desafio-O campo magnético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O campo magnético 
desafio:
Quando pensamos em visualizar o interior do corpo humano, talvez até passe pela nossa cabeça abri-lo. No entanto, nos dias atuais, isso não se faz mais necessário, pois existe uma tecnologia moderna capaz de nos fornecer "imagens" muito precisas do interior do corpo humano. Estamos falando do aparelho de ressonância magnética, no qual o corpo humano é conectado a um computador. O médico consegue visualizar virtualmente o corpo do paciente da maneira que precisar, pode dividir as imagens em diversas partes e obter "imagens" de cada uma delas separadamente, de acordo com a necessidade. O aparelho, conectado no computador, é capaz de fornecer imagens em alta definição das diferentes parte do corpo (órgãos internos). Porém, sabemos que o corpo humano (ou seja, o tecido humano) não pode ser atraído por um ímã, pois não se trata de um material magnético.
Você saberia explicar como funciona o processo de ressonância magnética?
Sua resposta
A Ressonância magnética é o resultado da diferença na intensidade do sinal que cada tecido produz em resposta ao pulso da radio frequência. Um campo magnético forte é usado para polarizar parcialmente os momentos dos prótons. Um pulso de radio frequência (RF) é então aplicado para alterar o estado fundamental dos prótons e durante esse pulso alguns dos fótons RF são absorvidos pelos prótons causando o "flip"(estado de energia mais alto) para o campo magnético. No final do pulso os prótons relaxam voltando para um estado de energia mais baixa produzindo pequena quantidade de radiação eletromagnética e seu sinal então é registrado na bobina e convertido numa imagem. Então basicamente seria: a densidade do próton e o tempo de relaxação magnética, é o equilíbrio da densidade dos prótons, que ao ser detectado é registrado como imagem. 
Enviado em: 03/05/2021 15:25
Padrão de resposta esperado
Os aparelhos de ressonância magnética são constituídos de um magneto que origina um campo magnético intenso. As imagens obtidas pelo equipamento resultam da interação desse campo magnético com os prótons dos átomos de hidrogênio do tecido humano, o qual é constituído de diferentes átomos. Com exceção do átomo de hidrogênio, todos os outros possuem prótons e nêutrons no seu núcleo atômico. O átomo de hidrogênio possui somente próton no seu núcleo atômico, ou seja, partículas carregadas positivamente e com uma propriedade particular chamada de spin, ou momento angular. Mas o que representa essa propriedade de spin?
O spin representa o movimento do próton (movimento de girar em torno do seu próprio eixo). O spin do próton de hidrogênio é de <+1/2 e -1/2, o que significa que o próton pode girar tanto para um lado quanto para outro. Além da propriedade de spin, o próton apresenta outra propriedade: momento magnético, que permite que o próton de hidrogênio apresente um comportamento semelhante ao de um pequeno ímã. Dessa forma, os prótons do tecido humano, quando posicionados dentro do aparelho de ressonância magnética (ou ainda, dentro do magneto), passam a orientar-se de acordo com a direção do campo magnético aplicado, podendo ser comparados a pequenas bússolas, com a diferença que os prótons de hidrogênio se orientam de forma paralela e antiparalela. Essas orientações representam os dois possíveis níveis de energia que o próton pode ocupar: um, o de baixa energia (alinhamento paralelo) e o outro, o nível de maior energia (alinhamento antiparalelo).

Continue navegando