Buscar

Fichamento 2 Ancona Lopes Bilbao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Aline Batista
Disciplina: Psicodiagnóstico Interventivo
Semestre: 10º
Professora:
Fichamento:02
Bilbao, G. G. L. ,O Psicodiagnóstico Interventivo sob o Enfoque da Narrativa In: Ancona-Lopez, S., Psicodiagnóstico Interventivo: Evolução de Uma Prática.São Paulo: Cortez Ed., 2013..
A autora traz sobre a narração dos pais ao falar na anamnese sobre as experiências passadas, é muito mais que uma explanação dos acontecimentos, traz com eles significados e ressignificações sobre as experiências vividas. Estes trazem com eles além dos significados afloram-se sentimentos vividos e percepções sobre os acontecimentos já vivenciados, seu olhar sobre eles e a forma como foram impactados pelo vivência narrada.
Desta forma os pais ao narrarem suas histórias de vida e da criança, mergulham em suas perspectivas e trazem consigo novas formas de compreensão de forma que o psicólogo procuram acompanha-los transformando o processo do psicodiagnóstico em um processo dinâmico desenvolvido pelos pais, pela criança e pelo psicólogo.
A autora nos traz a reflexão dos significados que a fala podem ter, não apenas como uma simples forma de narração ou expressão, mas os significados ocultos que as narrativas trazem.
A autora também traz dois casos em que os responsáveis trazem a queixa como as crianças sendo o problema e durante o processo de psicodiagnóstico interventivo conseguem observar por si mesmas que eles também tinham problemas e que para que a queixa fosse sanada, teriam que olhar para as suas próprias limitações, desta forma o processo de psicodiagnóstico ajudou, e que narrativa não pode ser por si só a verdade absoluta, mas uma forma de chegar a verdadeira causa, sem que o psicólogo seja o detentor do saber, mas que ele ajude a compreender novos significados e percepções.
A narrativa também é uma forma que a autora traz de realizar a devolutiva com as crianças, criar uma história com personagens e contando uma história em que a criança possa realizar uma projeção e se apropriar da história, desta forma a narrativa traz a possibilidade da criança se ver como um sujeito e resgata-se da própria experiência vivida.

Continue navegando