Buscar

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	Texto 1
O Brasil foi o mais impactado pela produção sistemática de desinformação durante a pandemia do COVID-19 por ter uma educação para a ciência bem menos consolidada que a britânica e a norte-americana, além de uma população com menos anos de estudo em média (Disponível em: https://agencia.fapesp.br/negacionismo-cientifico-a-producao-politica-e-cultural-de-desinformacao/34028/. Acesso em: 16 fev. 2021 – Adaptado).
Texto 2
No atual momento, enquanto é preciso manter e ampliar o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o negacionismo ignora seu potencial, o estado e a capacidade dos hospitais em lidar com os doentes e a ocorrência de milhares de mortes no Brasil e no mundo (Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/21/negacionismo-prejudica-nao-so-a-saude-como-conquistas-e-avancos-da-medicina.htm?next=0001H948U11N. Acesso em: 16 fev. 2021 – Adaptado).
A respeito da Pandemia do Coronavírus (Sars-CoV-2) e do negacionismo científico, e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir:
i. Para prevenir o avanço do vírus, devem ser priorizadas as orientações baseadas e comprovadas por pesquisas científicas.
ii. O maior investimento em Educação e Ciência contribui para o enfrentamento da Pandemia diretamente na geração de novos medicamentos e vacinas e indiretamente ao difundir o conhecimento científico para a população.
iii. A difusão de desinformações não representa um perigo à vida da população e muito menos prejudica o combate à Pandemia do Coronavírus. 
Está CORRETO o que se AFIRMA em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
II e III.
	
	b. 
I e II.
	
	c. 
I, II e III.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I.
	Comentário da resposta:
	Como explicitado no material estudado,  a utilização de informações sem base científica pode não gerar o efeito esperado ou até representar um perigo ao indivíduo e a sociedade. Nesse sentido, deve-se priorizar a utilização de medicamentos, tratamentos e vacinas com eficácia comprovada em estudos científicos, sendo que a indicação de remédios sem eficácia comprovada pode gerar efeitos adversos e não afetar diretamente o vírus. E, como indicado no Texto 1, o maior investimento em educação, além do investimento em ciência, auxiliam no enfrentamento da pandemia. O efeito positivo do investimento em educação e ciência também pode ser observado na Indicação 1.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	A pandemia chega quando o mundo já conhecia um aumento do negacionismo científico. A negação da ciência sempre existiu, a internet torna esta atitude mais visível e mais forte. Os custos reputacionais e financeiros da difusão da informação diminuem muito, o que favorece grupos que estão, por uma razão ou por outra, à margem. Este deslocamento tem diferentes consequências, sobre as quais se pode ter diferentes avaliações normativas. Uma consequência é que teorias conspiracionistas de todo tipo são fortalecidas. Além disto, filtros morais desaparecem, de maneira que discursos movidos pelo ódio, que sempre existiram, se tornam mais visíveis e mais fortes (Disponível em: https://diplomatique.org.br/quando-duas-crises-se-encontram-a-pandemia-e-o-negacionismo-cientifico/. Acesso em: 17 fev. 2021 – Adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
i. O negacionismo científico se tornou mais perigoso na contemporaneidade devido à popularização da Internet sem fio e de celulares
PORQUE
ii. Idealmente, cada pessoa deveria tomar como verdadeiro apenas aquilo para o que possui, individualmente, evidências científicas suficientes. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa plausível da I.
	Respostas:
	a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa plausível da I.
	
	b. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	d. 
As asserções I e II são proposições falsas.
	
	e. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Comentário da resposta:
	Como indicado no texto, os custos da difusão da informação diminuíram muito como o fortalecimento da internet, o que torna mais fácil a disseminação de ideias que negam a ciência. A segunda asserção define a ideia por detrás do pensamento científico. Entretanto, ela não tem correlação com a expansão das tecnologias de informação e com a difusão do negacionismo científico.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	As queimadas da Amazônia e do Pantanal seguem, independente de avisos científicos que demonstram que a Agropecuária brasileira cresce, sem necessitar aumento de terras. É preciso avaliar que futuro a sociedade brasileira almeja. Continuar dilapidando os recursos naturais de nosso território para comprar a custos elevados novas tecnologias que são necessárias para o nosso bem-estar? (Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-negacionismo-da-ciencia-compromete-o-futuro-do-brasil/.Acesso em: 16 fev. 2021 – Adaptado).
Apesar de a maioria da Comunidade Científica concordar sobre o papel da atividade humana nas mudanças climáticas, parte da população ignora o aumento da temperatura no Planeta Terra. Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.
i. O Planeta Terra tem clima cíclico, com alternância de períodos de resfriamento e aquecimento, sendo que as pesquisas científicas indicam que o aquecimento observado no presente não excede o observado na série histórica.
ii. A negação das mudanças climáticas diminui o incentivo da conservação ambiental e inibe a adoção de práticas sustentáveis.
iii. A negação da realidade pode produzir novas narrativas, que podem camuflar a dimensão do dano ambiental causado pela atividade humana. 
Está CORRETO o que se AFIRMA em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I, II e III.
	
	c. 
I.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I e III.
	Comentário da resposta:
	Como explicitado na Indicação 2: “Os céticos argumentam, entretanto, que o clima da Terra é cíclico, alternando períodos de resfriamento e aquecimento, razão pela qual não se pode atribuir a causa deste último ao aumento do efeito estufa pela ação humana. Mesmo que se admita a existência dessa alternância cíclica, é fato razoavelmente comprovado pelos dados já obtidos por cientistas em todo o mundo que as ações humanas têm acelerado o processo de aquecimento.Como o fenômeno das mudanças climáticas não está, ainda, totalmente esclarecido, é mais sábio obedecer ao princípio da precaução, optando pela conservação de recursos naturais e pela adoção de práticas sustentáveis.” e “Independente do motivo que o faz manifestar-se, o problema maior da negação da realidade é que ela produz novas realidades, muitas vezes danosas à sociedade.”  
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	 “As redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de manter contatos, elas passaram a ser fonte de informação, atração de novos clientes, publicidade, oportunidade e também lazer” (SODRÉ, 2012).  Pensando nisso, analise as assertivas a seguir e identifique se são corretas:
I. No limiar do processo de troca de informações, surge o problema das fake news; aqui são conceituadas como notícias falsas que muitas vezes se disseminam pela internet.
II. É necessário o uso consciente das redes sociais na internet, para que as postagens não gerem problemas pessoais para seus usuários, até porque são grandes os benefícios das redes sociais na internet, entretanto, o bom-senso e a ética precisam ser primordiais no compartilhamento de informações dentro delas.
III. As notícias nas redes sociais se espalham muito rápido e atingem uma imensa gama de receptores, e por conseguinte devem ter por parte de seus usuários a preocupação em nãocompartilhar fake news.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III são corretas.
	Respostas:
	a. 
Somente I é correta.
	
	b. 
Somente II é correta.
	
	c. 
Somente II e III são corretas.
	
	d. 
I, II e III são corretas.
	
	e. 
Somente III é correta.
	Comentário da resposta:
	No limiar do processo de troca de informações, surge o problema das fake news, aqui conceituadas como notícias falsas que muitas vezes se disseminam pela internet. É necessário o uso consciente das redes sociais na internet, para que as postagens não gerem problemas pessoais para seus usuários, até porque são grandes os benefícios das redes sociais na internet, entretanto, o bom-senso e a ética precisam ser primordiais no compartilhamento de informações dentro delas. As notícias nas redes sociais se espalham muito rápido e atingem uma imensa gama de receptores, e por conseguinte devem ter por parte de seus usuários a preocupação em não compartilhar fake news. 
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0 pontos
	
	
	
	Ramos (2020) esclarece que é evidente a importância da democracia e sua conexão direta com as garantias fundamentais de acesso à informação, assim como da liberdade de expressão. Essas garantias constitucionais, livres de censuras, são fundamentais nos debates, pois contribuem para a formação de decisões e consequentes escolhas no âmbito do processo eleitoral, e seu uso consciente é basilar para que se exerça uma democracia genuína. 
Você concorda com o autor?
Pense nisso, analise as alternativas e assinale aquela que está incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A responsabilidade da informação é dos agentes privados. Por essa razão os órgãos públicos não devem interferir nessa situação. Cada um deve responder por seus atos, resolvendo seus desacordos entre si.
	Respostas:
	a. 
Um dos aspectos mais importantes do conceito de fake news implica o nível da confiança dos indivíduos no jornalismo e nas notícias oficiais por parte da população.
	
	b. 
A comunicação na internet pode assumir aspectos teatrais, resultando na criação de perfis falsos nas redes sociais que atuam sem compromisso com a ética e o respeito devido, o que preocupa os usuários.
	
	c. 
A responsabilidade da informação é dos agentes privados. Por essa razão os órgãos públicos não devem interferir nessa situação. Cada um deve responder por seus atos, resolvendo seus desacordos entre si.
	
	d. 
A disseminação da informação é crescente em níveis máximos, e no tocante às informações falsas, tomou proporções exageradas nos últimos tempos.
	
	e. 
Os veículos de comunicação precisam estancar a produção de notícias falsas. As redes sociais e os órgãos envolvidos, públicos ou da iniciativa privada, precisam detectar formas de inibir a propagação dessas notícias em grande escala.
	Comentário da resposta:
	Um dos aspectos mais importantes do conceito de fake news implica o nível da confiança dos indivíduos no jornalismo e nas notícias oficiais por parte da população. A comunicação na internet pode assumir aspectos teatrais, resultando na criação de perfis falsos nas redes sociais que atuam sem compromisso com a ética e o respeito devido, o que preocupa os usuários. A disseminação da informação é crescente em níveis máximos, e no tocante às informações falsas, tomou proporções exageradas nos últimos tempos. Os veículos de comunicação precisam estancar a produção de notícias falsas. As redes sociais e os órgãos envolvidos, públicos ou da iniciativa privada, precisam detectar formas de inibir a propagação dessas notícias em grande escala. De acordo com Schermann (2018), a verdade é responsabilidade de todos nas redes sociais – agentes privados e públicos.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0 pontos
	
	
	
	O processo de comunicação nas redes sociais tem seu lado negativo, pois são tantas informações, tantas novidades o tempo todo, que muitas vezes as pessoas acessam uma rede social por um fim específico e acaba se perdendo em meio a tantas possibilidades que despertaram a atenção. 
Pensando nisso, analise as afirmativas a seguir e identifique se são corretas:
I. Atualmente, ocorre uma evolução muito rápida das redes sociais, e com essa celeridade têm-se as problemáticas, sendo as fake news uma das principais, que se configuram como conteúdo deliberadamente falso, que se passa por uma notícia verdadeira, com o intuito de gerar benefício, seja ele econômico, político ou social, para alguém ou algum grupo.
II. A legislação deve ser elaborada para combater a desinformação, mas sem perder de vista o desafio de respeitar a liberdade de expressão.
III. Os órgãos públicos precisam fiscalizar e punir os responsáveis pelas fake news. E os usuários precisam ter senso crítico para identificar as fake news que chegam até eles e contestá-las. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e III são corretas.
	Respostas:
	a. 
I, II e III são corretas.
	
	b. 
Somente I e II são corretas.
	
	c. 
Somente II é correta.
	
	d. 
Somente I e III são corretas.
	
	e. 
Somente II e III são corretas.
	Comentário da resposta:
	Atualmente, ocorre uma evolução muito rápida das redes sociais, e com essa celeridade têm-se as problemáticas, sendo as fake news uma das principais, que se configuram como conteúdo deliberadamente falso, que se passa por uma notícia verdadeira, com o intuito de gerar benefício, seja ele econômico, político ou social para alguém ou algum grupo. A legislação deve ser elaborada para combater a desinformação, mas sem perder de vista o desafio de respeitar a liberdade de expressão. Os órgãos públicos precisam fiscalizar e punir os responsáveis pelas fake news. E os usuários precisam ter senso crítico para identificar as fake news que chegam até eles e contestá-las.

Mais conteúdos dessa disciplina