Buscar

RESUMO DE BIOLOGIA - CÉLULAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A descoberta das células
Os seres humanos são constituídos por células. Os vírus não, embora sejam feitos de dois tipos de moléculas orgânicas características de todos os seres vivos: proteínas e ácidos nucleicos. E somente se reproduzem no interior de células vivas. 
A invenção do microscópio 
A invenção do microscópio, instrumento capaz de ampliar imagens, possibilitou a descoberta das células, as unidades microscópicas dos seres vivos. 
O primeiro microscópio foi construído por Zacharias Janssen e seu pai Hans, fabricantes de óculos. 
Os primeiros registros de observações microscópicas de materiais biológicos foram realizados por Antonie van Leeuwenhoek. 
Leeuwenhoek fabricou dezenas de microscópios dotados de uma só lente, feita de vidro e quase esférica, com os quais observou diversos materiais biológicos. Ele é considerado o descobridor dos “micróbios”, microrganismos. 
Influenciado por Leeuwenhoek, o inglês Robert Hooke construiu um microscópio de duas lentes de vidro. Olhava por uma lente, a ocular, enquanto aproximava o objeto a outra lente – a objetiva, para obter foco. Sendo assim, o microscópio composto, e os de uma só lente, de Leeuwenhoek, microscópio simples. 
Hooke observou, inicialmente, a cortiça, extraída de cascas de certas árvores, utilizada em fabricação de rolhas. Verificou que o material tinha baixa densidade por apresentar poros microscópicos, por isso chamou de célula, unidade constituinte dos seres vivos. 
As partes fundamentais da célula 
Cientistas concluíram que células animais e vegetais deviam ser delimitadas por uma finíssima película, membrana plasmática, invisível nos microscópios ópticos. Em células vegetais há a parede celular. 
O botânico Robert Brown verificou que as células tem em seu interior um corpo esférico ou ovoide, o núcleo. E o restante do fluido celular o citoplasma. 
 ↳ contém pequenos “órgãos” celulares, organelas. 
No interior do núcleo, possui os cromossomos e nucléolos.
Célula vegetal (só ela possui vacúolos) 
A teoria celular 
Em 1838, o botânico Mathias Schleiden idealizou que todas as plantas são constituídas por células. Em 1839, o zoólogo Theodor Schwann chegou à mesma conclusão para as plantas. Estruturando a teria celular, a qual as células são unidades constituintes dos seres vivos. Sendo: 
1. As células são unidades morfológicas dos seres vivos. 
2. As atividades caracterizantes da vida ocorrem no interior de células; sendo unidades funcionais e fisiológicas. 
3. As células se formam por meio da reprodução de células preexistentes, no processo divisão celular. 
A ameba é unicelular, formada por uma única célula, e os multicelulares formados por muitas células; uma pessoa adulta → 10 trilhões de células. 
Rudolph Virchow apontava a necessidade de se conhecer as células para compreender o fenômeno vida. 
A descoberta da célula e a teoria celular resultaram na Citologia, que se dedica à compreensão da estrutura e funcionamento das células vivas. 
Células procarióticas e eucarióticas 
O microscópio eletrônico revelou a existência de dois tipos de células: procariótica, bactérias e arqueas, e eucarióticas, protozoários, fungos, algas, plantas e animais. 
Células procarióticas: mais simples que as eucarióticas; o citoplasma não tem estrutura membranosa nem núcleo; o cromossomo é concentrado no nucleoide. Não possuem carioteca, envoltório nuclear, então, o DNA fica disperso no citoplasma. 
Células eucarióticas: têm o citoplasma repleto de canais, bolsas e outras estruturas membranosas, sendo uma delas o núcleo, no qual se localiza os cromossomos. Possui carioteca, envoltório nuclear, assim o DNA fica no núcleo, organizado.

Outros materiais